sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Lamento Transformado em Júbilo


Nessa época,no futuro,diz o Senhor,serei o Deus de todas as familias,e elas serão meu povo.O Senhor promete:Livrarei Israel da destruição;mostrarei meu cuidado e amor por ele,guiando-o na vida na volta à sua terra.Ali darei paz ao meu povo!Há muito tempo,o Senhor disse à Israel:Eu amei você.meu povo,desde a eternidade!com muita bondade Eu o trouxe para bem perto de Mim.Vou reconstruir a sua nação,virgem de Israel.Bela e enfeitada,você cantará e dançará de alegria,ao som dos pandeiros!Mais uma vez você plantará uvas nos montes de Samaria;o povo vai plantar e comer os frutos a vontade.

Virá o dia em que os vigías nas montanhas da Efraim gritarão:"Vamos todos subir a Sião,à presença do Senhor nosso Deus!"Porque esta é a ordem do Senhor:Cantem de alegria pelo que aconteceu à Israel!Agora ela é a principal nação da terra!Cantem alegres louvores,dizendo:"O Senhor salvou o seu povo,o resto da nação de Israel!"Porque trarei os Israelitas da terra do norte;reunirei os que estão espalhados pelos confins do mundo.Trarei com cuidado os cegos e aleijados,as grávidas e as que têm filhos de colo.Haverá grande multidão voltando para cá.Haverá lágrimas de alegrias e arrependimento em seus rostos.Guiarei todos eles com grande cuidado.Eles andarão junto a riachos de águas mansas e eu os guiarei por um caminho seguro e sem perigos.Eu Sou o pai de Israel,e Efraim é meu filho mais velho.

OUÇAM ESTA MENSAGEM DO SENHOR,POVOS DA TERRA!Anunciem estas palavras para todo mundo!O Senhor espalhou o povo de Israel por todo a terra,mas vai recolher e proteger os Israelitas como um pastor faz com seu rebanho.O Senhor livrará Israel de inimigos mais fortes do que ele.Voltarão pra a sua terra;cantarão de felicidade no alto do monte Sião,chei0s de alegria pelas provas da bondade do Senhor - belas colheitas de cereais e da uvas,muito vinho e azeite,grandes rebanhos de gado e ovelhas.A vida dos Israelitas será bela e feliz como um jardim regado;para eles,a tristeza vai acabar.

As moças dançarão de alegria e todos - jovens e velhos - tomarão parte na alegria,transformarei as suas lágrimas em sorrisos.Farei os Israelitas esquecerem a dor e o sofrimento da escravidão,e eles serão um povo realmente feliz.

Nunca mais faltará alimento para os seus sacerdotes e suas familias ,porque o povo não vai parar de trazer ofertas ao templo.

Deixarei o meu povo satisfeito,com as riquezas da minha bondade,diz o Senhor.

Novamente o Senhor me falou dizendo:Ouve-se um choro triste em Ramá!Raquel está chorando pelos seus filhos.Ela não quer ser consolada,porque todos os seus filhos desapareceram.

Mas o Senhor diz:Pare de chorar,enxugue as lágrimas!Ouvi os seus pedidos,e você verá seus filhos novamente .Eles voltarão da terra do inimigo.Você pode ter esperança;o seu futuro será mais feliz,diz o Senhor,porque os seus filhos voltarão para a sua própria terra.

Ouvi Efraim gemendo e dizendo:"O Senhor me castigou severamnete,mas eu precisava desse castigo.Sou como um boi novo,que precisa apanhar para se acostumar com a canga,mude de novo, o meu coração e eu voltarei,porque o Senhor é o meu Deus.EU ME AFASTEI DO SENHOR ,MAS DEPOIS ME ARREPENDI!Depois que reconheci o meu erro,fiquei envergonhado e furioso comigo mesmo vendo as coisas horríveis que eu fiz quando era jovem.

E a minha resposta foi esta:Efraim ainda é meu filho querido,o filho que Eu amo.Mesmo depois do castigo,eu ainda amo Efraim.O meu coração bate mais forte por causa dele.Não posso deixar de mostrar o meu amor por Efraim!

Coloquem sinais na estrada por onde passaram rumo à terra da escravidão!

