sexta-feira, 19 de março de 2010

O Testemunho Falso e a Injúria


"Não espalhe noticias falsas.

"Não concorde com o mau dando um testemunho falso.

"Quando prestar depoimento numa demanda judicial,não torça o direito para favorecer a maioria."Não seja parcial nem para proteger o pobre.

"Se você encontrar um boi ou jumento do seu inimigo,veja lá!Leve de volta o animal extraviado."Se vir o jumento de quem não lhe quer bem,caído com a carga no lombo,não passe de largo!Vá ajudar o homem a erguer o animal.


Deveres dos juízes


"Não falsifique o julgamento para prejudicar a causa do pobre.

"Fuja da acusação falsa.

"Não mate o inocente,nem o homem correto.Saiba que Eu não desculpo os que vivem para o mal.

"Não aceite presente como suborno.

Porque o presente cega até mesmo os mais espertos,e corrompe as palavras dos honestos.

"Volto a dizer:Não explore o estrangeiro.Sim,israelitas!vocês sabem o que sente um estrangeiro.Pois vocês foram estrangeiros no Egito!


O Ano de Descanso


"Faça plantações em suas terras,e colha o que elas produzirem.

"Mas de sete em sete anos,deixe a terra descansar um ano.O sétimo ano é o descanso da terra.Não faça plantações nem colheita nesse ano.É para que os pobres de Israel achem o que comer.Os animais comerão o que sobrar no campo.

"Essa Lei é para todas as plantações,incluindo as de uvas e as de oliveiras.


O Sábado


"Repito aqui a Lei do descanso semanal.Faça tudo o que tiver que fazer,nos primeiros seis dias,mas descanse no sétimo,é para o seu boi e o seu jumento descansarem.Também é para o filho da sua criada e o imigrante se reanimarem.

"Israelitas!Ponham atenção em tudo o que eu disse.

"E vejam lá!Não falem,nem lembrem o nome de outros deuses"

"Façam festa em honra a Mim três vezes por ano.

"Primeiro,a festa dos pães sem fermentar - chamados "asmos".Durante uma semana comam pães sem fermentar,como já mandei.Essa festa tem de ser feita no primeiro mês do ano - o mês de Abibe - porque foi nesse mês que vocês saíram do Egito.E ninguém deverá vir à festa sem ofertas para Mim.A segunda festa é a da colheita dos primeiros frutos - chamados "Primícias".Depois do plantio,assim que forem colher os primeiros frutos,façam essa festa.

"A terceira festa é a da colheita geral,mais para o fim do ano."Por ocasião dessas três festas anuais,todo o homem terá de se apresentar diante do Senhor.

"Algumas observações:Ninguém deve me oferecer o sangue dos sacrifícios junto com o pão fermentado.Não deverá ficar gordura nenhuma da Minha festa durante a noite,até o dia seguinte.

Cada um deverá trazer à casa do Senhor os primeiros frutos das suas terras.E que ninguém cozinhe o cabrito no leite da própria mãe dele.


Deus Promete a Posse da Terra


"Eu mando um anjo forte na frente do meu povo,para o guardar e o levar ao lugar que preparei para ele."Tomem cuidado diante dele!Escutem o que disser!Não desobedeçam a Ele,pois não perdoará os pecados que cometeram contra Ele.O anjo de que falo tem meu nome!Mas se tiverem o cuidado de obedecer o que Ele disser e fazer o que Ele mandar,então sim!SEREI INIMIGO DOS SEUS INIMIGOS.ESTAREI CONTRA OS QUE ESTIVEREM CONTRA VOCÊS.

"O MEU ANJO VAI NA FRENTE DE VOCÊS Ele os vai levar aos amorreus,aos heteus,aos farezeus,aos cananeus,aos heveus e aos jebuseus.e vou destruir todos estes povos!

Não adorem,nem respeitem os falsos deuses deles.Não façam o que eles fazem.Ao contrário!Destruam totalmente aqueles ídolos!Despedacem as colunas deles!

SIRVAM AO SENHOR.O DEUS DE VOCÊS.ENTÃO O SENHOR ABENÇOARÁ O SEU PÃO E A SUA ÁGUA,E SUA SAÚDE.TIRARÁ DO MEIO DE VOCÊS AS DOENÇAS.NA SUA TERRA NÃO EXISTIRÁ MULHER INCAPAZ DE CONCEBER OU DE DAR À LUZ A FILHOS.NINGUÉM MORRERÁ ANTES DO TEMPO - PORQUE EU DAREI VIDA LONGA E COMPLETA A TODOS VOCÊS.

"MANDAREI NA SUA FRENTE O MEDO DE MIM.DESTE MODO,EM QUALQUER NAÇÃO ONDE VOCÊS ENTRAREM,O POVO FICARÁ EM CONFUSÃO.FAREI COM QUE TODOS OS SEUS INIMIGOS VOLTEM AS COSTAS PARA VOCÊS E FUJAM.TAMBÉM MANDAREI VESPAS NA FRENTE DE VOCÊS.Elas expulsarão para longe de Israel os haveus,os cananeus e os heteus."Vou expulsar esses povos todos em um só ano.Não!Se fizer isso a terra virará um deserto e os animais ferozes se multiplicarão contra vocês - pois Israel é um povo muito pequeno."Vou mandar embora aqueles povos aos poucos.Enquanto isso,vocês ficarão numerosos e poderão tomar posse efetiva do território que já dei à vocês como herança."Eu mesmo vou traçar os limites do seu pais.Os limites serão estes:do Mar Vermelho até o Mar dos Filisteus,e do deserto até o rio Eufrates.

"Vou entregar em suas mãos os moradores daquelas terras,vocês expulsarão todos eles do território.

"Não façam nenhuma aliança com esses povos,nem com os falsos deuses deles!"Não deixem que eles morem no território de Israel,para que não levem vocês a pecarem contra Mim.

"Se prestarem culto aos ídolos deles.isto será uma armadilha para vocês."

Êxodo 23:133

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muitas são ó Senhor, as Tuas misericórdias, vivifica-me segundo os teus juízos. ( Salmos 119:156)