quarta-feira, 14 de abril de 2010

Respostas a perguntas acerca do casamento


Agora,quanto àquelas perguntas que vocês fizeram na ultima carta,minha resposta é que,se não se casarem é bom.Geralmente,porém,é melhor ser casado,todo homem tendo a sua própria esposa,e cada mulher tendo o seu próprio marido,porque de outra forma vocês poderiam cair em pecado.

O homem deve dar à sua esposa tudo quanto é do direito dela como mulher casada,e a esposa deve fazer o mesmo com seu marido.Pois uma moça que se casa não tem mais todo o direito sobre o seu próprio corpo,porque o marido tem também seus direitos sobre ele.E,do mesmo modo,o marido não tem mais direito sobre o próprio corpo.pois ele pertence também à sua esposa.Portanto,não recusem tais direitos um ao outro.A única exceção à essa regra seria o acordo entre marido e mulher para se absterem dos direitos do casamento por tempo limitado,a fim de poderem dedicar-se mais completamente à oração.Depois disso,eles devem unir-se novamente,para que Satanás não possa tentá-los por causa da sua falta de auto-controle.

Não estou dizendo que vocês precisam se casar;mas é certo que poderão,se assim o quiserem.Eu gostaria que todos pudessem ficar sem casar,tal como eu.

Mas,não somos todos iguais.Deus dá a alguns o dom de um marido ou uma esposa,e a outros o de ficar felizes como solteiros.Assim,digo àqueles que não são casados,e às viúvas - é melhor que fiquem sem se casar,se puderem,tal como eu.Entretanto,se não puderem controlar-se,sigam adiante e casem-se.É melhor casar-se do que arder em desejo.


A estabilidade da família


Agora,para aqueles que são casados eu tenho uma ordem,não uma sugestão apenas.E não é uma ordem minha,pois isto é o que o próprio Senhor disse:A esposa não deve abandonar o marido.

Entretanto,se ela está separada dele,que permaneça só,ou então volte para ele novamente.E o marido não deve divorciar-se da esposa.

Aqui eu gostaria de acrescentar algumas sugestões minhas;estas não são ordens diretas do Senhor,mas me parecem certas.Se um cristão tiver uma esposa que não seja cristã e ela quiser ficar com ele assim mesmo,ele não deve deixá-la e nem divorciar-se dela.E se uma mulher cristã tiver um marido que não seja cristão,caso ele queira que ela permaneça com ele,ela não deve deixá-lo.Porque talvez um marido que não seja cristão poderá vir a sê-lo com a ajuda da esposa cristã.E a esposa que não seja cristã poderá vir a sê-lo com a ajuda do marido cristão.Do contrário,se a família se separar,os filhos talvez nunca venham a conhecer o Senhor,ao passo que uma família unida poderá,nos planos de Deus,dar como resultado a salvação dos filhos.

No entanto,se o marido ou a esposa que não for cristão estiver ansioso para ir embora,é permitido.Em tais casos,o marido ou a esposa cristã não deve insistir que o outro fique.POIS DEUS QUER QUE SEUS FILHOS VIVAM EM PAZ E HARMONIA.

Porque,de mais a mais,não há certeza para vocês,esposas,que seus maridos se converterão,se ficarem;e o mesmo pode ser dito à vocês,maridos,com relação à suas esposas.

Mas,ao decidir tais assuntos,tenham certeza de que vocês estão vivendo como Deus planejou,casando-se ou não se casando de acordo com a direção e a ajuda divina,ceitando qualquer situação em que Deus os colocar.Este é o meu critério para todas as igrejas.

Por exemplo,um homem que já passou pelo rito judaico da circuncisão antes de se tornar cristão não deve se preocupar com isso;e se não foi circuncidado não deve fazê-lo agora.Porque não faz diferença alguma se um cristão passou por esta cerimonia ou não.Entretanto,faz muita diferença se ele está agradando a Deus e guardando os mandamentos de Deus.Isso é que é importante.

