segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Provérbios



Quando você for convidado para um jantar com uma passoa rica e poderosa , tome bastante cuidado! não exagere na comida , controle seu apetite !


Tome cuidado porque talvez essa pessoa esteja querendo comprar sua amizade em troca de uma comida deliciosa.


Ser rico não é a coisa mais importante do mundo ; por isso , não use todo o seu tempo e toda a sua inteligência para ganhar dinheiro .Para que se dedicar tanto as riquezas? elas desaparecem num instante, como um pássaro que voa para longe .


Não aceite presentes do homem que só pensa em riquezas ! Não deseje comer a comida deliciosa que ele come , porque quando ele convida alguem e oferece do bom e do melhor , lá em sua mente está pensando: " como posso tirar vantagem deste camarada?" Você acabará vomitando a comida e será obrigado a pagar o favor , porque ele não aceitará um simples " muito obrigado".


Não desperdiçe dando sabedoria dando conselhos a uma pessoa rebelde ; ela não dara menor importância ao que você diz .


Não roube as propriedades dos órfãos , mudando as medidas do seu terreno , porque Deus cuida dos órfãos e dará a você um castigo bem severo.


Ouça com atenção os conselhos e as criticas que receber e faça um proposito de corrigir o que for necessário.


Não deixe de corrigir seus filhos ; o castigo bem aplicado não prejudica a criança.O castigo e a dor livrarão seus filhos do inferno.


Meu filho , ficarei muito feliz se você se tornar um homem de bom senso.


Meu coração ficará alegre ouvindo suas opiniões inteligentes e firmes.


Não inveje sucesso dos pecadores ; ame e obedeça ao senhor com toda a confiaça ,porque Ele lhe dará um futuro alegre e cheio de paz .


Você nunca ficará decepcionado confiando no Senhor !


Meu filho , ouça meus conselhos e tenha juizo , ande sempre pelo caminho do Senhor.Não se meta com pessoas que só pensam em comer e beber . Eles esbanjam seu dinheiro nas farras e acabam na pobreza ; bebem demais , caem no sono , não trabalham e acabam a vida como mendigos .


Ouça os conselhos de seu pai e aproveite a sabedoria de sua velha mãe .Por todos os meios possiveis , torne-se um homem que conhece e entende a vida.Não desperdice sua sabedoria.Assim , seu pai e sua mãe se alegrarão e terão muito orgulho de você.Sim , eles ficarão muito felizes de ter um filho como você , correto e ajuizado.


Meu filho , siga meus conselhos de todo coração !Fique longe das prostitutas ! elas são uma armadilha profunda em seu caminho.Elas são como os bandindos que atacam as vitimas atraição ; elas levam muitos homens a serem infieis a Deus e as suas esposas .


Quem tem o coração carregado de sofrimento e dor ? quem vive se metendo em brigas e em confusões? Quem está sempre machucado ? Quem está sempre com os olhos inchados ? é o homem que passa horas e horas nos bares , tomando "umas e outras" , misturando vários tipos de bebidas .


Não se deixe enganar pela bela cor , pelo brilho e pelo sabor da vinho forte.


Quando você acabar de beber sentirá dores muito fortes como uma mordida de cobra ou uma picada de vibora . Você começará a ver coisas estranhas e a falar bobagens , coisas sem sentido e sem valor.Ficará tonto como um marinheiro em alto mar , no meio de uma terrivel tempestade , topeçando e caindo sem ter no que se apoiar.Mais tarde você lembrará que levou uma surra e dirá :"alguém me deu uma surra mas eu não senti dor.." e ainda tonto pensará :"quando será que vou conseguir levantar ? quero beber mais um pouco ".


Provérbios 23:1-35

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deus reina sobre as nações;Deus esta assentado em seu Santo Trono. ( Salmos 47:8)