sábado, 22 de maio de 2010

Marcos 7:1-37




Jesus e a tradição dos anciãos


o que contamina o homem




Certo dia algum dos líderes religiosos judaicos chegaram de Jerusalém para fazer investigações a respeito de Jesus,e notaram que alguns discípulos dEle deixavam de seguir os rituais judaicos comuns antes de comer.


(Porque os judeus,especialmente os fariseus,não comem enquanto não lavam os braços até os cotovelos,conforme as antigas tradições exigem.Por isso,quando,eles voltam da rua para casa,devem sempre lavar-se desta maneira antes de tocar em qualquer comida.Este é apenas um dos muitos exemplos de leis e regulamentos,eles se apegaram durante séculos,e ainda seguem,tais como sua cerimonia de purificação de vasilhas,panelas e pratos).


Portanto,os líderes religiosos Lhe perguntaram:"Por que os seus discípulos não seguem os nossos antigos e tradicionais costumes?Pois eles comem sem primeiro seguir a cerimonia de lavar-se."


Jesus respondeu:"Seus fingidos!O profeta Isaías descreveu vocês muito bem quando disse:'Este povo fala de maneira agradável a respeito do Senhor,mas não têm amor algum por Ele.A adoração dessa gente é uma farsa,pois o que ensinam são os mandamentos feitos por eles'.


Por que vocês desprezam as ordens expressas de Deus,e põem no lugar delas as próprias tradições de vocês.Estão simplesmente rejeitando as leis de Deus e as estão espezinhando por causa da tradição.


Por exemplo:"Moisés lhes deu esta Lei da parte de Deus:"Honre o seu pai e a sua mãe".Ele disse todo aquele que falar contra o pai ou contra a mãe deve morrer.


Mas vocês afirmam que está perfeitamente certo que um homem despreze seus pais necessitados,dizendo-lhes:'É uma pena,mas eu não posso ajudar vocês!


Porque o que eu podia ter dado à vocês,eu dei como oferta no templo'.E assim vocês quebram a lei de Deus para proteger a sua tradição feita pelos homens.Isto é apenas um exemplo.Há muitos,muitos outros mesmos."


Então,Jesus chamou a multidão novamente para que viesse ouvir:"Ouçam,vocês todos",disse Ele,"e procurem entender.A alma de vocês não é prejudicada pelo que vocês comem,mas sim,pelo que vocês pensam e dizem!"


Depois,ele entrou numa casa para afastar-se do povo,e os seus discípulos Lhe perguntaram o que Ele queria dizer com a declaração que acabava de fazer.


"Nem vocês,tampouco entendem?"


Perguntou Ele:"Vocês não podem ver que o que comem,não prejudica a alma de vocês?Pois a comida não entra em contato com o seu coração,mas apenas passa através do aparelho digestivo".(Dizendo isto,Ele mostrou que nenhum tipo de comida faz aml à alma).


Então Ele acrescentou:"É a mente que pode contaminar.Porque de dentro do coração dos homens,vêm os maus pensamentos de imoralidade,roubo,assassínio,adultério,desejo de possuir o que pertence aos outros,falta de temor a Deus,engano,paixões carnais,inveja,calúnia,orgulho,e todas as outras loucuras.Todas estas coisas ruins procedem de dentro;são elas que contaminam e fazem vocês indignos de Deus."




A mulher sírio-fenícia




Nisso Ele deixou a Galileia e foi para a região de Tiro e Sidon,e procurava manter em segredo o fato de que Ele estava ali,mas não pôde.Porque,como de costume,a noticia da sua chegada espalhou-se depressa.


Imediatamente,veio a Ele uma mulher,cuja filhinha estava possessa de um demônio.Tendo ouvido falar de Jesus,agora,veio e caiu aos pés dEle.


Suplicava-Lhe que livrasse a filha dela do poder do demônio,(porém,ela era sírio-fenícia,uma estrangeira desprezada!).


Jesus Lhe disse:"Primeiro eu tenho que socorrer a minha própria família - os judeus.Não é correto tomar a comida dos filhos e jogá-la para os cachorros".


Ela respondeu:"É verdade,sim Senhor,mas até mesmo os cachorrinhos debaixo da mesa recebem os restos dos pratos das crianças."


"muito bem!"disse Ele."Você respondeu bem - tão bem que Eu já curei a sua filhinha.Vá para casa,porque o demônio já a deixou."


E quando ela chegou em casa a sua filha já estava deitada quietinha na cama,e o demônio já havia ido embora.




A cura de um surdo e gago




De Tiro Ele foi para Sidom,e depois voltou ao Mar da Galileia pelo caminho das Dez Cidades.Trouxeram-lhe um homem surdo e gago;todos pediam à Jesus que pusesse as mãos sobre o homem e o curasse.


Jesus o retirou do meio da multidão,pôs os dedos nos ouvidos do homem e depois cuspiu e tocou a língua dele com a saliva.Então levantando os olhos para o céu Ele suspirou e ordenou:"Abra-se".Naquele instante o homem pôde ouvir perfeitamente e falar claramente!


Jesus ordenou à multidão que não espalhasse a noticia,porém,quanto mais Ele os proibia,mais eles faziam o fato conhecido,porque estavam dominados por um espanto completo.Diziam a toda hora:"Tudo o que Ele faz é maravilhoso;Ele até corrige a surdez e a mudez!"








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deus reina sobre as nações;Deus esta assentado em seu Santo Trono. ( Salmos 47:8)