quinta-feira, 17 de junho de 2010

Daniel 1:1-21


A educação de Daniel

e de seus companheiros


Três anos depois do começo do reinado do rei Jeoaquim em Judá.

Nabucodonossor,rei de Babilônia,atacou Jerusalém com seu grande exército.O Senhor deu à Nabucodonossor uma grande vitória sobre o rei Jeoaquim,e quando ele voltou para Babilônia,ele levou alguns dos vasos sagrados que havia no templo de Deus e os colocou na casa do seu deus,na terra de Sinear.

Lá,ele mandou Aspenaz,chefe dos empregados do palácio real,escolher alguns rapazes entre os judeus que haviam sido presos em Jerusalém - rapazes de família real e das famílias ricas e importantes de Judá.Eles deveriam aprender a língua,os costumes e a ciênciados Caldeus."Escolha rapazes fortes , com boa saúde e de boa aparência",disse o rei,"eles devem ter coa instrução,boa cultura geral e distinção suficientes para viver no palácio real."

O próprio rei escolheu a comida que deveria ser dada aos jovens.Tudo do bom e do melhor,da própria dispensa do rei,vinhos e carnes>eles deveriam se alimentar dessa comida por três anos.Quando terminasse o treinamento,passariam a ser auxiliares do rei.

Entre os rapazes escolhidos,estavam Daniel,Hananias,Misael e Azarias,todos eles da tribo de Judá.Mas Aspenaz,o chefe do pessoal do palácio,deu aos quatro rapazes outros nomes:o nome de Daniel passou a ser Beltessazar;o de Hananias,Sadraque;o de Misael,Mesaque,o de Azarias,Abede Nêgo.

Daniel decidiu que nunca ia comer a comida ou beber os vinhos que o rei havia dado aos rapazes,porque eram coisas proibidas para os judeus.Ele pediu ao chefe dos empregados para comer outras coisas.Sem Daniel saber,Deus tinha colocado no coração do supervisor uma admiração e interesse especiais por ele.

Apesar disso Aspenaz,ficou alarmado com a sugestão de Daniel.

"Eu tenho medo!O rei já determinou o que vocês devem comer.Se ele os vir magros e fracos em comparação com os outros rapazes da sua idade,vai mandar cortar a minha cabeça porque não obedeci as ordens que ele me deu."

Daniel procurou o mordomo que o chefe tinha indicado para cuidar dele,de Hananias,de Misael e Azarias,e sugeriu que durante dez dias eles comessem´apenas legumes e só bebessem água.

Quando terminassem os dez dias,o mordomo poderia comparar os quatro com os outros rapazes que comiam as comidas finas dadas pelo rei,e decidir se deveriam ou não deixar que os quatro continuassem em sua dieta de legumes e água.

O mordomo acabou concordando com a sugestão.Dez dias depois,Daniel e seus três amigos estavam com melhor aparência,mais fortes e saudáveis que os rapazes que haviam comido das comidas finas dadas pelo rei!Depois disso,o mordomo só lhes deu legumes e água,deixando de lado as comidas pesadas e os vinhos dados pelo rei.

Deus deu aos quatro rapazes uma capacidade de aprender fora do comum,e logo eles conheciam muito bem toda a língua e literatura e a ciência de sua época.Além disso,Deus deu a Daniel uma capacidade especial para compreender os significados de sonhos e visões.

Quando os três anos de treinamento terminaram,o chefe dos empregados levou todos os rapazes diante do rei,conforme as ordens que tinha recebido.O rei Nabucodonossor conversou longamente com cada um deles,mas nenhum dos rapazes o impressionou tanto quanto Daniel,Hananias,Misael e Azarias.Por isso,eles passaram a fazer parte do grupo de conselheiros do rei.Em todos os assuntos que exigiam conhecimento e capacidade de julgar,o rei descobriu que os conselhos daqueles quatro rapazes eram melhores que os dos magos e astrólogos do seu reino.

Daniel continuou no cargo de conselheiro do rei até o primeiro ano do reinado de Ciro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pois o salário do pecado é a morte, mas o Dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor. ( Romanos 6:23)