segunda-feira, 4 de outubro de 2010

João 11:1-46

                     A ressurreição de Lázaro

  Lembra-se de Maria aquela que derramou perfume caro nos pés de Jesus,e depois enxugou com os cabelos?Bem,estava doente o irmão dela,Lázaro,que morava em Betania com Maria,e sua irmã Marta.Por isso as duas mandaram um recado à Jesus dizendo:
  "Senhor,o seu amigo intimo está doente,e bem doente mesmo."
  Mas quando Jesus ouviu isso,disse:
  "O propósito da doença dele não é a morte,mas sim a glória de Deus.Eu.o filho de Deus.serei glorificado neste caso".
  Embora Jesus gostasse muito de Marta,Maria e Lázaro,ainda ficou onde estava os dois dias seguintes,depois de receber a noticia da doença,só depois disto disse aos discípulos:"Vamos para a Judeia!"
  Porém os discípulos não queriam.
  "Mestre",disseram,"apenas uns dias atrás,os lideres judaicos da Judeia estavam tentando matar o Senhor.Como quer voltar lá?"
  Jesus respondeu:"Há doze horas de luz do sol todos os dias,e durante cada hora do dia,um homem pode andar com segurança sem tropeçar.Só a noite que há perigo de tropeçar,por causa da escuridão".Depois Ele disse:"Lázaro adormeceu,mas agora Eu vou lá para despertá-lo!"
  Pensando que Jesus queria dizer que Lázaro estava tendo uma boa noite de repouso,os discípulo falaram:"Isto quer dizer que ele está melhorando!"Mas Jesus sabia que Lázaro havia morrido.
  Então Ele disse-lhes claramente:
  "Lázaro está morto.E por causa de vocês,alegro-ME de que Eu não estivesse lá,porque por isto,vai dar mais oportunidade de vocês crerem em Mim.Venham,vamos até lá!"
  Tomé,apelidado o" Gêmeo"disse aos discípulos aos seus colegas:"Vamos até também e morramos com ele!"
  Quando eles chegaram em Betania disseram-lhe que Lázaro já estava no túmulo há quatro dias.Betania ficava apenas há uns três quilometros de distancia de Jerusalém.E muitos dos lideres judaicos tinham vindo apresentar seus pêsames e consolar Marta e Maria pela perda que haviam sofrido.Quando Marta recebeu a noticia de que Jesus estava chegando,foi ao encontro dEle,porém Maria ficou sentada em casa.
  Marta disse à Jesus:"Se o Senhor estivesse aqui meu irmão não teria morrido.Porém,não é tarde de mais ,pois eu sei que Deus fará meu irmão voltar à vida,se tão somente o Senhor pedir à Ele!"
  Jesus disse:"O seu irmão voltará a viver!"
  "Sim,disse Marta,quando todo o mundo voltar a viver no dia da ressurreição."
  Jesus disse:"Sou Eu quem levanta os mortos e dá à eles uma nova vida.Todo aquele que crê em Mim,mesmo que morra como qualquer outro,viverá novamente.Porque tem a vida eterna por crer em Mim,e nunca morrerá.Você crê nisso Marta?"
  "Sim,Mestre!"Disse ela:"Eu creio que o Senhor é o Messias,o Filho de Deus,aquele que há tempos estamos esperando".
  Nisto ela deixou Jesus,e voltou à Maria,e chamando a irmã separadamente,disse:"Ele está aqui,e quer falar com você".
  Então Maria levantou-se imediatamente e foi aonde Ele estava.
  Ora,Jesus tinha ficado fora da aldeia,no lugar em que Marta havia se encontrado com Ele.Quando os judeus que estavam na casa,viram que ela saiu depressa pensaram que ela tinha ido ao túmulo de Lázaro para chorar;por isso foram atrás.
  Ao chegar onde Jesus estava,ela caiu aos pés dEle dizendo:"Se o Senhor estivesse aqui,meu irmão ainda estaria vivo".
  Quando Jesus viu Maria chorar e os judeus também,ficou muito perturbado.
  "Onde é que ele está sepultado?"Perguntou.
  Eles dissera:"Venha ver".As lágrimas vieram aos olhos de Jesus.
  "Eles eram amigos íntimos" disseram os judeus."Vejam como gostava dele!"
  Mas alguns diziam:"Este individuo curou um cego - porque não pôde impedir Lázaro de morrer?"E outra vez Jesus ficou muito comovido.Nisso chegaram ao túmulo.Era uma gruta com uma pedra pesada fechando a entrada.
 "Rolem a pedra para um lado" disse Jesus
  Porém,Marta,irmão do morto,falou:
  "Mas o mau cheiro está terrível,porque ele está morto há quatro dias".
  EU JÁ NÃO DISSE,QUE SE CRER,VOCÊ VERÁ UM MARAVILHOSO MILAGRE DE DEUS?
  Respondeu Jesus.
  Rolaram então a pedra para um lado.
  Foi quando Jesus levantou os olhos ao céu e disse:"Pai,graças dou ao Senhor porque me ouviu.Eu sei que o Senhor sempre me ouve,mas disse isto por causa dessas pessoas que se encontram aqui,para que creiam que o Senhor me enviou".
  Então Jesus gritou bem alto:
 "Lázaro,venha para fora!"
  E Lázaro veio - preso com faixas e com o rosto envolto num pedaço de pano.
  Jesus disse:"Desamarrem as faixas e deixem que vá embora!"
  Assim muitos dos judeus que estavam com Maria viram isto acontecer,finalmente creram nEle.Porém alguns saíram,foram aos fariseus e contaram aquilo.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deus reina sobre as nações;Deus esta assentado em seu Santo Trono. ( Salmos 47:8)