sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Miquéias 6:1-16


Deus e seu povo em juízo


Ouçam o que o Senhor está dizendo ao seu povo:

Levantem-se e apresentem sua queixa contra mim.Chamem as montanhas e os morros para serem testemunhas.

E agora,montanhas,ouçam a queixa do Senhor!Pois Ele tem uma séria acusação contra o seu povo,Israel!Ele vai prosseguir com as acusações até que Israel seja condenado.Meu povo,o que foi que Eu fiz para vocês Me abandonarem assim?Digam,por quê a sua paciência se esgotou.Respondam-Me!Eu os trouxe do Egito,quebrei as correntes da sua escravidão,Eu lhes dei Moisés,Arão e Miriã para orientá-los.

Vocês não se lembram,de como Balaque,rei de Moabe,tentou destruir vocês com a maldição de Balaão,filho de Beor,e de como em lugar disso Eu fiz Balaão abençoá-los?Foi com essa mesma bondade que Eu mostrei à vocês com tantas outras vezes.Por acaso vocês não se lembram do que aconteceu desde Sitim até Gilgal,de como Eu os abençoei vocês ali?

"Como podemos compensar o mal que fizemos?"Vocês perguntam."Devemos nos curvar diante do Senhor e trazer como ofertas bezerros de um ano?"Não!

Se vocês oferecerem ao Senhor milhares de carneiros,e dez mil rios de azeite,será que isso O agradará?Será que Ele ficará satisfeito?Se vocês sacrificarem o filho mais velho,será que isso O deixará feliz?Será que com tudo isso Ele perdoará os seus pecados?É claro que não!

NÃO,ELE JÁ DISSE O QUE DESEJA E ISSO SE RESUME EM:

SER HONESTO E JUSTO,SABER AMAR E PERDOAR,E SER HUMILDE DIANTE DO SEU DEUS.A voz do Senhor grita à toda a Jerusalém - E SE VOCÊ FOR SÁBIO,OUÇA AO SENHOR!OS EXÉRCITOS DA DESTRUIÇÃO SE APROXIMAM,O SENHOR OS ENVIOU.


A injustiça terá o seu castigo


Pois os seus pecados são enormes.

NÃO HAVERÁ FIM PARA O ENRIQUECIMENTO DESONESTO?AS CASAS DOS PERVERSOS ESTÃO CHEIAS DE RIQUEZAS ROUBADAS E DE BALANÇAS FALSAS.Será que Eu poderia aprovar todos os seus comerciantes,que têm em suas bolsas pesos falsos,adulterados?

Como é que Deus sendo justo poderia permitir uma coisa dessas?

OS RICOS ENRIQUECERAM POR MEIO DA VIOLÊNCIA.OS MORADORES DE JERUSALÉM ESTÃO TÃO ACOSTUMADOS A MENTIR QUE JÁ NÃO SABEM MAIS DIZER A VERDADE.

Por isso Eu vou ferir vocês!Vou deixar os corações de vocês angustiados por causa dos pecados que vocês cometeram.Vocês comerão,mas nunca será suficiente.

Sentirão um vazio no estômago e as dores da fome.Mesmo que vocês tentem economizar dinheiro,o que conseguirem ajuntar perderá todo o seu valor,e o pouco que conseguirem poupar darei aos que conquistarem a sua terra.Vocês vão plantar,mas não vão colher.Amassarão as azeitonas para conseguir azeite,mas não conseguirão o bastante para ungirem a si mesmos!Espremerão as uvas,mas não haverá suco suficiente para fabricar o vinho.

Os únicos mandamentos que vocês obedecem são os Onri,o único exemplo de que seguem é o de Acabe!Por isso farei de vocês um terrível exemplo.Eu os destruirei,farei de vocês motivos de risos para todos,e onde quer que forem ouvirão zombarias e risadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deus reina sobre as nações;Deus esta assentado em seu Santo Trono. ( Salmos 47:8)