sexta-feira, 29 de outubro de 2010

2 Timóteo 2:1-26

          Prefácio e saudação

  Timóteo meu filho,torne-se valoroso com a força que Cristo Jesus lhe dá.Pois vocês devem ensinar aos outros essas coisa que você e muitos outros me ouviram falar.Ensine estas grandes verdades a homens de confiança que,por seu turno,as transmitirão à outros.

             Ação de graças

  Receba a sua porção de sofrimento como um bom soldado de Jesus Cristo,como eu faço.E como soldado de Cristo,não se deixe prender´pelos negócios desse mundo,porque você assim,não pode satisfazer aquele que o alistou em seu exército.Siga as determinações do Senhor para a sua obra,como um atleta que,ou obedece aos regulamentos,ou é desclassificado e não recebe premio nenhum.

A prática do zelo,da firmeza e da fidelidade

  Trabalhe arduamente,como um lavrador que consegue boa paga se levantar uma grande colheita.Pense bem nestas três ilustrações,e que o Senhor o ajude a entender de que forma elas se aplicam à você.
  Não se esqueça nunca do fato maravilhoso de que Jesus Cristo foi um homem,nascido na família do Rei Davi;e que também era Deus como foi demonstrado pelo fato de que Ele se levantou novamente dentre os mortos.É porque tenho pregado estas grandes verdades é que estou em aperto aqui,e fui posto na prisão como um criminoso.Mas a palavra de Deus não está em cadeias,embora eu esteja.Estou muito disposto a sofrer,se isto trouxer salvação e glória eterna em Cristo Jesus para aqueles que Deus escolheu.
  ESTOU CONFORTADO PELA VERDADE DE QUE,QUANDO SOFREMOS E MORREMOS POR CRISTO,ISTO APENAS QUER DIZER,QUE COMEÇAMOS A VIVER COM ELE NO CÉU.E SE PENSAMOS QUE O NOSSO ATUAL SERVIÇO À ELE É DURO,LEMBRE-SE APENAS QUE ALGUM DIA IREMOS NOS SENTAR COM ELE E GOVERNAR COM ELE.ENTRETANTO,SE DESISTIRMOS QUANDO SOFREMOS,E NOS VOLTARMOS CONTRA CRISTO,ENTÃO ELE TEM DE VOLTAR-SE CONTRA NÓS.MESMO QUANDO ESTIVERMOS FRACOS DEMAIS E NÃO RESTAR NENHUMA FÉ,ELE CONTINUA FIEL PARA CONOSCO E NOS AJUDARÁ,POIS NÃO PODE REPUDIAR -NOS,PORQUE SOMOS PARTE DELE MESMO.E ELE SEMPRE CUMPRIRÁ AS SUAS PROMESSAS À NÓS.
  Lembre estes grandes fatos ao seu povo,ordenando-lhes em nome do Senhor que não discutam a respeito de coisas sem importância.Essas discussões são inúteis e só causam confusão,e até mesmo prejuízo.

  A situação do apóstolo Paulo preso
        e o procedimento de alguns
             de seus colaboradores

  Trabalhe arduamente para que Deus possa dizer-lhe:"Muito bem".Seja um bom obreiro,um obreiro que não precisa ficar envergonhado quando Deus examina o seu trabalho.Saiba o que a sua palavra diz e o que ela significa.
  Evite as discussões tolas que levam as pessoas ao pecado e ao ódio mútuo.Serão ditas coisas que queimarão e doerão por muito tempo ainda.Himeneu e Fileto,com seu amor às discussões,são homens assim.Deixaram o caminho da verdade,pregando a mentira de que a ressurreição dos mortos já aconteceu;enfraqueceram a fé de alguns que creram neles.
  Entretanto,a verdade de Deus continua firme como uma grande rocha e nada a poderá abalar.Ela é o alicerce sobre o qual estão escritas estas palavras:"O SENHOR CONHECE AQUELES QUE REALMENTE SÃO DELE "e"ALGUÉM QUE SE CHAMA CRISTÃO NÃO DEVE FAZER COISAS ERRADAS!"
  Em algumas casas abastadas há vasilhas feitas de ouro e de prata,bem como algumas feitas de madeira e de barro.As vasilhas caras são usadas para os hóspedes,e as vasilhas baratas são usadas na cozinha ou para pôr o lixo.SE VOCÊ FICAR AFASTADO DO PECADO,SERÁ COMO UMA DESSAS VASILHAS FEITAS DO MAIS PURO OURO - O MELHOR DA CASA - DE MODO QUE O PRÓPRIO CRISTO PODERÁ USÁ-LO PARA SEUS MAIS ALTOS PROPÓSITOS.
  Fuja de qualquer coisa que lhe provoque os pensamentos malignos que os rapazes muitas vezes têm,mas aproxime-se de qualquer coisa que o leve a fazer o bem.Tenha fé e amor,e sinta prazer na companhia daqueles que amam ao Senhor e tem o coração puro.
  Eu digo novamente:não se deixe envolver em discussões tolas,que só perturbam as pessoas e as deixam irritadas.O povo de Deus não deve ser turbulento,devem ser amáveis,e mestres pacientes daqueles que estão errados.Procure se humilde quando estiver procurando ensinar aqueles que estão confusos a respeito da verdade.Porque se você lhes falar com brandura e mansidão,é mais provável que eles com a ajuda de Deus,abandonem as suas ideias e creiam no que é verdadeiro.
  Então eles cairão em si e escaparão da armadilha da escravidão ao pecado,com que Satanás utiliza para apanhá-los sempre que ele quer,e então poderão começar a fazer a vontade de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deus reina sobre as nações;Deus esta assentado em seu Santo Trono. ( Salmos 47:8)