terça-feira, 12 de outubro de 2010

Hebreus 9:1-10

 Os ritos,ofertas e sacrifícios mosaicos
         eram imperfeitos e ineficazes

  Ora,naquele primeiro acordo entre Deus e o seu povo havia normas para adoração e havia uma tenda sagrada aqui na terra.Dentro deste lugar de adoração havia dois compartimentos.
  O primeiro continha o castiçal de ouro e uma mesa com os pães sagrados em cima.
  Essa parte da tenda chamava-se o lugar santo.Depois havia uma cortina,e atrás da cortina,um compartimento chamado o Santo dos Santos.Nesse compartimento havia o altar do incenso,todo de ouro,e um caixão de ouro chamado a arca da aliança,inteiramente coberto de ouro puro por todos os lados.Dentro da arca havia as tábuas de pedra com os Dez Mandamentos escritos,um jarro de ouro com um pouco de maná e a vara de Arão que floresceu.Em cima da arca de ouro havia estátuas de anjos chamados querubins - as sentinelas da glória de Deus - com as suas asas estendidas por cima da cobertura de ouro da arca,chamada o propiciatório.Mas,basta destes pormenores.
  Bem quando tudo estava pronto,os sacerdotes entravam e saiam do primeiro compartimento todas as vezes que queriam,fazendo o seu trabalho.Mas somente o supremo sacerdote entrava naquele compartimento mais interno,e apenas uma vez por ano,completamente só,e sempre levando o sangue que ele salpicava sobre o propiciatório,como uma oferta à Deus para cobrir seus próprios erros e pecados,os erros e pecados de todo o povo.
  E o Espírito Santo utiliza tudo isso para nos ,mostrar,que sob o sistema antigo,o povo comum não podia entrar no Santo dos Santos,enquanto ainda estivesse em uso o primeiro compartimento e o antigo sistema que ele representava.
  Isso tem um ensinamento importante para nós hoje em dia.Porque se no sistema antigo,ofereciam-se dádivas e sacrifícios,porem,estes não conseguiam purificar o coração do povo que os  oferecia.
  Pois o sistema antigo tratava-se somente de certas cerimonias:que alimento,comer e beber,regulamentos sobre a maneira de eles se lavarem,e regulamentos sobre isto e sobre aquilo.O povo tinha de guardar estes regulamentos que os ajudariam a sustentar a situação até que Cristo viesse com um novo e melhor caminho da parte de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deus reina sobre as nações;Deus esta assentado em seu Santo Trono. ( Salmos 47:8)