terça-feira, 23 de março de 2010

Os Deveres dos Pastores para com Várias Classes de Pessoas


Nunca fale asperamente a um homem mais velho,mas discuta com ele respeitosamente,tal como se ele fosse seu próprio pai.Fale aos mais jovens como a irmãos muito amados,trate as mulheres mais velhas como mães,e as moças como suas irmãs,tendo só pensamentos puros sobre elas.

A igreja deve cuidar com carinho das mulheres cujos maridos morreram se elas não tiverem ninguém mais para ajudá-las.Mas se tiverem filhos ou netos,são estes que devem tomar a responsabilidade,pois a bondade deve começar em casa,com o sustento dos pais necessitados.Isto é uma coisa que agrada muito a Deus.

A igreja deve cuidar das viúvas pobres e sozinhas no mundo,se elas estiverem confiando em Deus a espera do seu auxilio,e dedicando muito tempo à oração;mas não,se gastarem o tempo andando ao redor mexericando,procurando apenas prazeres e assim arruinando suas próprias almas.Esta deve ser a sua norma na igreja,a fim de que os cristãos conheçam e façam aquilo que é correto.

MAS QUALQUER UM QUE NÃO CUIDE DOS SEUS PRÓPRIOS PARENTES QUANDO ELES NECESSITAM DE AJUDA,ESPECIALMENTE AQUELES QUE VIVEM NA SUA PRÓPRIA FAMÍLIA,NÃO TEM DIREITO DE DIZER QUE É CRISTÃO.TAL PESSOA É PIOR QUE UM PAGÃO.

A viúva que deseja tornar-se uma das obreiras especiais da igreja deve ter pelo menos sessenta anos e ter sido casada apenas uma vez.Deve gozar da estima de todos por causa do bem que praticou.

Criou bem os filhos?Tem sido amável com os estranhos e com os outros cristãos?Tem ajudado os doentes e aflitos?Está sempre´pronta a demonstrar bondade?

As viúvas mais moças não devem participar deste grupo especial porque é comum depois de algum tempo,elas desrespeitarem seu voto à Cristo e se casarem novamente.E assim elas cairão em condenação,porque quebraram sua primeira promessa.Além disso,costumam ser preguiçosas e gastar o tempo mexericando de casa em casa,intrometendo-se na vida dos outros.Portanto,eu acho que é melhor essas viúvas mais jovens casarem-se novamente e terem filhos e cuidarem dos seus próprios lares.Assim ninguém poderá dizer nada contra elas.

Porque eu tenho receio de que algumas delas já tenham se desviado da igreja e tenham sido tresmalhadas´por Satanás.

Quero lembrar-lhes mais uma vez de que os parentes de uma viúva devem cuidar delas,e não deixar isto para a igreja fazer.A igreja não pode gastar o seu dinheiro cuidando de viúvas que não são completamente sozinhas e que não tenham nenhum outro lugar em que possam dirigir-se.


Acerca dos Presbíteros.Vários conselhos


Os pastores devem fazer bem o seu trabalho devem ser bem pagos e altamente estimados,de maneira especial aqueles que trabalham arduamente,tanto pregando como ensinando.Porque as Escrituras dizem - "Nunca amarre a boca de um boi quando ele está pisando o grão - deixe-o comer enquanto anda!"Em outro lugar:"Aqueles que trabalham merecem pagamento!"

Não ouças queixas contra o pastor,a não ser que haja duas ou três testemunhas para acusá-lo.Se ele realmente pecou,então deve ser repreendido diante da igreja toda,a fim de que ninguém mais siga o seu exemplo.

Com toda a solenidade eu lhe ordeno,na presença de Deus e do Senhor Jesus Cristo,e dos santos anjos ,que você faça isto,quer o pastor seja seu amigo particular,quer não.Todos devem ser tratados e modo exatamente igual.

Nunca tenha pressa em escolher um pastor,pois de outro modo você poderá não perceber os pecados dele então parecerá que você os aprova.E você mesmo não deixe de se afastar de todo o pecado.

(A propósito,isto não significa que você deve deixar completamente de beber vinho.Você deve tomar um pouco de vez em quando como remédio para o seu estômago,pois adoece freqüentemente).

Lembre-se,de que alguns homens até mesmo pastores,levam uma vida pecaminosa e todo mundo sabe disso.Em tais casos você poderá fazer alguma coisa.Em outros porém,somente no dia do juízo resolverá a terrível verdade.Do mesmo modo,Todo mundo sabe quanto bem alguns pastores fazem,mas as vezes as obras deles não são conhecidas até muito tempo depois.

I Timóteo 5:1-25

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pois, se nem ainda podeis as coisas minimas, porque estais ansiosos pelas outras? ( Lucas 12:26)