sexta-feira, 16 de abril de 2010

O amor é o dom supremo


Se eu tivesse o dom de eu falar em outra línguas sem tê-las aprendido,se eu pudesse falar em qualquer idioma que há em toda a terra e no céu e no entanto não amasse os outros,eu estaria só fazendo barulho.Se eu tivesse o dom de profetizar,e conhecesse tudo o que vai acontecer no futuro,soubesse tudo sobre todas as coisas,e contudo não amasse os outros,que bem faria isso?Mesmo que eu tivesse o dom da fé,a ponto de poder falar a uma montanha e fazê-la sair do lugar,ainda assim eu não valeria absolutamente nada sem amor.Se eu desse tudo o que eu tenho aos pobres e fosse queimado vivo por pregar o evangelho,e contudo não amasse os outros,isso não teria valor algum.

O amor é muito paciente e bondoso,nunca é invejoso ou ciumento,nunca é presunçoso ou orgulhoso,nunca é arrogante nem egoísta,nem tampouco rude.O amor não se exige que se faça o que ele quer.Não é irritadiço ou melindroso.

Não guarda rancor e dificilmente notará o mal que os outros lhe fazem.Nunca está satisfeito com a injustiça,mas se alegra quando a verdade triunfa.SE VOCÊ AMAR ALGUÉM,SERÁ LEAL PARA COM ELE.CUSTE O QUE CUSTAR.SEMPRE ACREDITARÁ NELE.SEMPRE ESPERARÁ O MELHOR DELE,E SEMPRE SE MANTERÁ EM SUA DEFESA.

Todos os dons e poderes especiais que vêm de Deus terminarão um dia,porém o amor continuará para sempre.Algum dia a profecia,o falar em línguas desconhecidas e a sabedoria especial - os dons desaparecerão.Portanto,agora sabemos muito pouco,mesmo com nossos dons especiais;e a pregação dos mais dotados é ainda muito imperfeita.Entretanto,quando tivermos sido completos e aperfeiçoados,então cessará a necessidade desses dons especiais e insuficientes,e eles desaparecerão.

É como neste caso:quando eu era criança,falava e pensava e raciocinava como criança.Mas quando me tornei homem,meus pensamentos se desenvolveram muito além dos pensamentos da minha infância,e agora eu deixei as coisas de criança.De igual modo,agora só podemos ver e compreender um pouquinho a respeito de Deus,como se estivéssemos observando seu reflexo num espelho muito ruim;mas o dia chegará quando o veremos integralmente face a face.TUDO QUANTO SEI AGORA É OBSCURO E CONFUSO,MAS DEPOIS VEREI TUDO COM CLAREZA,TÃO CLARAMENTE COMO DEUS ESTÁ VENDO AGORA MESMO NO INTERIOR DO MEU CORAÇÃO.

HÁ TRÊS COISAS QUE PERDURAM - A FÉ,A ESPERANÇA E O AMOR - E A MAIOR DESTAS É O AMOR.

1 Coríntios 13:13

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deus reina sobre as nações;Deus esta assentado em seu Santo Trono. ( Salmos 47:8)