sexta-feira, 18 de junho de 2010

Atos 9:1-43


A conversão de Saulo


Mas,Saulo ameaçando por todos os lados e aflito para destruir todos os cristãos,foi ao supremo sacerdote de Jerusalém,e pediu uma carta dirigida à sinagogas de Damasco,pedindo a colaboração delas na perseguição a todos os cristãos que se encontrasse la´,tanto homens como mulheres,para que pudesse trazer todos acorrentados à Jerusalém.

Quando estava se aproximando de Damasco nessa missão,,de repente uma luz do céu caiu em cima de Saulo!E ele caiu no chão,e ele ouviu uma voz dizendo:

"Saulo!Saulo!Por que você está Me perseguindo?"

"Quem é que está falando Senhor?",perguntou Saulo.

E a voz respondeu:"Eu sou Jesus,aquele que você está perseguindo!Agora levante-se e entre na cidade,e lá espere as minhas próximas instruções."

Os homens que estavamcom Saulo ficaram mudos de tanta surpresa,porque ouviram o som da voz de alguém,mas não viram ninguém!Quando Saulo se levantou do chão,descobriu que estava cego.Teve de ser conduzido para Damasco,e lá esteve por três dias cego;ficou sem comida e sem água todo aquele tempo.


A visita de Ananias


Ora,havia em Damasco um crente chamado Ananias.O Senhor falou com ele chamando:"Ananias"

"Pronto,Senhor!"Respondeu ele.

O Senhor disse:"Vá à rua direita e procure a casa de um homem chamado Judas,e lá pergunte por um homem chamado Saulo de Tarso.

Ele está orando à Mim agora mesmo,porque eu lhe mostrei numa visão um homem chamado Ananias entrando e pondo as mãos sobre ele,para que possa ver novamente."

Mas,Senhor!Exclamou Ananias,"eu sei das terríveis coisas que esse homem vem fazendo aos santos de Jerusalém!E ouvimos que ele traz consigo ordens de prisão da parte dos sacerdotes principais,para todos os crentes de Damasco!"

Porém o Senhor disse:"Vá fazer o que eu digo,porque Saulo é meu escolhido para levar a minha mensagem às nações e diante de Reis.E Eu mostrarei à ele o quanto deve sofrer por Mim."

Então,Ananias foi e encontrou Saulo em casa,pôs as mãos sobre ele e disse:

"Irmão Saulo,o Senhor Jesus que apareceu à você na estrada,me enviou para que você possa ficar cheio do Espírito Santo e recuperar a sua vista."

No mesmo instante(foi como se tivesse caído escamas dos olhos dele)Saulo,pôde enxergar,e foi batizado imediatamente.Então ele comeu e ficou forte novamente.


Saulo prega em Damasco


Permaneceu com os discípulos em Damasco por alguns dias,e foi para a sinagoga a fim de contar à todo o mundo ali a Boa nova de Jesus - que Ele é verdadeiramente o filho de Deus.

E todos os que ouviam Saulo,ficavam maravilhados."Este,não é o mesmo homem que perseguia tão ferozmente os seguidores de Jesus em Jerusalém?"perguntavam eles."E nós sabemos que ele veio aqui para prender a todos e levar acorrentados aos sacerdotes principais."

Paulo tornava-se cada vez mais animado na sua pregação,e os judeus de Damasco não podiam resistir às suas provas de que Jesus era verdadeiramente o Cristo.

Depois de algum tempo,os lideres judáicos resolveram matá-lo.Mas,Saulo foi informado dos planos deles,de que estavam vigiando os portões da cidade dia e noite.,preparados para assassiná-lo.

Então,durante a noite alguns dos discípulos,desceram Saulo num cesto através da janela no muro da cidade.


Saulo em Jerusalém e em Tarso



Ao chegar em Jerusalém,ele tentou encontrar-se com os cristãos,porém,estavam todos com medo dele.Pensavam que estava fingindo!Então Barnabé,levou Saulo aos apóstolos e contou como ele havia visto o Senhor no caminho de Damasco,o que o Senhor havia dito,e tudo a respeito da sua poderosa pregação no nome de Jesus.Assim foi que eles receberam Saulo,e depois disto ele estava constantemente com os cristãos.Pregava corajosamente no nome do Senhor.

Foi então,que alguns dos judeus de língua grega,com os quais ele tinha estado discutindo,conspiraram para matar Saulo.

Contudo,quando os outros crentes souberam deste perigo,levaram os apóstolos à Cesareia e o mandaram à sua terra natal,à Tarso!


A igreja cresce


Enquanto isso a igreja tinha paz em toda a Judeia,Galileia e Samaria,e crescia em força e em número.Os crentes aprendiam a andar no temor do Senhor e consolação do Espírito Santo.


A cura de Enéias


Pedro viajava de um lugar para outro a fim de visitar todos,em suas viagens chegou aos crentes na cidade de Lida.Ali encontrou um homem chamado Enéias,paralítico,e de cama havia oito anos.

Pedro disse:"Enéias!Jesus Cristo curou você!Levante-se e faça a sua cama!"Ele ficou curado no mesmo instante.então a população inteira de Lida e de Sarona voltou-se para o Senhor,quando viram Enéias andando de um lado para outro.


A ressurreição de Dorcas


Na cidade de Jope havia uma mulher chamada Dorcas("Gazela"),uma crente que estava sempre fazendo coisas bondosas pelos outros,especialmente pelos pobres.Por esse tempo ficou doente e morreu.Os amigos dela a prepararam para o sepultamento e puseram Dorcas numa sala elevada.Mas,quando souberam que Pedro estava perto de Lida,mandaram dois homens pedir que ele voltasse sem demora à Jope.Assim,fez ele;e logo que chegou levaram Pedro para cima ao lugar onde Dorcas estava.A sala se encontrava cheia de viúvas,que choravam e mostravam umas às outras os casacos e roupas que Dorcas tinha feito para elas.Mas,Pedro pediu que saíssem todas do aposento;e então ajoelhou,e orou.Voltando-se para o corpo disse:

"Levante-se Dorcas!"E ela abriu os olhos!Quando viu a Pedro,sentou-se!

Pedro deu-lhe a mão e ajudou Dorcas a levantar-se,chamou os crentes e as viúvas,apresentou-a à eles.A noticia correu por toda a cidade,e muitos creram no Senhor.Pedro permaneceu muitos dias em Jope,morando com Simão,o curtidor.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

E ele disse:" Se agora tenho achado graça aos teus olhos, dá-me um sinal de que és tu que falas comigo". ( Juízes 6:17)