terça-feira, 20 de julho de 2010

Jeremias 17:1-18

O pecado engana e destroi



Parece que o pecado foi gravado no coração de pedra do povo de Judá com um pedaço de ferro bem afiado,coma ponta de um diamante.O pecado parece escrita nos cantos dos altares.Os jovens sabem muito bem como pecar,adoram nos altares dos falsos deuses,debaixo das grandes árvores,e no alto dos morros.Por isso,Eu vou entregar aos inimigos as riquezas e tesouros do povo de Judá.Eles dominaram sobre a terra,inclusive sobre os montes onde vocês pecaram,em todo o pais;esse vai ser o castigo pelo pecado do povo.Vocês mesmos vão ser culpados de perder a maravilhosa herança,que Eu lhes dei.

Acabarão sendo levados como escravos dos seus inimigos,para uma terra estranha e distante.V0cês acenderam a fogueira da minha ira,e ela vai queimar para sempre.

O Senhor diz:"MALDITO É O HOMEM QUE CONFIA NAS SUAS PRÓPRIAS FORÇAS E NA CAPACIDADE HUMANA,AFASTANDO O SEU CORAÇÃO DO SENHOR.Ele será sempre como uma pequena árvore seca no meio do deserto.

A sua vida será como o sertão de Judá,seco e salgado,uma terra onde ninguém é capaz de viver.A verdadeira felicidade passa sempre muito longe dele!

MAS O HOMEM QUE CONFIA NO SENHOR,QUE COLOCOU NO SENHOR TODA A SUA ESPERANÇA,ESSE SIM É MUITO FELIZ!A SUA VIDA É CHEIA DE BÊNÇÃOS.ELE É COMO UMA ÁRVORE PLANTADA A BEIRA DE UM RIO;AS SUAS RAÍZES ENTRAM PROFUNDAMENTE NA TERRA,EM DIREÇÃO À ÁGUA.POR ISSO ELE NÃO SE INCOMODA COM O CALOR,AS SUAS FOLHAS CONTINUAM VERDES;MESMO NO TEMPO DE SECA,ELE NÃO DEIXA DE PRODUZIR BELOS FRUTOS.

O CORAÇÃO É A COISA MAIS MENTIROSA E TRAIÇOEIRA QUE EXISTE NO MUNDO;O CORAÇÃO DO HOMEM É TERRIVELMENTE CHEIO DE MALDADES,ninguém É CAPAZ DE SABER ATÉ QUE PONTO É MAU E PECADOR O CORAÇÃO HUMANO!SOMENTE O SENHOR SABE!Ele examina cuidadosamente o coração e os pensamentos do homem,para dar a cada um a justa recompensa,conforme a vida que o homem levou.

O homem que consegue muitas riquezas com a desonestidade é como uma perdiz,uma ave que choca os ovos dos outros pássaros.Quando os filhotes crescerem,irão embora abandonando sua "mãe";assim também as riquezas do homem desonesto fugirão,e no final será chamado de tolo.



Jeremias clama à Deus,que o socorra

dos seus inimigos



MAS O SENHOR É O VERDADEIRO TRONO DE GLÓRIA;ELE DÁ A VERDADEIRA PROTEÇÃO.O SENHOR É O LUGAR DO NOSSO TEMPLO,A ESPERANÇA DE ISRAEL.QUEM O ABANDONA ACABARÁ NA MAIOR DESGRAÇA;QUEM SE AFASTA DO SENHOR,SERÁ LEVADO EMBORA,COMO PALAVRAS ESCRITAS NA AREIA.TUDO PORQUE ABANDONARAM O SENHOR,A FONTE DAS ÁGUAS VIVAS.Ó DEUS SOMENTE O SENHOR PODE ME CURAR,SOMENTE O SENHOR PODE ME SALVAR,POR ISSO EU LOUVO APENAS AO SENHOR!

O povo zomba de mim e pergunta:

"Como é Jeremias?""Onde estão as ameaças que você anda fazendo em nome do Senhor?Quando é que elas vão ser cumpridas?"

Senhor,eu não desobedeci às tuas ordens e me tornei profeta;mas não estou torcendo para o meu povo ser castigado com tanto sofrimento.Tudo o que anunciei ao povo,foram as palavras que o Senhor me mandou dizer,o seu plano.Senhor,não me abandone agora!O Senhor é a minha única esperança nesta hora de dificuldade.Castigue essa gente que deseja me matar;faça cair sobre eles a vergonha e a desgraça que desejam para mim.Apresse o dia em que eles vão pagar pela maldade,dê à todos eles o castigo dobrado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deus reina sobre as nações;Deus esta assentado em seu Santo Trono. ( Salmos 47:8)