segunda-feira, 5 de abril de 2010

Aí é destruída


O Senhor disse à Josué:"NÃO FIQUE COM MEDO,NEM PERCA A CORAGEM!REÚNA O EXÉRCITO INTEIRO E VÁ ATACAR AÍ,POIS AGORA VOCÊ VAI CONQUISTAR AQUELA CIDADE!OLHE!EU JÁ ENTREGUEI À VOCÊ O REI,O POVO,A CIDADE E TODO O TERRITÓRIO DE AÍ.

VOCÊ VAI FAZER COM A CIDADE E COM O REI ,A MESMA COISA QUE VOCÊ FEZ COM JERICÓ E O REI DE LÁ.SÓ QUE DESSA VEZ OS BENS PODERÃO SER TOMADOS PARA USO DOS ISRAELITAS.ANTES DE MAIS NADA PONHA EMBOSCADAS POR DETRÁS DA CIDADE."

Antes de enviar o grosso das tropas,Josué mandou de noite na frente,trinta mil homens valentes,para ficarem de emboscada atrás da cidade,bem perto dela,prontos para entrar em ação.

"Este é o plano",explicou Josué:

"Quando o nosso exército atacar,os homens de Aí sairão da cidade para enfrentar as tropas como da outra vez.E nós fugiremos.Vamos deixar que eles venham em nossa perseguição até que todos estejam fora da cidade,pois vão dizer:

"Vejam!Os israelitas estão fugindo como na primeira vez".Então vocês saem da emboscada e invadem a cidade -´pois ela vai ser entregue à vocês pelo Senhor.Ponham fogo na cidade pois foi o que o Senhor ordenou."

Assim,eles saíram para cumprir as ordens.Ficaram emboscados entre Betel e o lado Ocidental de Aí.Mas as tropas restantes passaram a noite no acampamento. e Josué ficou junto com elas.Na manhã seguinte,bem cedo,Josué preparou os homens e partiram em direção a Aí.

Os líderes foram também.Pararam na beira de um vale,ficando eles ao norte de Aí.Naquela noite Josué mandou outros cinco mil homens para juntar-se aos que estavam emboscados a oeste da cidade.

Ele porém,passou a noite neste vale que ficava entre o exército de Josué e a cidade de Aí.

Vendo o rei de Aí os israelitas do outro lado do vale,e ignorando a existência da emboscada por trás,dirigiu os seus homens numa batalha a campo aberto,já bem cedo de manhã.Josué e todo o exército de Israel fingiram que estavam vencidos e fugiram na direção do deserto.

Todos os soldados da cidade foram chamados para perseguir os israelitas.Nenhum soldado ficou em Aí e Betel.As cidades ficaram sem nenhuma defesa e com as portas abertas.

Então o Senhor disse à Josué:

"Aponte a lança em direção de Aí,pois vou entregar a cidade à você."Josué obedeceu.E quando os homens emboscados viram o sinal dado por Josué,saíram da emboscada,invadiram a cidade e puseram fogo nela.Olhando para trás,os homens de Aí viram a fumaça que subia da cidade incendiada,e não tinham para onde ir!Quando Josué e as tropas que estavam com ele viram a fumaça,entenderam que os homens da emboscada já tinham tomado a cidade;voltaram pois, e se puseram a destruir os perseguidores deles.E não ficou nisso!Os israelitas que estavam na cidade,saíram e atacaram os inimigos pela retaguarda.Assim os homens de Aí caíram na armadilha e morreram todos!Não houve nenhum sobrevivente,fora o rei de Aí.Ele foi capturado e entregue à Josué.

Depois que os israelitas mataram todos os soldados inimigos pelos campos e até ao deserto,foram à cidade e mataram todos os habitantes.Morreu naquele dia toda a população de Aí - doze mil pessoas ao todo - pois Josué ficou com a lança apontada para lá até cair morta a ultima pessoa.Mas o gado e os bens da cidade não foram destruídos.O Senhor tinha dito à Josué que os israelitas podiam ficar com tudo.Então Aí foi reduzida a um montão de ruínas,e assim ficou até hoje.

Josué mandou enforcar o rei de Aí numa árvore,mas mandou retirar o corpo de lá ao pôr-do-sol.Depois,por ordem de Josué,lançaram o cadáver em frente da porta da cidade e jogaram sobre ele um montão de pedras que lá está ainda até hoje.


Renovação da aliança


Então Josué construiu um altar ao Senhor Deus de Israel no monte Ebal,como Moisés tinha ordenado no Livro da Lei escrito por ele:"Façam um altar de pedras brutas,não partidas nem lavradas com ferramentas."Os sacerdotes ofereceram sacrificíos queimados e oferta de paz sobre o altar.E ali,aos olhos do povo de Israel,Josué gravou nas pedras uma cópia das Leis escritas por Moisés.

Então todo o povo de Israel - contando os líderes,os oficiais,os juízes e os estrangeiros que moravam com os israelitas - foram divididos em dois grupos.

Metade ficou em pé no monte Gerizim e outra metade ao pé do monte Ebal.Os sacerdotes que levavam a arca ficaram entre os dois grupos,prontos para dar a bênção.

Tudo foi feito de acordo com as instruções dadas há muito tempo por Moisés,servo do Senh0r.Tudo pronto,Josué leu para eles todas as declarações de bênção e de maldição que Moisés tinha escrito no Livro das Leis de Deus.Todos os mandamentos escritos por Moisés foram lidos - sem ficar nenhum deles fora.E foram lidos diante de todo o povo reunido,incluindo as mulheres,as crianças e os estrangeiros que viviam entre os israelitas.

Josué 8:1-35

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deus reina sobre as nações;Deus esta assentado em seu Santo Trono. ( Salmos 47:8)