terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Jesus atravessa o Jordão


Então Jesus deixou Cafarnaum e seguiu em direção ao Sul , para as fronteiras da Judéia e a região Oriental do Rio Jordão , como sempre , lá estavam as multidões ; E como de costume , Ele as ensinava.


A questão do Divórcio


Alguns Fariseus vieram e lhe perguntaram: " O Senhor permite o divórcio ? "

Naturalmente eles estavam tentando apanhá-lo numa armadilha.

"Que disse Moisés sobre o divórcio? "

Perguntou-lhes Jesus.

"Ele disse que estava certo?", responderam."Disse que tudo que um homem precisa fazer é mandar a esposa embora e entregar-lhe um documento escrito.

"E por que lhe disse isso?" perguntou Jesus."Eu vou lhes dizer por que - Era uma tolerância à maldade do coração endurecido de vocês.Mas desde o principio Deus fez o homem e a mulher para se unirem permanentemente no casamento;Portanto o homem deve deixar o pai e a mãe , e ele e a esposa estarão unidos de tal maneira que não são mais dois , porém uma pessoa só.E nenhum homem pode separar o que Deus uniu".

Mais tarde quando Ele estava sozinho com os discípulos em casa, o assunto surgiu outra vez.

E Ele disse-lhes :"Quando um homem se divorcia da esposa para casar-se com outra ,comete adultério contra ela.E se a esposa se divorciar do marido e se casar ,ela também comete adultério".


Jesus abençoa as crianças


Uma vez quando algumas mães estavam trazendo suas crianças para que Jesus as abençoasse, os discípulos as afugentavam , dizendo-lhes que não O incomodassem.

Mas quando Jesus viu o que estava acontecendo ficou muito aborrecido com os discípulos e lhes disse : "Deixem as crianças virem a Mim ,porque o Reino de Deus pertence àqueles que são como crianças.Não as mandem embora! Embora eu lhes digo que verdadeiramente todo aquele que se recusar à vir a Deus como uma criancinha, nunca lhe será permitido entrar no seu Reino".

Então Ele tomou as crianças nos braços, pôs as mãos na cabeças delas e as abençoou.


O jovem rico


Quando ele estava pondo-se a caminho para uma viajem, veio um homem correndo a Ele ,ajoelhou-se e perguntou:

"Bom Mestre,que devo eu fazer para receber a vida eterna?"

"Por que você Me chama de bom?"

Perguntou Jesus."Só Deus é verdadeiramente bom! Mas quando à sua pergunta - você conhece os mandamentos:não mate, não cometa adultério, não roube, não minta , não engane ,respeite seu pai e sua mãe".

"Mestre", respondeu o homem,"não quebrei nenhuma dessas leis , desde a minha mocidade".

Jesus ,ao contemplá-lo , falou-lhe com amor :"Falta-lhe só uma coisa:vá vender tudo o que você tem;dê o dinheiro aos pobres e você terá um tesouro no céu - então venha seguir-Me".

Mas o homem contrariado , foi-se embora , triste ,porque era muito rico.


O perigo das riquezas


Jesus olhando ao redor , disse aos seus discípulos :"É quase impossível um rico entrar no Reino de Deus!"

Isto os deixou espantados.Por isso Jesus disse outra vez: "Meus queridos filhos , como é dificil para aqueles que confiam nas suas riquezas entrar no Reino de Deus!É mais fácil um camelo passar pelo fundo de uma agulha do que um homem rico entrar no Reino de Deus".

Os discípulos estranharam muito mesmo! "Então quem neste mundo pode ser salvo?" perguntaram.

Jesus olhou atentamente para eles e disse :"Para os homem é impossível.Mas para Deus , tudo é possível".

Então Pedro começou a mencionar tudo o que ele e os outros discípulos haviam deixado para trás."Nós abandonamos tudo para segui-lo", disse ele.

