quarta-feira, 8 de setembro de 2010

I Timóteo 1:1-20


Prefácio e saudação

De:Paulo,missionário de Jesus Cristo,enviado por Deus nosso Salvador,e por Jesus Cristo nosso Senhor - nossa única esperança.
Para:Timóteo.
O ministério de Timóteo em Éfeso
Falsas doutrinas e suas características

Timóteo,nas coisas do Senhor você é como um filho para mim.Que Deus,nosso pai e Jesus Cristo nosso Senhor,lhe mostrem a sua bondade e a sua misericórdia,e lhe dêem grande paz de coração e de mente.
Como lhe disse,quando viajei para a Macedônia,espero que você fique aí em Éfeso,e procure ensinar os homens que estão ensinando uma doutrina errada.
Ponha um fim aos mitos e fábulas deles,e a ideia que eles têm de poderem salvar-se por conseguirem a proteção de uma cadeia interminável de anjos que leva até Deus - ideias extravagantes que provocam discussões ao invés de ajudarem o povo a aceitar o plano de Deus que é pela fé.O que me preocupa é que todos os cristãos daí sejam cheios do amor que provém de um coração puro,e que suas mentes sejam limpas e a sua fé seja forte.
Mas esses mestres perderam esta ideia salutar e gastam o seu tempo discutindo e falando tolices.Querem tornar-se famosos como os mestres das Leis de Moisés,quando não tem a mínima ideia do que tais Leis realmente nos mostram.

As Leis e seus objetivos

Essas Leis são boas quando utilizamos de acordo com a intenção divina;mas não foram feitas para nós,a quem Deus salvou;são para os pecadores que odeiam a Deus,que tem coração rebelde que praguejam e blasfemam,que agridem os seus pais e as suas mães e que cometem homicídio.
Sim,tais leis são feitas para assinalar como pecadores todos os que são imorais e impuros os homossexuais,os raptores,os mentirosos e todos os outros que fazem coisas que se opõem a Boa Nova gloriosa do nosso Bendito Deus,de quem eu sou mensageiro.

A graça e a sua eficácia
na experiência do apóstolo Paulo

Sou muito grato a Cristo Jesus,nosso Senhor por me ter escolhido para ser um de seus mensageiros,e por me ter dado as forças para ser fiel a Ele,embora eu costumasse zombar do nome de Cristo.Persegui de morte o seu povo,causando-lhe todo o mal que podia.Mas Deus teve misericórdia de mim,porque eu não sabia o que estava fazendo,pois naquele tempo ainda não conhecia a Cristo.Como nosso Senhor foi bom,pois me mostrou como confiar nEle e obter a plenitude do amor de Cristo Jesus!
Como isto é verdadeiro,e como eu anseio que todo o mundo conheça isto:Que Cristo Jesus veio ao mundo para salvar aos pecadores - e eu era o maior de todos!Mas Deus teve misericórdia de mim,de tal maneira que Cristo Jesus pode usar-me como exemplo para mostrar a todos como Ele é paciente até mesmo com o pior dos pecadores,a fim de que os outros compreendam que eles também podem ter a vida eterna.Glória e honra à Deus para todo o sempre.Ele é o Rei dos séculos,o invísivel que nunca morre.Só Ele é Deus,e cheio de sabedoria.Amém

O bom combate

Agora Timóteo,meu filho,esta é a minha ordem à você:Seja um bom combatente nas batalhas do Senhor,tal como o Senhor através dos seus profetas nos disse que você seria.Prenda-se firmemente à sua fé em Cristo e conserve sempre a consciência limpa,fazendo aquilo que você sabe o que está certo.Porque alguns desobedeceram a sua consciência e fizeram deliberadamente o que sabiam que era errado.Não é de surpreender que logo tenham perdido a fé em Cristo,depois de haverem resistido a Deus assim.
Himeneu e Alexandre são dois exemplos disso.Tive de entregá-los à Satanás para serem castigados até que possam aprender a não envergonhar o nome de Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deus reina sobre as nações;Deus esta assentado em seu Santo Trono. ( Salmos 47:8)