terça-feira, 8 de junho de 2010

Atos 11:1-30


A defesa de Pedro


Em pouco tempo chegou aos apóstolos e os outros irmãos da Judeia a noticia de que muitos não eram judeus e estavam se convertendo!

De modo que,quando Pedro chegou de volta a Jerusalém,os crentes judeus discutiram com ele.

"Você, andou se misturando com gente, e até comeu com eles",acusavam.

Então Pedro contou à eles toda a história."um dia em Jope",disse ele."enquanto eu estava orando,tive uma visão - um enorme lençol,baixado do céu pelas quatro pontas.Dentro do lençol estava toda sorte de animais,répteis e aves(que nós não comemos).E ouvi uma voz dizer:"Mate e coma qualquer um que você quiser!"

Nunca Senhor,respondi eu,"porque eu nunca comi nada imundo pelas nossas leis judaicas".

Mas a voz veio outra vez:"NÃO CHAME DE IMUNDO AQUILO QUE DEUS PURIFICOU!"

Isso aconteceu três vezes,antes que o lençol e o tudo o que nele continha subisse para o céu.Bem nessa hora chegaram na casa,onde eu estava,três homens que tinham ido para me levar com eles para Cesareia!O Espírito Santo me disse para ir com eles e não me preocupar com o fato deles não serem judeus.!Estes seis companheiros aqui me acompanharam,e logo chegamos a casa do homem que tinha mandado os mensageiros.Ele contou como um anjo havia aparecido e tinha dito para mandar mensageiros à Jope e procurar Simão Pedro!

Ele dirá como você e sua família podem ser salvos!'disse o anjo.

Pois bem,eu comecei a falar à eles da Boa Nova,porem ,logo que tinha começado o meu sermão,o Espírito Santo caiu sobre eles,tal como caiu sobre nós no principio.Então eu pensei nas palavras do Senhor,quando Ele disse:"Sim,João batizava com água,mas vocês serão batizados com o Espírito Santo".E já que foi Deus que deu a estes não-judeus o mesmo dom que concedeu a nós quando cremos no Senhor Jesus Cristo,quem era eu para discutir com Ele?"


Os discípulos são chamados cristãos

em Antíoquia


Quando os outros ouviram isto ficaram calmos e começaram a dar glória a Deus!"Sim" diziam ,Deus concedeu também aos que não são judeus o privilégio de se voltarem para Ele e receberem a vida eterna!"

Enquanto isso,os crentes que fugiam de Jerusalém durante a perseguição depois da morte de Estêvão viajaram até a Fenícia,Chipre e Antioquia espalhando a Boa Nova,mas só aos judeus.Entretanto,alguns dos crentes,que foram de Chipre e Cirene para Antioquia,apresentaram também a alguns gregos a sua mensagem a respeito do senhor Jesus.

E o Senhor favoreceu este trabalho de modo,que um grande número deste não-judeus se tornaram crentes.

Quando a igreja de Jerusalém soube do que tinha acontecido,mandaram Barnabé a Antioquia.Ao chegar e ver as maravilhosas coisas que Deus estava fazendo,ele ficou cheio de entusiasmo e alegria,e animava os crentes a continuar firmes no Senhor.Barnabé era uma pessoa bem agradável,cheia do Espírito Santo,e muito forte na fé,Como resultado grande número de pessoas uniu-se ao Senhor.

Então Barnabé foi à Tarso em busca de Saulo.Quando o encontrou,levou o amigo de volta para Antioquia.Os dois ficaram lá um ano inteiro,ensinando grande número de novos convertidos.

(Foi ali em Antioquia que os crentes foram chamados cristãos pela primeira vez)

Durante este tempo chegaram a Antioquia alguns profetas vindos de Jerusalém.Um deles chamado,Ágabo,levantou-se numa das reuniões para profetizar pelo Espírito que uma grande fome estava para vir sobre a terra(isto aconteceu durante o reinado de Claudio).

Então os crentes resolveram mandar socorro aos irmãos da Judeia,e cada um deu o que podia.Isto eles fizeram,e entregaram os donativos a Barnabé e Saulo para levarem aos líderes da igreja de Jerusalém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deus reina sobre as nações;Deus esta assentado em seu Santo Trono. ( Salmos 47:8)