quinta-feira, 22 de abril de 2010

Deus fala com Moisés do meio da sarça ardente


Moisés estava apascentando o rebanho do seu sogro Reuel,também chamado Jetro,sacerdote de Midiã.Nesse serviço levou o rebanho para o lado leste do deserto,e chegou perto de Horebe,o monte de Deus.De repente apareceu o anjo do Senhor no meio de uma pequena árvore que estava pegando fogo.

Moisés olhou para lá e viu que a moita de sarça estava em chamas,mas o fogo não queimava a planta!"Vou lá de perto ver essa coisa espantosa!"Disse Moisés."O fogo não queima aquela moita!"

Mas quando ia indo para lá,o Senhor chamou Moisés pelo nome:

"Moisés"Moisés!"

"Eis-me aqui"respondeu Moisés.

"Não chegue aqui perto!"Disse Deus."Tire os sapatos,pois você está pisando em terra santa.Eu sou o Deus de seus pais.Sou o Deus de Abraão,de Isaque e de Jacó."Moisés cobriu o rosto com as mãos,com medo de olhar para Deus.

"Vi as terríveis aflições do meu povo no Egito"disse Deus."E ouvi o meu povo clamando por liberdade,por causa dos duros mestres de obras que o maltratam.Conheço bem o sofrimento de meu povo!Vim aqui para libertar os israelitas das garras dos egípcios.E vou levar o meu povo do Egito para uma terra grande e boa - terra que é fonte de leite e mel.É no território onde vivem os cananeus,os ferezeus,os haveus e os jebuseus.Sim,porque os gritos de dor do povo de Israel chegaram aos meus ouvidos.E bem sei como os egípcios perseguem os hebreus!Agora vou mandar você à faraó,para tirar o meu povo do Egito."

"Mas eu não sou a pessoa certa para esse trabalho!"Disse Moisés.

"Eu estarei com você" disse Deu,e a prova de que você está sendo enviado por Mim é esta:Quando você sair com os israelitas do Egito,virão dar culto à Mim neste Monte."

Disse Moisés:"Suponhamos que eu vá falar com o povo de Israel e que diga:

"O Deus de meus pais me mandou falar com vocês.Se eles perguntarem que Deus é esse?Qual é o nome dele?" - "Que é que eu digo?"

"Disse Deus:Eu Sou o que Sou:

Quer dizer que nenhum nome é grande demais para Mim.Você pode dizer simplesmente a eles:"Eu sou me enviou aqui!"Sim diga que o Senhor - o Deus de seus pais,o Deus de Abraão,de Isaque e de Jacó - mandou você à eles.Este é o meu nome eterno,pelo qual serei chamado através de todas as gerações.

"Agora vá"continuou Deus.

"Reúna os lideres de Israel e conte à eles o que aconteceu.Diga:"O Senhor o Deus de Abraão,de Isaque e de Jacó - me apareceu!Ele me disse:

"Visitei o meu povo e sei o que está acontecendo com ele no Egito.Prometi que haveria de levar o meu povo para o território onde vivem os cananeus,os heveus,os amorreus,os ferezeus,os heveus e os jebuseus.Aquela terra é uma fonte de leite e mel."Os lideres de Israel aceitarão a sua palavra.Depois eles terão de ir junto com vocês à presença do rei do Egito.Você dirá à Faraó:""O Senhor ,o rei dos hebreus se encontrou conosco.

Agora queremos licença para ir ao deserto oferecer sacrifícios à Deus,queremos ir a uma distância de três dias de viagem."

"Bem sei que o rei do Egito não deixará que saiam,a não ser que sofra uma pressão muito forte.Eu mesmo farei esta pressão!Vou destruir o Egito com os meus milagres,e só depois o rei acabará cedendo.Quando acontecer isto,vou fazer com que os egípcios fiquem gostando dos israelitas e lhes dêem muitos presentes.Assim vocês não sairão de mãos vazias.Cada mulher israelita pedirá jóias e prata,ouro e as melhores roupas à mulher do patrão egípcio e às vizinhas.

Vocês vestirão e enfeitarão as suas filhas com as melhores coisas do Egito."

Êxodo 3:1-22

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deus reina sobre as nações;Deus esta assentado em seu Santo Trono. ( Salmos 47:8)