sábado, 9 de outubro de 2010

Tiago 4:1-17

          A origem das contendas

  O que está causando as discussões e as lutas entre vocês?Não é porque existem um exército inteiro de maus desejos em vocês?Vocês querem o que não possuem,a tal ponto,que matam para consegui-lo.Desejam os que outros têm,e não podem adquirir,portanto começam a lutar para tomar deles.E contudo a razão pela qual vocês não têm o que desejam é que não pedem à Deus.E mesmo quando pedem,não recebem,porque o objetivo de vocês está todo errado - vocês só querem o que dará prazer à vocês.
  Vocês são semelhantes a uma esposa infiel que ama os inimigos do marido.
  Vocês não percebem que fazer amigos entre os inimigos de Deus - os prazeres pecaminosos desse mundo - torna vocês inimigos de Deus?Eu volto a dizer que se o objetivo de vocês é desfrutar o prazer pecaminosos desse mundo perdido,vocês não podem ser também amigos de Deus.
  Ou que acham vocês que as Escrituras querem dizer quando afirmam que o Espírito Santo,que Deus pôs em nós,vigia sobre nós com terno ciúme?mas Ele nos dá cada vez mais forças para resistir aos maus desejos.Como dizem as Escrituras,Deus dá força ao humilde,mas se opõe ao orgulhoso e arrogante.
  PORTANTO,SUBMETAM-SE HUMILDEMENTE A DEUS.RESISTAM AO DIABO E ELE FUGIRÁ DE VOCÊS.
  E quando vocês se achegarem à Deus,Ele se achegará à vocês.Lavem as suas mãos pecadores,e permitam que os seus corações se encham somente com Deus,a fim de torná-los puros e fiéis a Ele.Haja lágrimas pelas coisas erradas que vocês fizeram.Haja arrependimento e aflição sincera.Haja tristeza em vez de riso,desgosto em vez de alegria.Então quando vocês sentirem a sua indignidade diante do Senhor,Ele levantará e animará e ajudará vocês.

        A malidicência é condenada

  Não se critiquem,nem falem mal uns dos outros,queridos irmãos.Se vocês fizerem isso estarão lutando contra a Lei de Deus que ordena amarem-se uns aos outros,e dizendo que ela está errada.Mas o que vocês têm a fazer não é resolver se esta Lei está certa ou errada,e sim obedecer-lhe.Só aquele que fez a Lei é que pode julgar corretamente entre nós.Só Ele decide salvar-nos ou destruir-nos.Portanto,que direito têm vocês de julgar ou criticar os outros?

  A falibilidade dos projetos humanos

  Prestem atenção quando vocês dizem:
  "Hoje ou amanhã vamos a esta ou aquela cidade,ficaremos lá um ano e exploraremos um negócio lucrativo".Como é que sabem o que vai acontecer amanhã?
  A duração de suas vidas é tão incerta quanto a neblina do amanhecer;agora se vê;mas logo se vai.O QUE VOCÊS DEVEM DIZER É:"SE O SENHOR QUISER,NÓS VIVEREMOS E FAREMOS ISTO OU AQUILO".
  Caso contrário,vocês estarão vangloriando-se dos seus próprios planos,e uma presunção assim,não agrada nunca a Deus.
  LEMBREM-SE TAMBÉM DE QUE,SABER O QUE DEVE SER FEITO E NÃO FAZER,ISSO É PECADO.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deus reina sobre as nações;Deus esta assentado em seu Santo Trono. ( Salmos 47:8)