segunda-feira, 25 de abril de 2011

Oséias 2:1-23

                                  A infidelidade do povo
                  e a fidelidade de Deus

  Você Jezreel,troque os nomes de seu irmão e de sua irmã.Chame seu irmão de Ami(meu povo);chame sua irmã de Ruhamah(compadecida),porque agora Deus vai ter compaixão dela!
  Chame a atenção de sua mãe,porque ela se tornou mulher de outro homem.Eu já não sou mais o marido dela.
  Digam para ela parar com a sua prostituição,que deixe de se entregar a outros homens.Se ela não fizer isso vou deixa-la nua como o dia em que nasceu.Vou tirar tudo o que ela possui,vou deixa-la morrer de sede como se estivesse perdida num deserto,sem comida e sem água.
  Além disso não vou favorecer os outros filhos que ela teve,como se fossem meus filhos,são de outros homens.
  A mãe dessas crianças cometeu adultério,traiu seu marido.O que ela fez foi uma vergonha.Ela disse:"Vou atrás de outros homens,para me oferecer a eles em troca de comida,bebida e roupas".
  Por isso vou cercar os seus caminhos com espinhos.Ela vai se perder,e quando sair atrás de seus amantes,não vai alcança-los.Ela vai procurar e não vai encontrar os seus amantes.Pensará então:"Bem que eu podia voltar para o meu marido,porque com ele eu estava muito melhor do que agora."
  Ela não compreende que tudo o que tem foi dado por mim.Fui eu que dei o ouro e a prata,que ela usou para adorar a Baal,seu ídolo!
  Mas agora não vou dar a ela o vinho e os cereais que antes eu distribuía a vontade.Vou tirar dela as roupas que escondiam sua nudez.Não vou dar mais grandes colheitas de cereais na estação própria,nem vinho no tempo das uvas.
  Vou deixar que ela fique nua em publico,para todos os seus amantes verem,e ninguém será capaz de tirá-la da minha mão.
  Vou dar fim a todas as alegrias que ela tem,vou acabar com as suas festas os seus feriados religiosos e seus banquetes.
  Destruirei os vinhedos e os pomares que ela possui - presentes que ela diz ter recebido de seus amantes - e deixarei que se transformem em mato.Os animais selvagens comerão as frutas dessas árvores.
  Vou castiga-la por causa do incenso que ela queimou a Baal,seu ídolo.Vou castiga-la pelas muitas vezes com que se enfeitou com suas jóias e saiu atrás de seus amantes,deixando-me de lado.Por causa de tudo isso eu a castigarei diz o Senhor.
  Apesar disso,voltarei a gostar dela.
  Eu a levarei ao deserto e falarei do meu grande amor por ela.Lá eu lhe darei volta os vinhedos e transformarei o vale da desgraça em Porta de Esperança.Ela corresponderá ao meu amor e cantará de alegria como nos velhos dias da sua juventude,quando foi tirada por mim do Egito,onde era escrava.
  Nesse dia que ainda vem,ela Me chamará "Meu Marido"em vez de "Meu Baal",Ó Israel eu farei você esquecer os ídolos e você não vai falar os nomes deles nunca mais!
  Naquele tempo farei um trato entre vocês e os animais selvagens,as aves e as cobras.Os homens não terão medo dos animais,destruirei todas as armas  todas as guerras acabarão.
  TODOS VOCÊS PODERÃO VIVER EM PAZ E SEGURANÇA.EU PRENDEREI VOCÊS A MIM,E NÓS SEREMOS UNIDOS POR LAÇOS DE JUSTIÇA,DE RETIDÃO,DE AMOR E MISERICÓRDIA.PRENDEREI TODOS A MIM PELA FIDELIDADE E AMOR,E ENTÃO VOCÊS ME CONHECERÃO COMO NUNCA CONHECERAM ANTES.
  Naquele dia diz o Senhor,responderei aos céus que pedem nuvens,para derramar água sobre a terra em resposta aos pedidos desesperados de chuva.Assim a terra poderá responder aos gritos sufocados dos cereais,das uvas e das oliveiras que pedem umidade e orvalho.Então um grande coro cantará a uma só voz:
  "Deus semeia!""É Ele quem dá vida a tudo!"
  Naquele tempo,semearei israelitas na terra e os farei crescer para mim mesmo!Terei compaixão dos que são hoje "Não-compadecidos"e direi àqueles que hoje são "Não-meu Povo":"Agora vocês são meu povo".E eles responderão:
  "O Senhor é o nosso Deus."
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pois, se nem ainda podeis as coisas minimas, porque estais ansiosos pelas outras? ( Lucas 12:26)