E Jesus respondeu:"Eu quero garantir-lhes que ninguém jamais abandonou qualquer coisa - lar , irmãos , irmãs , mãe ,pai , filhos ou propriedade - por amor de Mim , para contar aos outros a Boa Nova que não receba de volta,cem vezes mais ,lares , irmãos , irmãs , mães , pais , filhos e terras - com perseguições!

Tudo isso será dele aqui na terra, e no mundo futuro terá a vida eterna.Mas muitas pessoas que parecem ser importantes agora , naquela ocasião serão as menos importantes ;e muitos que são considerados os menores aqui , serão os maiores lá."


Jesus ainda outra vez prediz a sua morte

e ressurreição


Por este tempo eles caminhavam para Jerusalém , e Jesus ia caminhando a diante ;enquanto os discípulos O estavam seguindo , ficaram cheios de medos e apreensão.

Jesus levou-os a um lado e mais uma vez começou a descrever tudo o que estava para acontecer à Ele quando chegassem a Jerusalém.

"Quando chegar-mos lá", disse Ele , Eu , o Messias ,serei preso e levado à presença dos sacerdotes principais , e dos líderes judaicos ,que Me condenarão à morte e Me entregarão aos romanos para ser morto.Eles zombarão de Mim ,cuspirão em Mim ,Me açoitarão com os seus chicotes e Me matarão ;

Mas depois de três dias Eu voltarei a viver novamente".


O pedido de Tiago e João


Depois Tiago e João , os filhos de Zebedeu , vieram e falaram com Ele em voz baixa:"Mestre", disseram ,"nós queremos que nos faça um favor".

" Qual é ?" perguntou Ele.

"Queremos sentar-nos nos tronos próximos ao seu no no seu Reino" , disseram eles , " Um à sua direita e outro à sua esquerda!"

Mas Jesus respondeu : " Vocês não sabem o que estão pedindo ! Vocês são capazes de beber do cálice amargo de tristeza do qual Eu devo beber ? Ou ser batizado como o batismo de sofrimento como o qual eu devo ser batizado ?"

" Claro que sim " , disseram , " Somos ! "

E Jesus disse: " Vocês realmente beberão do meu cálice e serão batizados com o meu batismo , mas quanto à sentar-se a minha direita ou a minha esquerda não cabe a Mim resolver ; isso já está preparado".

Quando os outros discípulos descobriram o que Tiago e João haviam pedido , ficaram muito indignados. Portanto Jesus os chamou e disse : " Como vocês sabem , os reis e os homens importantes da terra dominam sobre o povo . Porém entre vocês é diferente. Todo aquele que quiser ser importante deve ser o servo.

Todo aquele que quiser ser o mais importante , deve ser o escravo de todos .

Porque até Eu , o Messias , não estou aqui para ser servido , mas para socorrer aos outros , e para dar a minha vida a fim de salvar muitas ".


A cura do Cego de Jericó


E assim eles chegaram a Jericó. Mais tarde , quando deixavam a cidade , uma grande multidão ia atrás . Aconteceu que um mendigo cego chamado Bartimeu ( filho de Timeu ) estava sentado à beira da estrada .

Quando Bartimeu soube que Jesus de Nazaré estava perto , começou a clamar :

" Jesus , filho de Davi, tenha misericórdia de mim !"

" Cale a boca ! " Gritaram para ele algumas pessoas .

Porém ele clamava ainda mais alto , sem parar : " Ó filho de Davi , tenha misericórdia de mim ! "

Quando Jesus o ouviu , parou ali na estrada e disse : " Digam-lhe que venha cá ! "

Então chamaram o cego. " Anime-se ", disseram eles ; " Venha , Ele está chamando você ! " Bartimeu arrancou a capa e a atirou para o lado, de um salto ficou em pé e foi a Jesus .

" Que quer que Eu faça para você ? " Perguntou Jesus .

" Mestre " , disse o cego , " eu quero ver ! "

Jesus lhe disse : " A sua fé curou você ".No mesmo instante o cego pode ver e seguia a Jesus estrada a fora

Marcos 10:1-52


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deus reina sobre as nações;Deus esta assentado em seu Santo Trono. ( Salmos 47:8)