quarta-feira, 7 de abril de 2010

Melquisedeque,tipo de Cristo


Este Melquisedeque era rei da cidade de Salém,e também um sacerdote do Deus Altíssimo.Quando Abraão estava retornando para casa depois de ter ganho uma grande batalha contra muitos reis.Melquisedeque foi ao seu encontro e o abençoou.Abraão, então,tomou uma décima parte de tudo quanto havia ganho na batalha e deu á Melquisedeque.

O nome de "Melquisedeque" significa "justiça", - portanto,é o Rei da Justiça;e é também o Rei da Paz,por causa do nome da cidade dele,Salém,que quer dizer "paz".Melquisedeque não teve nem pai nem mãe e não existem anotações sobre nenhum dos seus antepassados.Nunca nasceu e nunca morreu,mas sua vida é semelhante a do Filho de Deus - sacerdote para sempre.


O Sacerdócio de Cristo

é superior ao levítico


Vejam então como este Melquisedeque é importante:

a)Até mesmo Abraão,o primeiro e o mais respeitado de todo o povo escolhido de Deus,deu à Melquisedeque a décima parte dos despojos que ele tomou dos reis com quem estivera lutando.Poder-se-ia compreender porque Abraão faria isto se Melquisedeque fosse um sacerdote judeu,porque mais tarde o povo de Deus foi obrigado a dar ofertas para sustentar os seus sacerdotes,porque estes eram seus parentes.Melquisedeque,entretanto,não era parente nenhum, e mesmo assim Abraão pagou-lhe.

b)Melquisedeque deu a bênção ao poderoso Abraão.E COMO TODO O MUNDO SABE,UMA PESSOA QUE TEM PODER PARA ABENÇOAR É SEMPRE MAIS IMPORTANTE DO QUE A QUE É ABENÇOADA.

c)Os sacerdote judaicos,embora fossem mortais,recebiam dízimos;somos informados;porém;que Melquisedeque continua vivo.

d)Poder-se-ia dizer que o próprio Levi(o antecessor de todos os sacerdotes judaicos,de todos os que recebem dízimos),pagou dízimos à Melquisedeque por meio de Abraão.Embora ainda Levi não tivesse nascido,a semente da qual ele veio estava em Abraão quando Abraão pagou dízimos à Melquisedeque.


O sacerdócio levítico teve fim,

mas o de Cristo é eterno


e)Se os sacerdote judaicos e as suas leis fossem capazes de nos salvar,porque Deus precisou então mandar Cristo como sacerdote da mesma classe de Melquisedeque,ao invés de mandar alguém da mesma classe de Arão - a classe à qual pertenciam todos os outros sacerdotes?

E quando Deus envia um novo tipo de sacerdote,sua lei precisa ser mudada para permitir isso.Como todos sabemos,Cristo não pertencia a tribo de sacerdotes de Levi,mas proveio da tribo de Judá,que não havia sido escolhida para o sacerdócio,Moisés nunca lhes dera aquele serviço.Portanto,podemos ver claramente que o método divino mudou,pois Cristo,o novo supremo,sacerdote que veio da classe de Melquisedeque,não se tornou sacerdote satisfazendo a antiga exigência de pertencer a tribo de Levi,mas na base de um poder que deriva de uma vida que não pode acabar.E o Salmista salienta isso quando diz a respeito de Cristo:"Você é para sempre sacerdote da classe de Melquisedeque".

Sim,o antigo sistema de sacerdócio baseado no parentesco foi cancelado porque não deu resultado.Era fraco e inútil para salvar o povo.Nunca tornou ninguém realmente justo para com Deus.Agora,porém,temos uma esperança muitíssimo melhor,pois Cristo nos torna aceitáveis a Deus,e agora podemos aproximar-nos dEle.


Cristo sacerdote único e perfeito


Deus fez um juramento de que Cristo seria sempre sacerdote.Embora nunca tivesse dito isso de outros sacerdotes.Só a Cristo Ele disse:"O Senhor jurou e nunca mudará de ideia:Você é sacerdote para sempre duma mesma classe de Melquisedeque".Devido ao juramento de Deus,Cristo pode garantir para sempre o sucesso deste sistema novo e melhor.

No sistema antigo era preciso haver muitos sacerdotes,a fim de que quando os mais velhos morressem,o sistema pudesse ainda continuar com os outros que ocupavam o lugar deles.

Mas Jesus vive para sempre e continua a ser sacerdote,de modo que não se precisa de mais ninguém.Ele pode salvar completamente todos quantos vão à Deus por meio dEle.Uma vez que viverá eternamente,estará sempre ali para lembrar a Deus que Ele já pagou os pecados deles com o seu sangue.

Portanto,Ele é exatamente o tipo de Supremo Sacerdote que nós necessitamos;pois é Santo e Irrepreensível;não foi manchado pelo pecado,nem pervertido pelos pecadores;e foi-lhe dado o lugar de honra no céu.Ele não precisa nunca dos sacrifícios diários de sangue de animais,como os outros sacerdotes,para cobrir primeiro os seus próprios pecados e depois os pecados do povo;porque Ele acabou com todos os sacrificios,de uma vez por todas,quando Se sacrificou a Si próprio na cruz.No sistema antigo,mesmo os supremos sacerdotes eram homens fracos e pecadores que não podiam evitar de praticar o mal,porém mais tarde Deus,por seu juramento,nomeou seu Filho,que é perfeito para sempre.

Hebreus 7:1-28



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deus reina sobre as nações;Deus esta assentado em seu Santo Trono. ( Salmos 47:8)