quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Salomão fala ao povo


Foi esta a oração que Salomão fez naquele dia:
"O Senhor disse que moraria numa nuvem escura ,
mas eu fiz um templo para o Senhor ;ele será a sua morada para sempre!"
Então Salomão se virou para congregação do povo e todos estavam em pé , a fim de receberem a sua bênção ,que dizia assim :
"Bendito seja o Senhor Deus de Israel - o Deus que falou pessoalmente ao meu pai Davi , e que agora cumpriu a promessa feita a ele.Pois Ele disse ao meu pai:
"Nunca antes, desde que tirei meu povo do Egito, escolhi uma cidade em nenhum lugar em Israel como o local do meu templo , onde meu nome será glorificado:E nunca antes escolhi um rei para meu povo Israel.Mas agora escolhi Jerusalém como minha cidade , e Davi como rei do meu povo."
"Meu pai Davi quis construi este templo, mas o Senhor disse que não.Era bom ter este desejo, o Senhor disse a ele ,porém não seria ele quem iria contruir o templo:Seu filho foi escolhido para esta tarefa .E agora o Senhor fez o que havia prometido , pois eu me tornei rei em lugar de meu pai.Construi o templo ao Nome do Senhor Deus de Israel,e coloquei a arca no templo.E na arca está a aliança feita entre o Senhor e o seu povo Israel".

Salomão ora a Deus


Enquanto falava ,Salomão estava em pé diante da congregação do povo ,num palco que havia no centro do pátio exterior ,em frente do altar do Senhor.O palco era feito de bronze e media 2,30metros de largura , e 1,40metros de altura.Agora ,enquanto o povo olhava , ele se ajoelhou e levantou os braços para o céu , e fez esta oração:
"Ô Senhor Deus de Israel ,não há Deus igual nos céus e na terra. O Senhor é Deus que guarda as boas promessas feitas à todo que obedecem e estão ansiosos por fazer a sua vontade .O Senhor cumpriu a promessa feita ao seu servo Davi , meu pai , como hoje se pode ver.
E agora , ô Deus de Israel , cumpra outra promessa feita a ele de que "seus filhos sempre reinarão sobre Israel , se eles obedecerem às minhas Leis como você tem obedecido". Sim , ô Senhor Deus de Israel ,por favor , cumpra também esta promessa feita ao seu servo Davi.Mas , na verdade moraria Deus na terra com os homens? Pois se mesmo o céu e o céu dos céus são pequenos demais para Ele - muito menor é este templo que eu construí !
"Quanto desejo que o Senhor escute as minhas orações.Ô Deus ! Escute a oração que faço neste momento! Olhe aqui para baixo , com favor , dia e noite sobre este templo - sobre este lugar onde o Senhor disse que colocaria o seu nome. Que sempre escute e responda às orações que eu fizer ao Senhor quando voltar o meu rosto para este lugar.Escute as minhas orações e as orações do seu povo Israel , quando o povo orar voltado a este templo; Sim,escute desde o céu, e quando nos escutar , perdoe.
"Sempre que alguém cometer um crime , e tiver de jurar inocência diante deste altar , então escute desde o céu ,e castigue esse individuo , se ele estiver mentindo , ou então declare que ele é inocente .
" Se o seu povo Israel for derrotado diante dos seus inimigos por haver pecado contra o Senhor e a si mesmo se chamarem de seu povo , e orarem ao Senhor neste templo , então escute o seu povo desde os céus e perdoe os pecados deles e devolva a eles esta terra que o Senhor deu aos pais deles.
"Quando os céus se fecharem e não houver chuva por causa de nossos pecados e então orarmos voltados para este templo e clamarmos ao Senhor como nosso Deus , e nos arrependermos dos nossos pecados porque o Senhor nos castigou , então escute desde os céus e perdoe ,ensinando este povo o que é direito fazer .Envie chuva sobre esta terra que o Senhor deu ao seu povo como propriedade dele.
"Se houver fome na terra, ou pestes ; se a colheita se perder porque deu praga os gafanhotos e lagartas atacarem , ou se os inimigos do seu povo , estiverem na terra cercando nossas cidades - qualquer que seja a praga ou enfermidade - escute a oração de cada pessoa quando se tratar de suas próprias tristezas ,assim como todas as orações feitas em publico neste templo.Escute desde os céus onde mora ; e perdoe , dando a cada um aquilo que merece , pois o Senhor conhece o coração de todos os homens .então eles vão respeitar ao Senhor para sempre, e andarão nos seus caminhos todos os dias que viverem na terra que o Senhor deu aos nossos pais .
" E quando os estrangeiros que não pertencem ao seu povo ouvirem falar do seu poder ,e vierem de terras distantes para adorar seu grande Nome , e orarem voltados para este templo , escute-os , desde o céu onde mora , e faça o que eles pedem . Então os povos da terra ouvirão falar do Seu nome e terão respeito ao Senhor o mesmo de seu povo Israel.E eles também vão saber que este templo que eu construi é seu de verdade .
" Se o seu povo sair por sua ordem para combater os inimigos , e orar voltado para esta cidade de Jerusalém que o Senhor escolheu , e para este templo que construi ao seu Nome , então escute desde os céus a oração do seu povo e faça com que eles tenham sucesso.
" Se eles pecarem contra o Senhor (e não há homem que não peque)e o Senhor ficar zangado com eles , e deixar que os inimigos deles os derrotem , e os levem embora como escravos para alguma nação estrangeira perto ou longe , e se nessa terra estranha eles se voltarem outra vez para o Senhor, com o rosto voltado para esta terra que o Senhor deu aos seus pais ,e para esta cidade e este seu templo que contrui , e de todo coração pedirem que o Senhor os perdoem , então escute desde o céu onde mora , e ajude e perdoe o seu povo que pecou contra o Senhor.
"Sim , ô meu Deus , abra bem os seus olhos e os seus ouvidos a todas as oraçõe que forem feita ao Senhor neste lugar .
E agora , ô Senhor Deus , levante-se e entre neste seu lugar de descanso onde foi colocada a arca da sua força .Que os seus sacerdotes ,ô Senhor Deus , estejam vestidos de salvação ,e que seus santos se alegrem nos atos de bondade .Ô Senhor Deus , não me rejeite - não vire o seu rosto de mim , o seu escolhido .Ôh, lembre-se do seu amor a Davi e da sua grande bondade para com ele ".
2Crônicas 6:1-42

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deus reina sobre as nações;Deus esta assentado em seu Santo Trono. ( Salmos 47:8)