sexta-feira, 21 de maio de 2010

2 Samuel 22:1-51

Cântigo de Davi em ações de graça

Este foi o Cântigo de louvor a Deus,entoado por Davi depois de ele ter livrado o seu povo das mãos de Saul e de outros inimigos:
"O Senhor é a minha rocha,
minha fortaleza e meu Salvador.
Eu me esconderei em Deus,
que é a minha rocha e o meu refúgio.
Ele é meu escudo
e minha salvação
Meu refúgio e torre alta,
Obrigado,ó meu Salvador,
por me livrar de todos os meus inimigos.
Eu invocarei o Senhor,
Que é digno de ser louvado;
Ele me livrará de todos os meus inimigos.
As ondas da morte me cercaram;
Correntes de águas me encobriram;
Armaram-me ciladas,e fui preso
Pelo inferno e pela morte.
Mas,em minha angústia clamei ao Senhor,
E de seu templo Ele me ouviu.
Meu clamor chegou aos seus ouvidos.
Então a terra se abalou e tremeu;
Os fundamentos dos céus se abalaram
Por causa da sua ira.
Das suas narinas saiu fumaça;
Fogo saiu da sua boca
e consumiu tudo diante dele,
Espalhando-se o fogo pela terra.
Ele fez baixar os céus e veio à terra;
Caminhou sobre as nuvens escuras
Ele cavalgou sobre os querubins
sobre as asas do vento.
As trevas o cercaram,
E eram densas as nuvens ao seu redor;
A terra estava radiante com o seu brilho.
O Senhor trovejou desde os céus.
O Deus acima de todos os deuses elevou a sua voz.
Ele desferiu suas setas de relâmpago,
E dispersou seus inimigos.
Pelo sopro de suas narinas
o mar foi divido em dois.
Eis que o fundo do mar foi visto.
Do alto,ele me amparou
e me salvou das águas;
livrou-me de inimigos poderosos,
Daqueles que me odiavam,
E daqueles que eram muito mais fortes que eu.
Eles caíram sobre mim
no dia da minha calamidade,
Mas o Senhor foi a minha salvação.
Ele me livrou e me amparou,
pois Ele se agradou de mim.
Procurei ser bondoso,
E conservar puras as minhas mãos.
E o Senhor me recompensou.
De Deus eu não me afastei.
Das suas Leis eu tomei conhecimento,
a elas eu prestei obediência.
Fui inteiramente submisso a Ele
E zeloso no meu proceder,
Por isso o Senhor me abênçou muito,
Por que Ele conhece a pureza do meu coração.
É misericordioso com os misericordiosos,
E a sua perfeição atinge aqueles que são perfeitos.
Revela a sua pureza
aos que são puros;
Mas a sua destruição cai sobre o que pratica o mal.
Ele salva e ampara os humildes sofredores.
Mas derriba os altivos,
Pois conhece todos os seus movimentos.
O Senhor é a minha luz!
Ele ilumina a escuridão da minha vida.
Pelo seu poder vencerei exércitos;
E pela sua força transporei muralhas,
O caminho de Deus é perfeito.
A palavra do Senhor, verdadeira.
Ele protege a todos que nele se escondem.
Somente nosso Senhor é Deus;
Não há outro Salvador.
Deus é minha fortaleza,e a minha força,
Ele me traz a salvo.
ELE FAZ LIGEIROS OS MEUS PÉS
COMO LIGEIRAS SÃO AS CABRAS DOS
MONTES SOBRE AS ROCHAS.
ELE ME DÁ AGILIDADE NA GUERRA,
E FORÇA PARA DOBRAR UM ARCO DE BRONZE,
O SENHOR ME DEU O ESCUDO DE SUA SALVAÇÃO;
E A SUA BONDADE ME ENGRANDECEU.
ALONGOU OS MEUS PASSOS
PARA QUE OS MEUS PÉS NÃO VACILASSEM,
PERSEGUI OS MEUS INIMIGOS
E OS DESTRUÍ,SEM DEIXAR UM SE QUER.
DEBAIXO DOS MEUS PÉS
DERRUBEI TODOS OS MEUS INIMIGOS.
NEM UM SÓ TEM POSSIBILIDADE DE LEVANTAR-SE,
POIS ELE ME DEU FORÇA NA BATALHA
E PODER PARA SUJEITAR OS QUE CONTRA MIM SE LEVANTAREM.
Pôs os meus inimigos a correr;
e eu a todos destruí.
Eles clamaram em vão por auxilio;
Clamaram a Deus,
E Deus não atendeu.
Então eu os esmaguei,e os transformei em pó;
Espalhados eles foram
Como o pó que se espalha pelas ruas.
O Senhor me tem preservado,
Dos rebeldes do meu povo
E como cabeça das nações me colocou!
Até mesmo os estranhos me servirão
Submissos,ao ouvirem a minha voz,
Ao ouvirem falar do meu poder.
Os estrangeiros saem dos seus esconderijos
Com o coração cheio de temor.
O Senhor vive.
Abênçoada seja a minha Rocha.
Louvor seja dado a Ele -
A Rocha da minha salvação.
Louvado seja Deus
Que destruiu aqueles que são contra mim,
E ao mesmo tempo me livrou dos meus inimigos.
Sim,Ele me engrandeceu e me exaltou sobre eles.
Me livrou da violência.
Graças dou,ó Senhor!
O seu nome seja louvado entre as nações,
O Senhor deu vitórias maravilhosas ao seu rei,
Ele cobriu de misericórdia o seu escolhido -
Davi e toda a sua casa,
Para sempre."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deus reina sobre as nações;Deus esta assentado em seu Santo Trono. ( Salmos 47:8)