DE MODO GERAL UMA PESSOA DEVE CONTINUAR NO TRABALHO QUE ESTAVA FAZENDO QUANDO DEUS A CHAMOU.

Você é escravo?Não deixe que isso o atormente - mas,naturalmente,se lhe vier a oportunidade de ficar livre;aproveite-a.Se o Senhor o está chamando e você é escravo,lembre-se que Cristo o libertou do terrível poder do pecado;e se Ele o chamou e você é livre,lembre-se,de que agora,você é escravo de Cristo.Vocês foram comprados e o seu preço foi pago por Cristo;portanto,vocês pertencem a Ele - libertem-se agora de todas estas vaidades e temores terrenos.Portanto queridos irmãos,em qualquer situação em que alguém estiver quando se torna cristão,fique onde está,pois agora o Senhor está ali para ajudá-lo.


Problemas com relação ao casamento

em tempos de tribulação


Agora,eu procurarei responder a outra pergunta de vocês.E as moças que ainda não se casaram?Não tenho mandamento especial para elas,da parte de Senhor.Entretanto,em sua bondade,o Senhor me deu sabedoria na qual se pode confiar,e eu terei prazer em dizer-lhes o que penso.

Eis o problema:nós, os cristãos,estamos enfrentando grandes perigos,neste momento,para nossas vidas.Em tempos como estes eu penso que o melhor para uma pessoa é continuar solteira.Naturalmente,se você já estiver casado,não se separe só por esta razão.Mas,se você não estiver,não se apresse em fazê-lo nessa época.Entretanto,se vocês homens,decidirem se casar agora,está bem;e se uma moça casar-se agora,não é pecado.Contudo,o casamento trará outros problemas que eu gostaria que vocês não precisassem enfrentar justamente agora.

A coisa importante é lembrar que o tempo que ainda nos resta é muito curto(bem como nossas oportunidades para fazer a obra do Senhor).Por esta razão,aqueles que tem esposa devem ficar,para o Senhor,tão livres quanto o possível.A felicidade,a tristeza ou a riqueza não devem impedir ninguém de fazer a obra de Deus.Os que estiverem em contacto frequente com as coisas empolgantes que o mundo oferece,devem usar bem suas oportunidades sem deter-se para se deleitarem com essas coisas;porque o mundo;em sua forma atual,bem depressa se acabará.

Em tudo quanto vocês fizerem,eu quero que estejam livres de preocupação.

um homem solteiro pode despender seu tempo realizando a obra de Deus,e pensando no modo de agradá-LO.Mas um homem casado não pode fazer isso tão bem;ele precisa pensar em suas responsabilidades aqui na terra e em como agradar a esposa.Seus interesses estão divididos.O mesmo acontece com uma jovem que se casa.Ela enfrenta o mesmo problema.Uma jovem não casada está ansiosa por agradar ao Senhor em tudo quanto é e faz.Uma mulher casada porém,precisa considerar outras coisas,tais como,o cuidado da casa,ou o que é que o marido gosta ou não gosta.

Digo-lhes isto para ajudá-los e não para impedi-los de casar.Quero que façam tudo quanto venha ajudá-los a melhor servir ao Senhor,tendo o mínimo possível de outras coisas para lhes distrair a atenção dEle.

No entanto,se alguém sentir que deve casar-se porque tem dificuldade em controlar seus desejos,está certo,não é pecado;que se case.Mas se um homem tem força de vontade para não casar-se e decidir que ele não precisa fazê-lo e não o fará,tomou uma sábia decisão.Portanto,a pessoa que se casa faz bem e a que não se casa faz melhor ainda.

A esposa é parte do marido enquanto este viver;se o esposo morrer,ela então poderá casar-se novamente,mas somente se casar com um marido cristão.Mas na ,minha opinião ela será mais feliz se não se casar de novo;e eu penso que estou dando à vocês um conselho da parte do Espírito de Deus quando digo isso.

1 Coríntios 7:1-40

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deus reina sobre as nações;Deus esta assentado em seu Santo Trono. ( Salmos 47:8)