Prestem bem atenção,porque vocês hão de voltar por esse mesmo caminho!volte,meu povo de Israel,volte para a sua própria terra,cada um para a sua cidade!

QUANTO TEMPO VOCÊ VAI ANDAR PERDIDA FILHA DESOBEDIENTE?O Senhor vai fazer um milagre acontecer:Israel vai procurar o senhor,e se apegar a Ele.

Disse mais o Senhor do universo,o Deus de Israel:Quando Eu trouxer o meu povo de volta à sua terra,vai-se ouvir esta frase na cidade de Judá:"O Senhor o abençõe,morada da justiça,santo monte!"Na terra de Israel viverão juntos os moradores da cidade,os lavradores e os pastores com seus rebanhos.Haverá paz e seugurança,porque Eu dei alívio aos cansados e forças aos fracos diz o Senhor.

- Então Jeremias acordou e disse:"Que sonho maravilhoso o Senhor me deu!'

Mas o Senhor continuou e disse:"Vem aí o dia em que farei aumnetar a população de Isael e a quantidade de gado que os Israelitas possuem.Como no passado fui cuidadoso em castigar Israel,destruindo suas cidades e arrancando o povo de sua terra,também serei cuidadoso em plantar e reconstruir a nação.

Quando isso acontecer,niguém mais vai citar o provérbio:"Os filhos acabam pagando pelos pecados dos pais."Cada um será castigado pelos seus próprios pecados - quem comer uvas verdes é que vai ficar arrepiado.


Firmada Nova Aliança com Israel



Vai chegar o dia,diz o Senhor,em que farei um novo trato com os povos de Israel e Judá.Esse trato será diferente do que fiz com seus pais,quando tomei os Israelitas pela mão e os tirei o meu povo do Egito.eu tinha escolhodo Israel como minha esposa,mas o povo não Me quis;quebrou meu trato,por isso Eu também o rejeitei,diz o Senhor.Este é o novo trato que farei com Israel:GRAVAREI AS MINHAS LEIS NO CORAÇÃO E NA MENTE DO POVODE ISRAEL,ELES ME ADORARÃO COMO SEU ÚNICO DEUS,E SERÃO O MEU POVO ESPECIAL.

JÁ NÃO SERÁ PRECISO ENSINAREM UNS AOS OUTROS COMO CONHECER AO SENHOR.TODOS ELES ME CONHECERÃOTANTO OS GRANDES COMO OS PEQUENOS.DIZ O SENHOR.PERDOAREI TODAS AS DESOBEDIÊNCIAS DO MEU POVO E ESQUECEREI COMPLETAMENTE CADA PECADO QUE ELES COMETERAM!

O Senhor,que nos dá o sol para iluminar o dia,que marcou o tempo certo para a lua e as estrelas aparecerem no céu à noite;o Senhor que agita o mar e levanta com grande barulho as ondas,o Senhor do universo diz o seguinte:

Se um dia falharem as leis que Eu fixei para o universo,nesse dia Eu rejeitarei o meu povo Israel!Se alguém conseguir medir os céus e explorar o interior da terra,então Eu rejeitarei o povo de Israel para sempre,por causa dos seus pecados!

Vem aí o tempo,diz o Senhor,desde a torre de Hanameel,a nordeste,até ao Portão da Esquina,a noroeste da cidade.Os pedreiros trabalharão do morro de Garebe,a sudoeste até Goa,a sudeste da cidade.E toda a cidade,incluindo o cemitério e o vale onde se jogava lixo,serão santos para o Senhor.

O mesmo vai acontecer com os campos em direção ao riacho de Cedron,e de lá ao Portão dos cavalos,a leste da cidade.

Jerusalém nunca mais será conquistada ou destruída.

Jeremias 31:1-40

Um comentário:

  1. Este Capitulo é simplismente maravilhoso!!!!!!!! Este livro de Jeremias é todo lindo. Quer dizer, toda palavra de Deus. A palavra de Deus nos alimenta e nos fortalece. Deus é grandioso, e em um momento de grande deserto da minha vida Deus me deu esta palavra!!!

    ResponderExcluir

Deus reina sobre as nações;Deus esta assentado em seu Santo Trono. ( Salmos 47:8)