sábado, 19 de junho de 2010

Mateus 23:1-39


Jesus censura os escribas e os fariseus


ENTÃO JESUS disse ao povo e aos seus discípulos:"Vocês pensariam que estes lideres dos judeus fariseus são Moisés,pela maneira como eles continuam fazendo tantas leis!Pode ser muito correto o que eles dizem,mas acima de qualquer outra coisa não sigam o exemplo deles.Porque eles não fazem o mandam vocês fazerem.Exigem de vocês coisas impossíveis que eles nem tentam observar.

Tudo o que fazem é para se mostrar.Eles se fingem de santos,levando nos braços grandes caixas de orações com versículos das escrituras dentro,e alongando as barras memoriais dos seus mantos.E como gostam de tomar os principais lugares nos banquetes,e nos bancos reservados na sinagoga!Como apreciam a consideração que se presta à eles nas ruas,e gostam de ser chamados de 'mestre'!AGORA NUNCA DEIXEM QUE ALGUÉM CHAME VOCÊS ASSIM.PORQUE SOMENTE DEUS É O MESTRE E TODOS VOCÊS ESTÃO NO MESMO NÍVEL,COMO IRMÃOS.NÃO SE DIRIJAM A NINGUÉM AQUI NA TERRA CHAMANDO DE 'PAI',PORQUE SOMENTE DEUS NO CÉU DEVE SER CHAMADO ASSIM.E NÃO SEJAM CHAMADOS DE 'MESTRE',PORQUE SOMENTE UM É O MESTRE DE VOCÊS,ISTO É,O MESSIAS.

QUANTO MAIS HUMILDE FOR O SERVIÇO DE VOCÊS AOS OUTROS,MAIORES VOCÊS SERÃO.PARA SER O MAIOR DE TODOS,É PRECISO SER SERVO.Mas aqueles que se acham grandes,sofrerão desapontamentos e humilhações;e aqueles que se humilham serão engrandecidos.


Várias advertências de Jesus


Aí de vocês,fariseus,e de vocês demais lideres religiosos!Fingidos!Pois vocês não deixam os outros entrarem no Reino dos Céus,nem vocês mesmos entram.Vocês parecem ser santos,com todas as suas longas orações públicas nas ruas enquanto estão expulsando as viúvas das casas delas.Fingidos!Sim,aí de vocês fingidos.Porque vão a qualquer distância para converter alguém e depois fazem a mesma pessoa duas vezes mais dignas do inferno do que vocês mesmos são.Guias cegos!Aí de vocês!Porque a sua regra é que jurar 'pelo templo de Deus' não tem importância - pode-se quebrar tal voto,mas um juramento 'pelo ouro do templo' deve ser cumprido.Bobos e cegos!Que é maior o ouro ou o templo que santifica o ouro?E vocês dizem que um voto feito 'pelo altar' pode ser quebrado,mas um juramento 'pelas ofertas que estão sobre o altar' deve ser cumprido!Cegos!Pois que é maior:a oferta que está sobre o altar,ou o próprio altar que significa a oferta?Quando se jura 'pelo templo',está se jurando por ele e por Deus,que mora nele.e quando se jura 'pelo céus',está se jurando pelo Trono de Deus e pelo próprio Deus.

Sim,aí de vocês,fariseus,e demais lideres religiosos - Fingidos!Pois o dízimo até da ultima folha de hortelã da sua plantação,mas se esquecem das coisas importantes.Guias cegos!vocês coam um mosquito e engolem um camelo.

Aí de vocês fariseus e lideres religiosos - Fingidos!vocês são tão cuidadosos em limpar a parte de fora da taça,mas o interior está imundo de exploração dos outros e de cobiça.Fariseus cegos!Limpem primeiro o interior da taça,então ela inteira ficará limpa.

Aí de vocês,fariseus e lideres religiosos!Vocês são como belos túmulos - cheio de ossos de homens mortos,de podridão e sujeira.Vocês procuram parecer homens santos,mas por baixo desses mantos de bondade,estão corações manchados de toda espécie de fingimento e pecado.

Sim,aí de vocês,fariseus,e de vocês,lideres religiosos - fingidos!Pois constroem monumentos aos profetas mortos pelos seus pais,depositam flores nos túmulos dos homens bondosos que eles destruíram,e dizem:'É claro que nós nunca faríamos como nossos pais'.

Dizendo isso,vocês estão acusando a si mesmo de serem filhos de homens perversos.E vocês estão seguindo os seus passos,enchendo até em cima a medida completa da maldade deles.

Serpentes!Filhos de víboras!como vocês escaparam da condenação do inferno?

Eu enviarei à vocês profetas e homens cheio do Espírito,escritores inspirados,e vocês matarão alguns pela crucificação,ferirão aos outros com chicotes em suas sinagogas,e perseguirão todos até a morte,de cidade em cidade.Para que se tornem culpados de todo o sangue dos homens bondosos assassinados,desde o justo Abel até Zacarias(filho de Baraquias),que vocês mataram no templo,entre o altar e o santuário.Sim,toda a condenação acumulada nestes séculos cairá sobre a cabeça desta geração.


o Lamento sobre Jerusalém


Ó Jerusalém!Jerusalém,cidade que mata os profetas,e apedreja a todos os que Deus lhe envia!Quantas vezes Eu quis juntar os seus filhos como uma galinha ajunta seus pintinhos debaixo das asas,e esta cidade não me quis permitir.

E agora a sua casa é deixada ao abandono.Pois Eu digo isto à vocês:Nunca mais Me verão outra vez,enquanto não estiverem prontos a receber aquele que Deus enviou à vocês".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vós, servos, sujeitai-vos com todo temos aos senhores, não somente aos bons e humanos, mas também aos maus. ( 1 Pedro 2:18)