quinta-feira, 11 de março de 2010

A Mulher de Samaria


Quando o Senhor ouviu dizer que multidões maiores do que as que iam a João vinham a Ele,para serem batizadas e tornarem-se seus seguidores - (embora Jesus mesmo não batizasse,e sim os seguidores dEle) - Deixou a Judeia e voltou a província da Galileia.

No caminho,teve que passar por Samaria.E lá perto do meio-dia,quando se aproximava da aldeia de Sicar,veio ao poço de Jacó,situado na propriedade que Jacó tinha dado ao seu filho José.Jesus estava cansado da longa caminhada ao sol quente e,sentou-se exausto ao lado do poço.

Logo uma mulher samaritana veio tirar água,e Jesus pediu um pouco.Ele estava sozinho naquela hora,enquanto os seguidores tinham ido à aldeia comprar comida,a mulher ficou surpresa que um judeu pedisse qualquer coisa à uma "desprezada samaritana" - geralmente eles nem falam com elas!E comentou isso com Jesus.

Ele respondeu:"Se ao menos soubesse que presente maravilhoso Deus tem para você,e quem sou Eu,você me pediria um pouco de água!"

" Mas o Senhor não tem corda nem balde,disse ela,"este é um poço muito fundo de onde tiraria essa água viva?

Além do mais,o Senhor é mais importante que o nosso antepassado Jacó?

Como pode oferecer água melhor do que esta que ele,seus filhos e seu gado beberam a vontade?"

Jesus respondeu que as pessoas voltavam a ficar com sede logo depois de beber aquela água.Mas a água que Eu dou,disse Ele,"torna-se dentro de todos uma fonte permanente,dando-lhes de beber a vida eterna para sempre."

"Por favor Senhor"disse a mulher,dê um pouco dessa água para mim!Assim eu nunca mais terei sede,nem terei de fazer longa caminhada aqui todos os dias!"

Vá buscar seu marido,disse Jesus.Mas eu não sou casada respondeu a mulher.

"Isso é uma grande verdade" falou Jesus."Pois você já teve cinco maridos e nem é casada com o homem com o qual esta vivendo agora.(Você não poderia ter falado uma coisa mais verdadeira)."


A verdadeira Adoração


"Senhor"disse a mulher:"Percebo que o Senhor deve ser um profeta.Mas me diga uma coisa:Por que é que vocês os judeus,insistem em que em Jerusalém é o único lugar de adoração,enquanto nós os samaritanos,dizemos que é aqui(no Monte Gerezim),onde os nossos antepassados adoraram?

Jesus respondeu:"Vem chegando a hora mulher,que não nos preocuparemos mais em adorar o Pai aqui ou em Jerusalém.PORQUE NÃO É ONDE ADORAMOS QUE TEM VALOR,MAS COMO ADORAMOS.

_A NOSSA ADORAÇÃO É ESPIRITUAL,É VERDADEIRA?TEMOS A AJUDA DO ESPÍRITO SANTO?

PORQUE DEUS É ESPÍRITO,E NÓS PRECISAMOS TER AJUDA DELE PARA ADORAR COMO DEVEMOS.O Pai quer de nos essa qualidade de adoração.Mas vocês os samaritanos sabem muito pouco a respeito dEle,e adoram às cegas,enquanto nós os judeus,sabemos tudo a respeito dEle,pois a salvação vem ao mundo por meio dos judeus."

A mulher disse:"Bem,mas ao menos eu sei que o Messias virá - aquele que se chama Cristo - e quando ele vier explicará tudo para nós".

Então Jesus lhe disse:"Eu sou o Messias!"

Bem,nesse momento chegaram os seguidores,.Ficaram surpresos de encontrar Jesus falando com uma mulher,mas nenhum deles perguntou nada.

Nisso a mulher deixou o seu cântaro ao lado do poço,voltou à aldeia e disse à todo o mundo:"Venham conhecer um homem que me disse tudo quanto eu já fiz na vida!Será que esse não pode ser o Messias?"Então o povo veio da aldeia correndo para ver Jesus.


A Ceifa e os Ceifeiros


Enquanto isso,os seguidores insistiam com Ele para que comesse.

"Não"respondeu,"Eu tenho uma comida a respeito da qual vocês não sabem nada".

"Quem terá trazido esse comida?"

Perguntavam os seguidores uns aos outros.

Foi quando Jesus explicou:"Minha comida vem de fazer a vontade de Deus,que Me enviou,e terminar a sua obra.

Vocês acham que o trabalho da colheita começará só quando terminar o verão,daqui a quatro meses?Olhem em volta de vocês!Vastos campos de almas humanas estão amadurecendo por toda a parte ao nosso redor,e já estão prontos para a colheita agora.Aos ceifeiros se pagarão bons salários e eles estarão ajuntando almas eternas nos depósitos do céu!Que alegrias estão reservadas,tanto para o semeador como para o ceifeiro juntos!

Pois é verdade que um semeia e um outro qualquer faz a colheita.Eu enviei vocês para colherem onde não plantaram;outros fizeram o serviço duro e vocês receberam a colheita."


Muitos Samaritanos Crêem em Jesus


E muitos samaritanos daquela aldeia creram que Ele era o Messias,por causa da declaração da mulher:"Ele me disse tudo quanto eu já fiz na vida!"(Quando eles saíram para ver Jesus junto ao poço,rogaram-lhe para que Ele ficasse na aldeia,e Ele ficou dois dias,tempo suficiente para muitos deles crerem nEle,depois de ouvi-lO.Então diziam à mulher:"Agora nós cremos porque ouvimos Jesus por nós mesmos,e não somente por causa do que você nos contou,Ele é na verdade o Salvador do mundo).


Jesus Volta à Galileia


Depois de dois dias Ele saiu para a Galileia,pois como Jesus costumava dizer:"Um profeta é aplaudido em toda a parte,menos na sua própria terra".

Mas os Galileus receberam Jesus de braços abertos,porque tinham estado em Jerusalém na comemoração da Páscoa e tinham visto alguns milagres dEle.


A Cura do Filho de Um Oficial do Rei


No caminho da sua viajem pela Galileia,Jesus chegou na cidade de Caná,onde havia transformado a água em vinho.Enquanto Ele estava ali,um homem da cidade de Cafarnaum,oficial do governo,cujo filho estava muito doente,soube que Jesus chegava da judeia e viajava pela Galileia.Este homem foi à Caná,encontrou Jesus e pediu que ele fosse à Cafarnaum curar o seu filho,que a essas altura se achava às portas da morte.

Jesus perguntou,nenhum de vocês vai crer em Mim,se Eu não fizer sempre mais milagres?"

O oficial implorava:"Senhor,por favor,venha já,antes que o meu filho morra".

Então Jesus lhe disse:"Volte para casa o seu filho está curado!"O homem creu em Jesus e foi para casa.Enquanto ele estava a caminho,alguns dos seus criados vieram ao seu encontro com a noticia de que tudo ia bem - o filho dele tinha sarado!Ele perguntou quando o rapaz tinha começado a sentir-se melhor,e eles responderam:"Ontem à tarde,mais ou menos a uma hora,e a febre dele desapareceu de repente!

Então o pai percebeu que aquele era o momento exato em que Jesus havia dito:"O seu filho está curado".E o oficial,juntamente com toda a sua família creu que Jesus era o Messias.

Este foi o segundo milagre de Jesus na Galileia,depois de chegar à Judeia.

João 4:1-54




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deus reina sobre as nações;Deus esta assentado em seu Santo Trono. ( Salmos 47:8)