segunda-feira, 1 de março de 2010

A Clemência de Deus,Apesar da infidelidade do Povo


Há uma lei que diz o seguinte:

Se um homem se divorciar de sua mulher e ela se casar novamente,ele não poderá voltar a unir-se a ela,porque está contaminada.Fazer isso seria espalhar o pecado por toda a terra.Você me deixou e teve muitos amantes como uma prostituta qualquer,mas apesar de tudo isso,diz o Senhor:"Volte para Mim",passe os olhos por toda a terra;olhe bem para todos os montes e morros!Existe um único lugar em que você não tenha cometido adultério,deixando-me de lado e adorando falsos Deuses?Você é como a prostituta,esperando um cliente nas esquinas escuras!Sozinha,como um árabe do deserto,você esperava os seus amantes e sujou a terra com o pecado da prostituição;É por isso que as chuvas da primavera não vieram e houve seca.Mas você é mesmo uma prostituta e não sente vergonha disso.E apesar de tudo você ainda se dirige a Mim dizendo:"Meu pai o Senhor sempre foi meu amigo,certamente não vai ficar zangado por uma coisinha à toa vai?O Senhor não vai esquecer tudo?"Você fala muito manso quando se dirige à Mim.mas continua a cometer pecado sobre pecado.

Eu recebi outra mensagem do Senhor durante o reinado de Josias:

Você viu o que fez a malvada nação de Israel?Como uma esposa infiel,que se entrega a outros homens sempre que tem oportunidade,Israel adorou outros deuses em todos os montes e debaixo de todas as grandes árvores.Eu pensei que depois de fazer tudo isso,ela se arrependeria e voltaria para Mim,mas não voltou.E Judá sua irmã infiel,viu essa constante traição,não deu a miníma importância,nem mesmo quando me divorciei da infiel.Pelo contrário ela mesma se entregou abertamente á prostituição,indo adorar outros deuses.Para ela não havia diferença;adorou com grande barulho,deuses de pau e de pedra,e com isso o pecado se espalhou por toda a terra,que ficou contaminada aos olhos de Deus.E depois de fazer esse todo esse mal,a infiel Judá "voltou" para Mim,mas o seu arrependimento era puro fingimento,diz o Senhor.Na verdade,o Senhor disse,que Israel,a infiel é menos culpada que Judá,a esposa mentirosa e traidora!

Por isso Jeremias vá dizer à Israel:

Israel,Israel,meu povo pecador,arrependa-se e volte para Mim!Eu tenho muito amor e gosto de perdoar,se você fizer isso,Eu não jogarei sobre você o meu castigo,e nem continuarei zangado para sempre.Você precisa apenas reconhecer o seu pecado,confesse que desobedeceu o Senhor o seu Deus,e que O traiu adorando ídolos debaixo de toda a árvore grande,confesse que você não quis ouvir a minha voz,quando Eu lhe ensinava o caminho certo.


O Povo Exortado a Arrepender-se


Filhos pecadores e desobedientes,arrependam-se e voltem!Eu sou o seu verdadeiro Mestre e vou trazer vocês de volta à terra de Israel - um daqui,outro de lá,dessa e daquela família.EU VOU LHES DAR PASTORES VERDADEIROS,QUE PENSAM E SENTEM COMO EU,ELES VÃO GUIAR VOCÊS COM SABEDORIA E INTELIGÊNCIA.

E então,quando a população de Israel crescer novamente e a terra estiver cheia de gente,o Senhor promete que vocês não terão saudades dos "bons tempos".Vocês não sentirão saudades da Arca,onde estavam guardados os símbolos do trato entre Deus e Israel;ela não será lembrada nem construída novamente,porque o Senhor mesmo viverá entre vocês.Jerusalém será conhecida como o "Trono do Senhor".Todas as nações do mundo se reunirão ali para adorar ao Senhor,e nunca mais se esforçarão para fazer o que deseja o seu coração rebelde e malvado.Naquele tempo,as nações de Israel e Judá voltarão juntas de sua escravidão das terras do Norte e habitarão na terra que Eu dei como herança aos seus antigos parentes.Eu pensava na maneira de dar um lugar à você entre os meus filhos.Queria descobrir um modo de dar à você esta bela terra,a melhor terra do mundo!E a única maneira era você Me considerar seu pai e nunca se afastar de Mim.Mas o que aconteceu foi justamente o contrário;como uma mulher mentirosa que abandona o marido para viver com um amante.Assim você Me abandonou e foi adorar outros deuses.

Estou ouvindo um barulho no alto dos montes,barulho de gente chorando.

São os filhos de Israel que não quiseram saber do Senhor Deus e se afastaram para longe dEle,voltem,meu filhos desobedientes!Voltem para Mim,e Eu os curarei dessa terrível desobediência.

E eles respondem:Sim,nós voltaremos porque o Senhor é o nosso Deus.Já estamos cansados de adorar ídolos sobre os montes,e realizar festas imorais nos altos dos morros,tudo isso não passa de ilusão.A verdade é que somente no Senhor o nosso Deus,existe salvação para Israel.

Desde a infância temos visto nossos pais desperdiçarem tudo o que tinham - ovelhas,gado,filhos e filhas - adorando ídolos a vergonha de Israel!Temos agora de nos arrastar,cobertos de pecado e de vergonha,e reconhecer que desde a infância,nós e nossos parentes antigos,temos pecado contra o Senhor nosso Deus,nós não quisemos obedecer a sua voz.

Jeremias 3:1-25



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deus reina sobre as nações;Deus esta assentado em seu Santo Trono. ( Salmos 47:8)