segunda-feira, 22 de março de 2010

Jesus e a Tradição dos Anciãos


O Que Contamina os Homens


Então chegaram de Jerusalém alguns fariseus e outros lideres dos judeus para fazer umas perguntas à Jesus.

"Por que os seus discípulos desobedecem as antigas tradições judaicas?"Perguntaram."Pois eles não fazem caso da nossa cerimonia de lavar as mãos antes de comer".E Ele respondeu;"E por que as tradições de vocês desobedecem os mandamentos diretos de Deus?Por exemplo,a lei de Deus é:Honre o seu pai e a sua mãe;qualquer um que maltrata os seus pais deve morrer".Mas vocês dizem:

Mesmo que os seus pais estejam passando necessidade,você pode dar o dinheiro do sustento dele para a igreja,em lugar de dar à eles".E ASSIM,POR MEIO DA SUA REGRA CRIADA PELOS HOMENS,VOCÊS ANULAM A ORDEM DIRETA DE DEUS PARA QUE HONREM E CUIDEM DE SEUS PAIS.

Seus fingidos!Bem que Isaías profetizou de vocês:"ESTE POVO DIZ QUE ME HONRA,MAS SEUS CORAÇÕES ESTÃO MUITO LONGE DE MIM.A SUA ADORAÇÃO NÃO VALE NADA,PORQUE ENSINAM AS SUAS LEIS FEITAS PELOS HOMENS EM LUGAR DAS LEIS QUE VÊM DE DEUS.

Então,Jesus clamou para o povo e disse:"Ouçam o que eu digo e procurem entender!Você não se torna impuro por comer alimentos impuros no cerimonial!

É O QUE VOCÊ DIZ E PENSA QUE O TORNA IMPURO.

Então,os discípulos vieram e lhe disseram:"O Senhor ofendeu os fariseus com aquela observação."

Jesus respondeu:"TODA PLANTA QUE NÃO FOI PLANTADA POR MEU PAI,SERÁ ARRANCADA;PORTANTO NÃO FAÇAM CASO DELES.SÃO GUIAS CEGOS,GUIANDO CEGOS,E TODOS CAIRÃO NUMA VALA."

Então Pedro pediu à Jesus que explicasse o que Ele queria dizer que não é a comida proibida no cerimonial que contamina a gente.

"Vocês não entendem?Perguntou-lhes Jesus."Vocês não vêem que qualquer coisa que se come vai para o estômago e vai para fora outra vez?

PORÉM,AS PALAVRAS MÁS QUE SAEM DUM CORAÇÃO MAU,E CONTAMINA O HOMEM QUE FALA ESSAS PALAVRAS.´PORQUE DO CORAÇÃO SAEM OS MAUS PENSAMENTOS,O ASSASSÍNIO,O ADULTÉRIO,A FORNICAÇÃO,O ROUBO,A MENTIRA E A CALÚNIA.SÃO ESTAS COISAS QUE CONTAMINAM.MAS NÃO HÁ CONDENAÇÃO ESPIRITUAL EM COMER,SEM PRIMEIRO CUMPRIR A CERIMONIA DE LAVAR AS MÃOS!"


A Mulher Cananeia


Jesus deixou aquela parte do pais e caminhou oitenta quilômetros até Tiro e Sidon.

Uma mulher de Canã que estava morando ali,veio a Ele,implorando:

"Tenha pena de mim ó Senhor,Filho do Rei Davi!Porque minha filha tem um demônio nela,e constantemente a atormenta."

Mas Jesus não lhe deu resposta nenhuma - nem mesmo uma palavra!Então seus discípulos insistiam que Ele a mandasse embora."Mande que vá andando"diziam eles"porque ela está irritando a gente com todas as suas queixas."

Então Ele disse à mulher:"Eu fui enviado para socorrer os judeus,e não os outros."

Porém ela chegou-se e adorou a Jesus,suplicando novamente:"Senhor socorra-me!"

Não parece direito tirar o pão das crianças para jogá-los aos cachorros"disse Ele.

"Sim,é mesmo!Respondeu ela,"porém até os cachorros debaixo da mesa podem comer as migalhas que caem".

"Mulher"disse-lhe Jesus"Sua fé é grande e o seu pedido está atendido".E a filha dela foi curada naquele momento.


Jesus Volta para o Mar da Galiléia

e cura muitos enfermos


Então Jesus voltou para o Mar da Galiléia,subiu para uma montanha e sentou-se ali,E uma enorme multidão trouxe-lhe os seus coxos,cegos,aleijados,aqueles que não podiam falar,e muitos outros,e os colocou diante de Jesus,e Ele os curou a todos.Que espectáculo era aquilo!Aqueles que antes não tinham sido capazes de dizer uma palavra,estavam falando com facilidade,os defeituosos estavam perfeitos,os paralíticos andavam e saltavam,e aqueles que tinham sido cegos enxergavam!as multidões se admiravam e louvavam o Deus de Israel.


A Segunda Multiplicação

de Pães e Peixes


Então Jesus chamou os seus discípulos para perto dEle e disse:"Eu tenho pena desta gente - eles estão aqui comigo há três dias,e já não têm nada para comer;Eu não quero mandar ninguém embora com fome,senão vão desmaiar no caminho."

Os discípulos responderam:"E onde conseguiríamos o suficiente aqui no deserto para toda esta gente comer?"

Jesus perguntou-lhes:"Quanto de comida vocês têm?"Eles reponderam:"sete pães e alguns peixinhos!"

Então Jesus mandou todo o povo sentar no chão.Tomou os sete pães e os sete peixes,deu graças a Deus por eles,e os dividiu em pedaços,e os entregou aos discípulos para apresentarem à multidão.

E cada um comeu até fartar-se - 4.000 homens,além de mulheres e crianças!Depois,disso,quando as sobras foram recolhidas,havia sete cestos cheios de comida!

Então Jesus mandou o povo para casa,entrou no barco e foi para Magadã.

Mateus 15:1-39






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu, o Senhor, o chamei em retidão; segurarei firme a sua mão. Eu o guardarei e farei de você um mediador para o povo e uma luz para os genti...