sexta-feira, 25 de março de 2011

Isaías 30:1-17

                     Contra a aliança com o Egito

  Pobres desses meus filhos desobedientes e teimosos,que fazem planos em ouvir as minhas ordens,diz o Senhor.Vocês vão fazer esse tratado de ajuda com o Egito contra a minha vontade,aumentando o número de seus pecados.
  Sem pedirem a minha opinião,vocês desceram ao Egito para pedir ajuda e proteção à Faraó!Saibam que,confiando em Faraó vocês vão sofrer uma grande decepção,uma enorme vergonha!Ele não tem como cumprir as promessas de ajuda que fez!Os embaixadores de Judá percorrer todo o reino do Egito,de norte a sul,de Zoã até Hanes,mas de nada adiantará.porque os egipcíos não darão o menor auxilio aos judeus.
  O que o Senhor diz contra o Egito é o seguinte:os mensageiros de Judá levarão ao Egito camelos e jumentos carregados de tesouros para comprar a ajuda dos egipícios.Passarão por uma terra deserta e perigosa,habitada por leões e cobras venenosas muito rápidas.E tudo isso por nada,porque o Egito não vai dar nenhuma ajuda aos judeus!As promessas de auxilio feitas pelo Egito não tem o menor valor,por isso Eu chamo de "Dragão relutante".
  Você,Isaías,deve escrever estas minhas palavras diante destes príncipes desobedientes.Escreva-a num livro para que fique gravada para sempre a condenação que Eu fiz da incredulidade de Israel.Se você não registrar as minhas palavras,eles dirão depois:"Não!O Senhor nunca nos disse isso!"
  Os judeus são desobedientes e teimosos.Dizem aos meus profetas:"Calem-se!Não queremos mais ouvir suas mensagens!"ou então"não nos diga a verdade,falem um pouco de coisas boas.Profetizem coisas agradáveis e ilusões!
  Parem de falar dos caminhos de Deus;já escutamos o suficiente sobre o seu 'Santo de Israel'".
  Esta é resposta do Santo de Israel:
  Já que vocês desprezam o que Eu lhes digo.já que preferem confiar na violência e na mentira e se apoiar no pecado,esse pecado que cometeram vai ser para vocês como uma brecha num muro alto,que vai se inclinando e cai,de repente!Deus vai castigar vocês:Ele os quebrará como um vaso de barro,de tal forma que os cacos não servirão para cousa alguma,de tão pequenos.Porque o Senhor Deus,o Santo de Israel diz o seguinte:Vocês só serão salvos se,arrependidos,voltarem para Mim e dependerem totalmente do meu poder.A sua força está na confiança em Mim,mas vocês não querem saber disso!
  Pelo contrário,vocês dizem:"Nós vamos conseguir a ajuda do Egito,e cavalos bem ligeiros!Só que estes cavalos vão ser usados para fugir dos seus inimigos,e eles serão muito mais ligeiros do que vocês!Cada um deles vai colocar mil judeus em fuga!Com medo de apenas cinco deles

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deus reina sobre as nações;Deus esta assentado em seu Santo Trono. ( Salmos 47:8)