terça-feira, 26 de outubro de 2010

Romanos 8:1-17

           Nenhuma condenação.
             O pendor do Espírito

  Portanto,não há nenhuma condenação aguardando aos que pertencem a Cristo Jesus.Portanto,o pendor do Espírito doador da vida - e eu recebo este poder por meio de Cristo Jesus - livrou-me do círculo vicioso do pecado e da morte.Não estamos a salvo das garras do pecado só pelo fato de conhecermos os mandamentos de Deus,pois não podemos guardá-los e não os guardamos,mas Deus pôs em ação um plano diferente afim de nos salvar.Enviou o seu próprio filho em corpo humano como o nosso- com a exceção de que o nosso é pecador - e destruiu o controle do pecado sobre nós,dando-Se a Si mesmo como sacrifício pelos nossos pecados.
  Assim,agora podemos obedecer as leis divinas se seguirmos o Espírito Santo e não mais obedecermos a velha natureza pecaminosa que está dentro de nós.
  AQUELES QUE SE DEIXAM CONTROLAR POR SUA NATUREZA INFERIOR VIVEM TÃO SOMENTE PARA AGRADAR A SI PRÓPRIOS;MAS AQUELES QUE SEGUEM O ESPÍRITO SANTO,CONSTATAM QUE FAZEM AS COISAS QUE AGRADAM A DEUS.
  Seguir o Espírito Santo conduz à vida e à paz,mas seguir a velha natureza pecaminosa leva à morte,porque a velha natureza pecaminosa dentro de nós está contra Deus.Ela nunca obedeceu as leis divinas e nunca o fará.É POR ESSA RAZÃO QUE NUNCA PODEM AGRADAR A DEUS AQUELES QUE AINDA ESTÃO SOB CONTROLE DE SUA PRÓPRIA NATUREZA PECAMINOSA,INCLINADOS A SEGUIR SEUS ANTIGOS DESIGNÍOS MALIGNOS.
  Vocês,porém,não são assim.Vocês são controlados pela nova natureza,se tiverem o Espírito Santo morando em vocês.(E lembrem-se de que alguém não tiver o Espírito Santo morando em si mesmo,esse não é de Cristo de modo nenhum.)Mesmo que Cristo viva dentro de vocês,seus corpos morrerão por causa do pecado;no entanto,o espírito viverá,pois Cristo o perdoou.E se o Espírito de Deus que levantou a Jesus dentre os mortos,vive em vocês.Ele fará com que seus corpos mortais vivam de novo depois da morte,por meio deste mesmo Espírito Santo que vive em vocês.

             Filhos e herdeiros

  Portanto,queridos irmãos,vocês não tem,para com a velha natureza pecaminosa,qualquer obrigação de fazer o que ela lhes pede.Pois se vocês continuarem a segui-la estarão perdidos e perecerão,mas se a destruírem,juntamente com as suas más obras,através do poder do Espírito Santo,vocês viverão.TODOS QUANTOS SÃO DIRIGIDOS PELO ESPÍRITO DE DEUS,SÃO FILHOS DE DEUS.
  E assim,não devemos ser como escravos medrosos e servis,mas devemos nos comportar como verdadeiros filhos de Deus,adotados no seio da sua família,chamando-O de "Pai,Pai".O ESPÍRITO SANTO FALA NO ÍNTIMO DE NOSSOS CORAÇÕES,DIZENDO-NOS QUE SOMOS REALMENTE FILHOS DE DEUS.
  E se somos os seus filhos então participaremos dos seus tesouros - pois tudo quanto Deus dá ao seu Filho Jesus agora é nosso também.
  Mas se vamos participar da sua glória,precisamos participar também do seu sofrimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deus reina sobre as nações;Deus esta assentado em seu Santo Trono. ( Salmos 47:8)