sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

A cura de um servo de um centurião


Quando Jesus terminou seu sermão voltou para a cidade de Cafarnaum.

Bem naquela ocasião estava doente prestes a morrer um escravo de alto preço pertencente a um capitão do exército romano.Quando o capitão ouviu a respeito de Jesus,mandou alguns ancião judáicos pedirem ao Mestre que fosse curar o escravo dele.Portanto começaram a pedir com insistência a Jesus que fossem com eles e socorresse o homem.

Contaram-lhe que pessoa admirável era o capitão.

"Se alguém merece a sua ajuda é ele",por que gosta dos judeus,e até apagou do seu róprio bolso a construção de uma sinagoga para nós!"

Jesus foi com eles:porém pouco antes de chegar lá,o capitão mandou alguns amigos para dizer:"Senhor,não se incomode em vir à minha casa,porque eu não sou digno de tanta honra,nem de vir ao seu encontro.Fale apenas uma palavra daí mesmo,e o meu criado será curado!

Eu sei,porque estou debaixo das ordens dos meus oficiais superiores,e tenho autoridade sobre os meus homens,só preciso dizer:Vão! e eles vão;ou venham e eles vêem;e ao meu escravo "faça isto ou aquilo" e ele faz(portanto diga apenas:Seja curado!E o meu criado ficará bom outra vez!).

Jesus ficou maravilhado.Voltando-se para a multidão disse:"Nunca encontrei entre todos judeus de Israel um homem de tanta fé!"

E,quando os amigos do capitão voltaram para casa dele,acharam o escravo completamente curado!


A Ressurreição do filho da Viúva de Naum


Não passou muito tempo depois disto e Jesus foi com seus discípulos à aldeia de Naim , sendo acompanhados pela multidão de sempre.Quando Ele se aproximou do portão da aldeia , estava saindo um enterro.O rapaz que havia morrido era único filho de sua mãe viuva , e grande multidão da aldeia estava com ela.

Quando Jesus à viu , o coração dEle encheu-se de compaixão. "Não chore !"

Disse , e indo até o caixão , tocou nele , e os carregadores pararam ."Jovem" , disse ele , "volte a viver novamente".

Então o rapaz sentou se começou a falar com aqueles que estavam ao seu redor! e Jesus o entregou a sua mãe.

Todos ficaram com muito medo, e glorificavam a Deus , dizendo: "Um poderoso profeta levantou-se entre nós" e :''Vimos a mão de Deus agindo hoje''.

A noticia do que Ele havia feito naquele dia dia correu a Judéia de ponta a ponta , e passou até mesmo fronteiras.


João envia mensageiros à Jesus



Os discípulos de João Batista logo souberam de tudo o que Jesus estava fazendo. Quando eles falaram a João à respeito disso , ele mandou dois dos seus discípulos a Jesus para perguntar-lhe :

"O Senhor é realmente o messias , ou devemos continua a esperá-lo ?"

Os dois discípulos encontraram Jesus quando ele estava curando muita gente de diversas doenças , devolvendo a vista aos cegos , e expulsando maus espíritos.

Quando eles fizeram a pergunta, foi esta a resposta de Jesus:"Voltem a João e digam-lhe tudo o que vocês viram e ouviram aqui hoje : os cegos podem ver ! os coxos podem andar ! os leprosos estão curados os surdos podem ouvir ! os mortos voltam a viver ! e os pobres estão ouvindo as Boas Novas! e digam-lhe :"feliz é aquele que não perde a sua fé em Mim ".



Jesus dá testemunho de João


Depois que eles foram embora , Jesus falou a multidão sobre João ." Quem é este homem que vocês sairam para ver no deserto da Judéia ? " perguntou ele. "Um homem fraco como caníço que se agita por qualquer sopro de vento? Vocês encontraram um homem vestido de roupas caras ? Não ! os homens que vivem no luxo ficam nos palácios , não no deserto .

