sábado, 14 de novembro de 2009

A Parábola das Dez Virgens


O REINO DOS CÉUS pode ser ilustrado pela história de dez damas de honra que tomaram suas lâmpadas e foram ao encontro do noivo.Apenas cinco entre elas foram bastante espertas para encher suas lâmpadas de azeite,enquanto que as outras cinco eram irresponsáveis e esqueceram.

E,como o noivo estava demorando,elas se deitaram para descansar,até a meia-noite,quando foram acordadas pelo grito:"O noivo está chegando!saiam para recebe-lo!"

Todas as moças pularam e prepararam suas lâmpadas.Então as cinco que não tinham azeite nenhum pediram às outras que dividissem com elas,porque as suas lâmpadas estavam se apagando.

Mas as outras responderam:"Nós não temos bastante,em vez disso vão às vendas e comprem pra vocês."

Mas enquanto elas foram,o noivo chegou,e aquelas que estavam prontas,entraram com ele para a festa de casamento,e a porta foi trancada.

Mais tarde quando as outras cinco voltaram,ficaram lá fora,chamando:

"Senhor abra a porta para nós!"

Porém ele respondeu:"Vão embora!É tarde demais."

PORTANTO FIQUEM ACORDADOS E ESTEJAM PREPARADOS,PORQUE VOCÊS NÃO SABEM A DATA NEM O MOMEMNTO DA MINHA VOLTA.


A Parábola dos Talentos


Ainda,o Reino dos Céus pode ser ilustrado pela história de um homem que ia para outro País,e então reuniu seus criados e emprestou-lhes dinheiro para ser empregado em seu nome,enquanto estivesse ausente.

Entregou 5.000 moedas a um,2.000 a outro,e 1.000 ao ultimo - dividindo em porção à competência deles - e então partiu para sua viajem.O homem que recebeu 5.000 moedas começou imediatamente a comprar e vender com elas,e logo ganhou outras 5.000.O homem que tinha 2.000 moedas foi direto trabalhar também e ganhou outras 2.000.

Mas o homem que tinha recebido as 1.000 cavou um buraco no chão e escondeu o dinheiro,para guardá-lo em segurança.

Depois de um tempo o patrão deles voltou de viajem e chamou os três para prestarem conta do dinheiro dele.O homem a quem ele havia dado as 5.000 moedas trouxe-lhe 10.000.

O patrão elogiou o empregado pelo bom trabalho."Você foi fiel em negociar com essa pequena quantia",disse-lhe ele,"portanto agora lhe darei maiores responsábilidades.Começe as tarefas agradáveis que eu deixei para você fazer."

Depois veio o homem que tinha recebido as 2.000 moedas,com esta informação."Patrão o Senhor me deu 2.000 moedas para usar,e eu dobrei a quantia".

"Bom trabalho"disse seu patrão.

"Você é um empregado bom e fiel.Foi fiel com essa pequena quantia,portanto agora eu lhe darei muito mais."

Então o homem que tinha 1.000 moedas veio e disse:"Patrão,eu sabia que o Senhor era um homem cruel,e fiquei com medo de que me roubassem o que eu ia ganhar,portanto,eu escondi o seu dinheiro na terra e aqui está ele!"

Mas seu patrão respondeu:"Empregado mau!Escravo preguiçoso!Já que sabia que eu ia exigir o lucro,você devia pelo menos ter posto o meu dinheiro no banco,de maneira que eu pudesse ganhar algum juro.Tirem o dinheiro deste homem e dêem ao homem das 10.000 moedas.Porque ao homem que usa bem o que lhe dão,será dado mais,e terá grande quantidade.Mas o homem que é infiel até mesmo a pouca responsabilidade que tem lhe será tirada.E joguem o empregado inútil lá fora no escuro;ali haverá choro e ranger de dentes.


O Grande Julgamento


Mas quando eu,o Messias,vier em minha Glória,e todos os anjos comigo,então Eu me sentarei no meu trono de Glória.E todas as nações serão reunidas diante de mim.Eu separarei as pessoas como um pastor separa as ovelhas dos bodes,colocarei as ovelhas à minha direita e os bodes à minha esquerda.

Então,Eu o Rei,direi `aqueles a minha direita:"Venham, Benditos do meu Pai ,para o reino preparado para vocês desde a fundação do mundo.PORQUE EU TIVE FOME, E VOCÊS ME DERAM DE COMER;EU TIVE SEDE, E VOCÊS ME DERAM ÁGUA ;EU ERA UM ESTRANHO,E VOCÊS ME CONVIDARAM PARA DUAS CASAS ; EU ESTIVE NU E VOCÊS ME VESTIRAM ;EU ESTIVE DOENTE , NA PRISÃO, E VOCÊS ME VISITARAM."

Então esses justos responderão:"Senhor ,quando foi que nós alguma vez vimos o Senhor com fome ,e lhe demos de comer ? Ou com sede , e lhe demos alguma coisa para beber ? Ou como estranho ,o socorremos ?

Ou nú , e o vestimos ? Quando foi que alguma vez vimos o Senhor doente , ou na prisão , e o visitamos ?

E Eu , o Rei , lhes direi :"Quando vocês fizeram isso ao menor destes meus irmãos , estavam fazendo a mim!"Depois Eu me voltarei para aqueles à minha esquerda e direi :" Fora daqui , malditos , para o fogo eterno , preparado para o diabo e seus demônios.Por que Eu tive fome e vocês não me deram de comer ; Eu tive sede , e vocês não me deram nada para beber ; Eu fui um estranho , e vocês me recusaram hospedagem ; Eu estive nú e vocês não quiseram vestir-me ; Eu estive doente , e na prisão , e vocês não me visitaram."

Então eles responderão :"Senhor , quando foi que alguma vez nós vimos o Senhor com fome , com sede , estranho , nú , doente , ou na prisão , e não socorremos o Senhor ?"

E eu responderei: "Quando se recusaram a socorrer ao menor destes meus irmãos vocês estavam recusando ajuda à Mim"

E eles irão para o castigo eterno ; mas os justos irão para a vida eterna."

Mateus 25:1-46

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deus reina sobre as nações;Deus esta assentado em seu Santo Trono. ( Salmos 47:8)