terça-feira, 31 de agosto de 2010

Êxodo 3:1-22


Deus fala com Moisés do meio

da sarça ardente


Moisés estava apascentando o rebanho do seu sogro Reuel,também chamado Jetro,sacerdote de Midiã.Nesse serviço levou o rebanho para o lado leste do deserto,e chegou perto de Horebe,o Monte de Deus.De repente,apareceu o anjo do Senhor no meio de uma pequena árvore que estava pegando fogo.

Moisés olhou para lá e viu que a moita de sarça estava em chamas,mas o fogo não queimava a planta!"Vou lá ver de perto essa coisa espantosa!"disse Moisés."O fogo não queima aquela moita!"Mas,quando ia indo para lá,o Senhor,chamou Moisés pelo nome:

"Moisés!Moisés!"

"Eis-me aqui!respondeu Moisés.

"Não chegue aqui perto,"disse Deus."Tire os sapatos,pois você está pisando em terra santa.Eu sou o Deus de seus pais.Sou o Deus de Abraão,de Isaque e de Jacó."Moisés cobriu o rosto com as mãos,com medo de olhar para Deus.

"Vi,as terríveis aflições do meu povo no Egito",disse Deus."E ouvi o meu povo clamando por liberdade,por causa dos duros mestres de obras que o maltratam.Conheço bem o sofrimento do meu povo!Vim aqui para libertar os israelitas das garras dos egipcíos.E vou levar o meu povo do Egito para uma terra grande e boa - terra que é fonte de leite e mel.É o território onde vivem os cananeus,os heteus,os amorreus,os ferezeus,os haveus e os jebuseus.Sim,porque os gritos de dor do povo de Israel chegaram aos meus ouvidos.E bem sei como os egipcíos perseguem os hebreus!"Agora vou mandar você à Faraó,para tirar o meu povo do Egito."

"Mas não sou a pessoa certa para um trabalho como esse!"disse Moisés.

"Eu estarei com você!"disse Deus.

"E a prova de que está sendo enviado por mim é esta:Quando você sair com os israelitas do Egito,virão dar culto à Mim neste Monte."

Disse Moisés:"Suponhamos que eu vá falar com o povo de Israel que diga:

'O Deus de meus pais me mandou falar com vocês',se eles me perguntarem:"Que Deus é esse?Qual é o nome dele?"O que é que eu digo?'

Disse Deus:"Eu Sou o que Sou,quer dizer que nenhum nome é grande demais para Mim.Você pode simplesmente dizer à eles."Eu Sou me mandou aqui!Sim,diga que o Senhor - o Deus de seus pais,o Deus de Abraão,de Isaque e de Jacó - mandou você à eles.Este é o meu nome eterno,nome pelo qual serei chamado através de todas as gerações.

"Agora vá" - continuou Deus.

"Reúna os lideres de Israel e conte à eles o que aconteceu.Diga,o Senhor Deus de seus pais - o Deus de Abraão,de Isaque e de Jacó - me apareceu!Ele me disse:

"Visitei o meu povo e vi o que está acontecendo com ele no Egito.Prometi que haveria de levar o meu povo para o território onde vivem os cananeus,os heteus,os amorreus,os ferezeus,os haveus e os jebuseus.Aquela terra é uma fonte de leite e mel."Os lideres de Israel aceitarão a sua palavra.Depois eles terão de ir junto com você à presença do rei do Egito.Você dirá à Faraó:'O Senhor,o Deus dos hebreus,se encontrou conosco.

Agora queremos licença para ir ao deserto para oferecer sacrifício à Deus.Queremos ir a uma distância de três dias de viagem".

Bem sei que o rei do Egito não deixará que saiam,a não ser que sofram uma pressão muito forte.Eu mesmo farei esta pressão!Vou destruir o Egito com os meus milagres,só depois o rei acabará cedendo.Quando acontecer isso,vou fazer com que os egipcíos,fiquem gostando dos israelitas e lhes dêem muitos presentes.Assim,vocês não vão sair de mãos vazias.Cada mulher israelita pedirá jóias,prata,ouro e as melhores roupas do patrão egípcio e às vizinhas.

Vocês vestirão e enfeitarão os seus filhos e as suas filhas com as melhores coisas do Egito."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deus reina sobre as nações;Deus esta assentado em seu Santo Trono. ( Salmos 47:8)