Mas vocês encontraram um profeta ?

Sim ! e mais do que um profeta . É a Ele que as escrituras se referem quando dizem :" Vejam ! eu estou mandando um mensageiro adiante do Senhor , para preparar o seu caminho . Em toda a humanidade não há maior do que João. Mas o menor cidadão do Reino de Deus é maior do que ele ".

E todos os que ouviam João pregar - até os piores homens entre eles - reconheciam a justiça de Deus e eram batizados por João.Todos , isto é , menos os farizeus e os mestres da lei de Moises .

Estes rejeitavam o plano de Deus para eles e não queriam o batismo de João.

"Que posso eu dizer a respeito de tais homens ? " perguntou Jesus. "Com quem são parecidos ? são como um grupo de crianças que reclamam com seus amigos : vocês não gostam quando tocamos musica alegre , e também não gostam quando tocamos musica de enterro".

Pois João Batista costumava ficar sem comer e nunca tomou em toda a sua vida nenhuma gota de bebida forte , e vocês disseram : "Esse deve estar louco !"

Porém eu como e bebo vinho;então vocês dizem : "Que comilão é Jesus ! e Ele bebe vinho também ! e anda com a pior espécie de amigos ! porém eu sei que vocês sempre pretendem justificar suas contradições.


A pecadora que ungiu os pés de Jesus


Um dos fariseus pediua Jesus que fosse almoçar em sua casa , e Jesus aceitou o seu convite. Quando eles se acomodaram para comer , uma mulher da rua - uma prostituta - soube que ele estava lá e trouxe um delicado vidro de perfume caro. Entrando , ela se ajoelhou atrás dEle , chorando , até que os pés dele ficaram molhados com as lágrimas dela.

Depois ela os enxugou com os cabelos , e os beijou , derramando o perfume sobre eles.

Quando o dono da casa que era farizeu , viu o que estava acontecendo e quem era a mulher disse consigo mesmo : "Isto prova que Jesus não é profeta nenhum , porque se Deus realmente o tivesse mandado ele saberia que espécie de mulher é esta!"

Então Jesus falou e respondeu aos pensamentos dele . " Simão , disse ele ao farizeu , "eu tenho algo para dizer-lhe".

"Pois não, Mestre" , respondeu Simão , "diga".

Então Jesus contou-lhe esta história :

"Um homem emprestou dinheiro a duas pessoas - quinhentas moedas a uma e cinquenta a outra . Porém nenhuma das duas podia pagar-lhe , então ele generosamente perdoou a ambas , deixando-as ficar com o dinheiro! qual você pensa que o amava mais depois disto ?"

"Eu acho que aquela pessoa que lhe devia mais " respondeu Simão .

"Certo" , concordou Jesus.

Então ele voltou para a mulher e disse a Simão :"Olhe ! veja esta mulher ajoelhada aqui ! quando eu entrei a sua casa , você não se deu ao trabalho de me oferecer uma água para lavar a poeira dos pés , porém ela os lavou com as suas lágrimas e os enxugou com os cabelos! você deixou de me dar o costumeiro beijo de saudação porém ela beijou os meus pés diversas vezes desde a hora em que eu entrei aqui. Você se esqueceu da cortesia comum de colocar óleo na minha cabeça , porém me cobriu os pés com um perfume raro . Portanto , os pecados dela - que são muitos - estão perdoados , pois ela me amou muito ; mas aquele a quem pouco é perdoado , mostra pouco amor ".

Ele disse a mulher :"os seus pecados estão perdoados".

Então os homens que estavam À mesa disseram consigo mesmo :" quem esse homem pensa que é , andando por ai à perdoar pecados ? ".

E Jesus disse a mulher : "a sua fé salvou você ; vá em paz ".

Lucas 7 :1-50

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deus reina sobre as nações;Deus esta assentado em seu Santo Trono. ( Salmos 47:8)