segunda-feira, 18 de abril de 2011

João 8:21-59

     Jesus defende a sua missão e autoridade

  Depois Ele disse novamente:"Eu vou embora;vocês Me procurarão e morrerão em seus pecados.Vocês não podem ir para onde Eu vou".
  Os judeus perguntavam:"Estará Ele pensando em se matar?Que quer Ele dizer com"Vocês não podem ir para onde Eu vou?"
  Então Ele disse:"Vocês são debaixo, e Eu sou lá de cima.Vocês são deste mundo,Eu ,não.Foi por isto que Eu disse que vocês morrerão nos seus pecados;porque não crêem que Eu sou o Messias,o Filho de Deus,vocês morrerão nos seus pecados".
  "Diga-nos,quem é você?"exigiram eles.
  Ele respondeu:"Eu sou Aquele que sempre disse que era.Eu poderia condenar vocês por muitas coisas,e ensinar-lhes muitas coisas,mas não farei isso,porque Eu digo apenas o que diz Aquele que Me enviou,e Ele é a verdade".Porém,ninguém entendeu que Ele estava falando a respeito de Deus.
  Então Jesus disse:"Quando vocês tiverem matado o Messias,então perceberão que Eu sou Ele mesmo,e não tenho falado das minhas próprias ideias,mas,pelo contrário,tenho falado as palavras o que o Pai Me ensinou.E Aquele que Me enviou está comigo - Ele não Me abandonou - porque Eu sempre faço as coisas que Ele gosta".
  Então muitos dos lideres judaicos,que ouviram Jesus dizer estas coisas,começaram a acreditar que Ele era o Messias.
  E JESUS FALOU A ESTES QUE CRERAM:"VOCÊS SÃO VERDADEIRAMENTE MEUS SEGUIDORES SE VIVEREM COMO EU DIGO,E CONHECERAM A VERDADE,E A VERDADE LIBERTARÁ VOCÊS".
  "Mas somos descendentes de Abraão",disseram eles,"e nunca fomos escravos de nenhum homem na terra!
  Que quer dizer você com "libertará?"
  Jesus respondeu:"Vocês são escravos do pecado, todos vocês.E os escravos não tem direitos,mas o Filho tem todos os direitos que existem!Portanto,se o Filho os libertar,vocês serão livres de verdade - (Sim,Eu entendo que vocês são descendentes de Abraão!)E apesar disso,alguns estão querendo matar-Me porque a minha mensagem não acha lugar dentro do coração de vocês,Eu estou dizendo o que vi quando estava com o meu Pai.Mas vocês estão seguindo a orientação do pai de vocês."
  "Nosso pai é Abraão",afirmaram eles.
  "Não!"respondeu Jesus."Pois se fosse ele,vocês seguiriam o bom exemplo dele.Mas em lugar disso,estão procurando matar-Me - e tudo porque Eu disse á vocês a verdade que ouvi de Deus.
  Abraão não faria uma coisa dessas!
  Não;vocês estão obedecendo ao seu legítimo pai quando agem dessa forma".
  Discussões com lideres religiosos.
  Eles responderam"Nós não somos filhos ilegítimos - e o nosso Pai legítimo é o próprio Deus".
  Jesus continuou:"Se isso fosse assim,então vocês Me amariam,porque Eu vim à vocês da parte de Deus.Eu não estou aqui por Mim mesmo,mas foi Ele que Me enviou.Porque vocês não podem entender o que Eu estou dizendo?É porque são impedidos de fazê-lo!Porque vocês são filhos do seu pai,o diabo,e gostam de fazer as coisas más que ele faz,ele foi assassíno desde o princípio,e também sempre odiou a verdade - não há nenhum pingo de verdade nele,quando mente,isso é perfeitamente normal;porque ele é o pai dos mentirosos,assim sendo,quando Eu falo a verdade,vocês muito naturalmente não acreditam nela!
  Quem de vocês pode verdadeiramente acusar-Me de um único pecado?(ninguém!)e já que Eu estou dizendo a verdade, por que vocês não crêem em Mim?
  TODO AQUELE CUJO PAI É DEUS,OUVE COM SATISFAÇÃO AS PALAVRAS DE DEUS.E COMO VOCÊS NÃO OUVEM,ISTO PROVA QUE NÃO SÃO FILHOS DELE."
  "Seu samaritano!Estrangeiro!Diabo!"gritaram os lideres judaicos."Não dissemos o tempo todo que Você tem demônio?"
  "Não",disse Jesus,"Eu não tenho demônio em Mim.Porque Eu honro o Meu Pai - e vocês Me desonram.Embora Eu não tenha desejo nenhum de Me fazer grande,Deus quer isto para Mim e julga ( a todos os que Me rejeitam).A pura verdade é que:todos os que Me obedecem,jamais morrerão!"
  Os lideres dos judeus disseram:
  "Agora sabemos que você está dominado pelo demônio.Até Abraão e os profetas mais poderosos morreram, e você ainda diz que obedecer-Lhe vai livrar um homem da morte!Quer dizer que você é maior que o nosso pai Abraão,que morreu?E maior do que os profetas,que morreram?Quem Você pensa que é?"
  Então Jesus disse isso:"Se Eu estou apenas exaltando a Mim mesmo,isto não tem valor.Porém é o Meu Pai -  e vocês dizem que Ele é o seu Deus - quem está dizendo estas coisas gloriosas a Meu respeito.Mas vocês nem conhecem a Deus.Eu,sim.Se Eu falasse de outra maneira,seria um mentiroso tão grande quanto vocês!Mas é verdade - Eu conheço o Pai,a Quem obedeço sempre.
  Abraão,pai de vocês quando soube que Eu vinha,ficou alegre".
  Os lideres judaicos:"Você não tem nem 50 anos de idade - certo?E como viu Abraão?
  Jesus:"A pura verdade é que Eu já existia antes de Abraão nascer!"Neste ponto os líderes judaicos apanharam pedras para matar Jesus.mas Ele Se ocultou deles e deixou o templo.

 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deus reina sobre as nações;Deus esta assentado em seu Santo Trono. ( Salmos 47:8)