quinta-feira, 21 de abril de 2011

Judas 1:1-25

                    Prefácio e saudação

  De: Judas,servo de Jesus Cristo e irmão de Tiago.
  Para:Os cristãos em toda a parte,pois Deus,o Pai escolheu vocês,e Jesus Cristo os tem guardado em segurança.Que vocês possam receber mais e mais da bondade,da paz e do amor de Deus.

           É dever cristão pelejar pela fé

  Meus amigos,muito queridos,eu estive planejando escrever-lhes alguns pensamentos a respeito da salvação que Deus nos deu,porém agora,vejo que em vez disso devo escrever-lhes a respeito de uma outra coisa,instando para com vocês para que defendam bravamente a vontade que Deus,uma vez por todas,entregou ao seu povo para conservar sem mudança através dos anos.Digo isto porque alguns mestres ímpios infiltraram-se entre vocês,dizendo que depois que nos tornamos cristãos,podemos andar como quisermos,sem medo do castigo de Deus.O destino de tais pessoas já foi escrito há muito tempo,pois elas se voltaram contra o nosso único Mestre e Senhor,Jesus Cristo.

        Exemplos da punição dos ímpios

  Para eles a minha resposta é esta:Lembrem-se deste fato - que vocês já conhecem - que o Senhor salvou da terra do Egito,uma nação inteira de pessoas e depois matou cada uma delas que não confiou nEle e não Lhe obedeceu.E lembro a vocês aqueles anjos que antes eram puros e santos,mas se voltaram voluntariamente para uma vida de pecado.
  Agora,Deus os conserva acorrentados em prisões de escuridão,aguardando o dia do juízo.E não se esqueçam das cidades de Sodoma e Gomorra,e as cidades vizinhas,todas cheias de imoralidade de toda a espécie,inclusive a paixão de homens por outros homens.Aquelas cidades foram destruídas pelo fogo e continuam a servir de advertência para nós,de que existe um inferno,no qual os pecadores são castigados.
  E ainda,esses falsos mestres continuam a vidas pecaminosas e imorais,desonrando seus próprios corpos e e rindo-se daqueles que tem autoridade sobre eles,até mesmo escarnecendo dos Gloriosos(aquelas forças poderosas de tremenda maldade que deixaram a sua condição primitiva).O próprio Miguel,um dos anjos mais poderosos,quando estava discutindo com Satanás a respeito do corpo de Moisés,não se atreveu a acusar Satanás ou zombar dele,mas simplesmente lhe disse:"Que o Senhor o repreenda".Mas esses homens zombam e praguejam contra tudo o que não compreendem e como animais fazem tudo o que lhes dá vontade de fazer,e desse modo arruínam as suas próprias almas.
  Ai deles!Porque estão seguindo o exemplo de Caim,que matou seu irmão;e como Balaão,eles farão qualquer coisa por dinheiro;e como Coré,desobedeceram a Deus na esperança de lucro e morrerão debaixo da maldição de Deus.
  Quando esses homens se juntam a vocês nas festas fraternais da igreja,são manchas malignas no meio de vocês,gargalhando e dando escândalo,comendo gulosamente e empanturrando-se,sem se preocuparem com os outros.São como nuvens sem chuva que o vento carrega sobre a terra seca,prometendo muito,mas não realizando nada.São como árvores frutíferas,sem nenhum fruto na ocasião da colheita.Não estão apenas mortos,mas duplamente mortos,pois foram arrancados com raízes e tudo,para serem queimados.
  Tudo o que eles deixam atrás de si é vergonha e desonra,como a espuma suja deixada pelas ondas bravias.Andam vagueando de um lado para outro,parecendo brilhantes como estrelas,mas adiante deles estão a escuridão e as trevas eternas que Deus preparou para eles.
  Enoque,que viveu há muito tempo e pouco depois de Adão,sabia a respeito desses homens e sobre eles disse o seguinte:"Eis que o Senhor virá,acompanhado de milhões dos seus santos.Ele trará a juízo diante dEle todas as pessoas do mundo,para receberem o justo castigo,e provará as coisas terríveis que fizeram em rebelião contra Deus,e revelará tudo o que eles disseram conter Ele".Esses homens são exploradores constantes,eternos insatisfeitos,fazendo todo o mal que lhes dá vontade,são uns exibicionistas espalhafatosos,e quando mostram consideração para com os outros é só para conseguir deles alguma coisa em retribuição.

        A profecia apóstolica.Exortações

  Queridos amigos, lembrem-se do que os apóstolos do Nosso Senhor Jesus Cristo lhes disseram,que nos últimos tempos viriam esses escarnecedores,  cujo único propósito na vida é deleitar-se em todas as formas de maldade que se possa imaginar.Eles provocam discussões;amam as coisas pecaminosas do mundo não tem o Espírito Santo morando neles.
  MAS VOCÊS,QUERIDOS AMIGOS,DEVEM EDIFICAR AS SUAS VIDAS CADA VEZ MAIS FIRMEMENTE SOBRE O ALICERCE DA NOSSA  SANTA FÉ,E APRENDER A ORAR NO PODER E NA FORÇA DO ESPÍRITO SANTO.
  FIQUEM SEMPRE DENTRO DOS LIMITES ONDE O AMOR DE DEUS POSSA CHEGAR ATÉ VOCÊS E ABENÇOÁ-LOS.Esperem pacientemente pela vida eterna que nosso Senhor Jesus Cristo lhes dará na sua misericórdia.
  PROCUREM AJUDAR AQUELES QUE CONTENDEM CONTRA VOCÊS.TENHAM COMPAIXÃO DAQUELES QUE DUVIDAM.SALVEM ALGUNS,ARREBATANDO-OS COMO SE FOSSE DAS PRÓPRIAS CHAMAS DO INFERNO.E QUANTO AOS OUTROS,AJUDEM-NOS A ENCONTRAR O SENHOR,SENDO BONDOSOS COM ELES,MAS TOMEM CUIDADO PARA QUE VOCÊS MESMOS NÃO SEJAM ARRASTADOS PARA OS MESMOS PECADOS DELES.
  Detestem qualquer vestígio do pecado deles,enquanto têm compaixão deles como pecadores.

                           A doxologia

  E agora - toda glória àquele que é o único Deus,aquele que nos salva por meio de Jesus Cristo,nosso Senhor;sim,o esplendor e a majestade,todo o poder e autoridade,são dEle desde o principio;são dEle e serão dEle para todo o sempre.
  E Ele pode guardá-los de escorregar e cair e levá-los,perfeitos e sem pecados à sua gloriosa presença,com vigorosas aclamações de alegria perpétua.Amém.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os teus mandamentos me tornam mais sábio que os meus inimigos, portanto, estão sempre comigo, ( Salmos 119:98)