terça-feira, 12 de abril de 2011

Jeremias 29:1-32

                      A carta de Jeremias
                   aos cativos de Babilônia

  Depois que o rei Jeconias,a rainha-mãe,os nobres e pessoas importantes do governo,os ferreiros e carpinteiros de Judá foram levados presos para a Babilônia,Jeremias escreveu uma carta.Esta carta foi destinada aos homens mais velhos,aos sacerdotes e profetas,e à gente comum que o rei Nabucodonosor tinha levado para Babilônia como escravos.Jeremias mandou a carta por intermédio de Elasa,filho de Safã,e Gemarias,filho de Hilquias,ambos mensageiros do rei Zedequias ao rei Nabucodonosor em Babilônia.A carta dizia:
  Esta é a mensagem do Senhor do Universo,o Deus de Israel,a todo o povo que foi levado preso,que Eu expulsei de Jerusalém e mandei para a Babilônia:
  Construam casas boas e duráveis;vocês vão morar nelas por muito tempo.
  Plantem pomares e esperem,porque vocês vão comer os frutos,casem-se,e tenham filhos e filhas;façam seus filhos e filhas casar,e consigam muitos netos.
  Não parem de crescer,aumentem a população de Judá em Babilônia!Orem,e esforcem-se para haver paz na Babilônia.Enquanto ela estiver em paz,vocês viverão em segurança.
  O Senhor do Universo,o Deus de Israel avisa:NÃO SE DEIXEM ENGANAR PELOS FALSOS PROFETAS,ADIVINHOS E FABRICANTES DE SONHOS QUE VIVEM ENTRE VOCÊS.ELES SÓ VÃO DIZER O QUE VOCÊS TEM VONTADE DE OUVIR,PORQUE SÃO MENTIROSOS;AS PROFECIAS QUE ELES FAZEM,NÃO PASSAM DE ILUSÃO.FIQUEM SABENDO QUE EU NÃO ENVIEI ESSES HOMENS COMO MEUS PROFETAS.A verdade é esta diz o Senhor^:Vocês viverão em Babilônia por setenta anos!Depois desse tempo passar,Eu voltarei a lhes dar atenção.Cumprirei as minhas promessas e trarei vocês de volta a Jerusalém.QUEM SABE DOS MEUS PLANOS SOBRE VOCÊS,SOU EU MESMO!SÃO PLANOS DE BEM E NÃO DE SOFRIMENTO,EU LHES DAREI AQUILO QUE MAIS DESEJAM:UM FUTURO DE PAZ EM SUA PRÓPRIA TERRA.NAQUELES DIAS VOCÊS VÃO ME PROCURAR E PEDIR AJUDA.EU OUVIREI  E RESPONDEREI AS SUAS ORAÇÕES.
  VOCÊS ME ENCONTRARÃO SEMPRE QUE ME PROCURAREM,MAS PARA ISSO PRECISAM ME PROCURAR DE TODO O CORAÇÃO.
  É verdade diz o Senhor,vocês Me encontrarão!Vou mudar o rumo de suas vidas;reunirei todos vocês espalhados entre todos os povos do mundo,e os levarei do volta à terra de onde foram expulsos por Mim.
  Mas por enquanto,vocês pensam:
  "O Senhor escolheu alguns de nós aqui na Babilônia para serem seus profetas!"
  Para mostrar que eles são falsos profetas,ouçam o que o Senhor realmente pretende fazer:Vou mandar guerra,fome,doença contra o rei que está ocupando o trono de Davi,e contra o povo de Jerusalém.Eles acabarão como figos podres que não servem para se comer.
  Depois de tudo isso,Eu espalharei toda essa gente pelo mundo afora;eles sempre serão perseguidos pela guerra,pela fome e pela doença.em todo o mundo eles serão símbolos de vergonha;por onde passarem vão provocar espanto e zombaria.
  Isto vai acontecer porque se recusam a ouvir os Meus profetas,que dizem à eles as minhas palavras,desde o principio da nação,diz o Senhor.
  Por isso,oução com atenção a mensagem do Senhor,todos vocês que foram levados presos de Judá para a Babilônia!
  Isto é o que o Senhor do Universo,o Deus de Israel,diz sobre Acabe(filho de Colaías)e Zedequias(filho de Maaséias),esses "profetas"que andam espalhando mentiras em meu nome,entre vocês.Eu entregarei esses dois nas mãos de Nabucodonosor,rei de Babilônia.Ele vai executar esses homens em público diante de todos vocês.Dai vai surgir uma nova espécie de praga,entre os moradores de Judá,que são escravos na Babilônia.
  Quando quiserem falar mal contra alguém,dirão:"O Senhor faça com vocês,o que fez com Acabe e Zedequias,que foram queimados vivos pelo rei de Babilônia!"Porque estes dois homens fizeram coisas horríveis entre o meu povo.
  Cometeram adultério com as esposas de seus vizinhos e espalharam mentiras em meu nome,profetizando falsamente.Eu conheço muito bem os seus atos,porque vi tudo o que eles fizeram,diz o Senhor.
  O Senhor mandou dizer o seguinte à Semaías,o sonhador:
  "Assim diz o Senhor do Universo,o Deus de Israel:Você escreveu uma carta ao sacerdote Sefanias,filho de Maaséias,e mandou cópias dessa carta a todos os sacerdotes e ao povo de Jerusalém.
  Nessa carta dizia à Sefanias:"O Senhor indicou você para ser sacerdote encarregado do templo,em lugar de Jeioada.
  Você tem a obrigação de prender todos esses fanáticos que dizem ser profetas;você deve colocar esses homens na prisão e no tronco.Porque você ainda não tomou uma providência contra Jeremias,de Anatote,um falso profeta?Ele mandou uma carta ao povo de Judá que está na Babilônia,nessa carta ele afirma que vamos ficar presos na Babilônia por muito tempo.Ele manda o povo construir casas duráveis para morar por muitos anos,manda plantar pomares para aproveitar os frutos das árvores durante muito tempo."
  Mas Safanias procurou Jeremias e leu a carta para ele!Então o senhor deu a seguinte mensagem para Jeremias:
  Mande anunciar a todos os escravos de Babilônia:O Senhor avisa o que vai acontecer a Semaías natural de Neelam.
  Ele fez "profecias"mas não foi escolhido por Mim como profeta.E o que ele espalhou foi pura mentira,e vocês acreditaram nele!Por isso vou castigar a ele a a sua família.Nenhum de seus filhos vai ver o que vai acontecer de bom para o meu povo,porque Semaías ensinou o meu povo  desobedecer.
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os teus mandamentos me tornam mais sábio que os meus inimigos, portanto, estão sempre comigo, ( Salmos 119:98)