terça-feira, 19 de janeiro de 2010

As Instruções para os Doze


Um dia Jesus reuniu seus doze discípulos,e deu-lhes autoridade para expulsar todos os demônios e para curar todas as doenças.Depois Ele os enviou para falar à todo o mundo a respeito da vinda do Reino de Deus e para curar os enfermos."Não levem com vocês nenhum bordão",recomendou-lhes,"nem sacola,nem comida,nem dinheiro.Nem mesmo um casaco de sobra.Hospedem-se em apenas uma casa em cada aldeia.

SE O POVO DE UMA ALDEIA NÃO QUISER OUVIR VOCÊS QUANDO ENTRAREM,FAÇAM MEIA VOLTA E VÃO EMBORA,DEMONSTRANDO A IRA DE DEUS CONTRA A CIDADE,SACUDINDO A POEIRA DOS PÉS,QUANDO SAÍREM DE LÁ.

Então eles começaram a percorrer as aldeias,pregando a Boa Nova e curando os doentes.


Herodes e João Batista


Quando as informações dos milagres de Jesus chegaram ao governador Herodes,ele ficou perturbado e confuso,pois estavam dizendo:"Este é João Batista ,que voltou a viver novamente";e outros:"É Elias ou algum outro profeta antigo que se levantou de entre os mortos".Estes boatos estavam circulando por toda a região.

"Eu cortei a cabeça de João" dizia Herodes,"portanto quem é esse homem,de quem eu ouço histórias tão estranhas !" E ele procurava ver Jesus.


A primeira Multiplicação

De pães e peixes


Depois que os discípulos voltaram a Jesus e contaram o que haviam feito , Ele saiu às escondidas com eles para a cidade de Betsaida. Mas o povo descobriu para onde Ele estava indo , e foi atrás . Ele os recebeu bem , ensinando-lhes mais uma vez sobre o Reino de Deus e curando os que estavam doentes .

No fim da tarde os doze discípulos vieram e lhe sugeriram que mandasse o povo embora para as aldeias e propriedades dos arredores , a fim de arranjarem comida e abrigo para a noite : " Pois não há nada para comer aqui neste lugar deserto " , disseram eles.

Mas Jesus respondeu : " Dêem vocês comida a eles !"

"Como,se temos apenas cinco pães e dois peixes entre todos nós?" Protestaram eles. "Nem poderíamos comprar o bastante para toda a multidão" É que havia ali uns 5.000 mil homens!

"Digam-lhes apenas que se sentem no chão em grupos de uns cinquenta cada um",respondeu Jesus.E assim fizeram eles .

Jesus tomou os cinco pães e os dois peixes,levantou o olhar para o céu e deu graças;depois partiu em pedaços os discípulos darem à multidão. Todos comeram à vontade;e ainda,foram recolhidos doze cestos cheios de sobras!


A Confissão de Pedro

Jesus Prediz a Própria Morte


Um dia,quando estava sozinho orando,com os seus discípulos por perto,Jesus aproximou-se e perguntou-lhes:

"Quem é que o povo está dizendo que Eu sou?"

"João Batista",disseram-lhes eles,"talvez Elias,ou um dos outros profetas antigos que se levantou dentre os mortos".

Então Ele perguntou-lhes:"Quem vocês pensam que Eu sou?"

Pedro respondeu: "O Messias - O Cristo de Deus!"

Ele deu-lhes ordens rigorosas para não falarem disto a ninguém."Porque Eu devo sofrer muito",disse Ele,"ser rejeitado pelos líderes judaicos - os anciãos,os sacerdotes principais,e os mestres da Lei - e ser morto;mas três dias depois Eu voltarei à viver novamente!"


O Discípulo de Jesus deve Levar a sua Cruz


Então Ele disse `a todos:"Aquele que quiser Me seguir,deve pôr de lado seus próprios desejos e carregar sua cruz cada dia, para conservar-se junto de Mim!

Quem perder sua vida por minha causa,a salvará;mas quem insistir em conservar a sua vida a perderá;e que vantagem há em ganhar o mundo inteiro quando isto importa em perder-se a si mesmo?

Quando Eu,o Messias,vier na minha glória do Pai e dos anjos Eu Me envergonharei de todos aqueles que agora se envergonham de Mim e das minhas palavras.

Porém esta é a pura verdade - alguns de vocês que se acham aqui agora não morrerão antes de verem o Reino de Deus!"


A Transfiguração


Oito dias depois Ele levou consigo,Pedro,Tiago e João a uma ,montanha para orar.E quando Ele estava orando,seu rosto começou a brilhar,e suas roupas ficaram brilhantes de brancura e de luz.Então apareceram dois homens e começaram a falar com Ele,Moisés e Elias!Eram de uma aparência linda,gloriosa à vista;estavam falando da morte dEle em Jerusalém,que iria acontecer de acordo com os planos de Deus.

Pedro e os outros estavam muito sonolentos e adormeceram.Mas acordaram e viram Jesus cercado de brilho e glória,e dois homens com Ele.Quando Moisés e Elias iam embora,Pedro todo confuso e nem sabendo o que estava dizendo,falou:"Mestre,isto é maravilhoso!vamos armar três abrigos - um para o Senhor,um para Moisés e outro para Elias!"

Mas no mesmo instante em que ele estava dizendo isto,uma nuvem brilhante surgiu por cima e o medo tomou conta deles quando a nuvem os cobriu.E uma voz da nuvem disse:"Este é o meu Filho,meu Escolhido,a quem vocês devem ouvir".

Então quando a voz parou de falar Jesus estava sozinho com os seus discípulos.

Eles não contaram a ninguém o que tinham visto até muito tempo depois.


A Cura de um Jovem Possesso


No outro dia,quando desceram do monte,uma enorme multidão veio ao encontro dEle,e um homem gritou:Mestre,este menino aqui é o meu único filho,e um demônio vive tomando conta dele fazendo-o gritar ele tem convulsões de modo que espuma pela boca,o demônio está sempre dando pancadas nele e dificilmente o deixa em paz,eu pedi aos seus discípulos que expulsassem o demônio,porém eles não puderam".

"Ó gente sem fé!"disse Jesus ( aos seus discípulos)."Até quando Eu devo suportar vocês?tragam o menino aqui".

Quando o menino ia chegando foi jogado pelo demônio no chão numa violenta convulsão.Mas Jesus mandou-lhe que saísse,e curou o menino,entregando-o aos seu pai.

O espanto apoderou-se do povo quando viu esta amostra do poder de Deus.


De novo Prediz Jesus a sua Morte


Enquanto isso como estavam admirados de todas as coisas maravilhosas que Ele estava fazendo,Jesus disse aos seus discípulos"Ouçam-Me e lembrem-se do que Eu vou dizer:Eu, o Messias ,serei traído".Mas os discípulos não sabiam o que Ele queria dizer,porque suas mentes estavam fechadas e tinham medo de perguntar-Lhe.


O Maior no Reino dos Céus


Ora,surgiu entre eles discussão sobre qual seria o maior ( no Reino que haveria de vir.) Mas Jesus sabia os pensamentos deles e por isso pôs uma criancinha ao seu lado,dizendo-lhes:"todo aquele que cuidar de uma criancinha como esta,está mostrando amizade por Mim,e quem mostrar amizade por Mim,está mostrando amizade por Deus,que Me enviou.O seu cuidado pelos outros é a medida de grandeza de vocês".


Jesus Ensina a Tolerância e a Caridade


Seu discípulo João veio `a Ele e disse:"Mestre,nós vimos alguém utilizando o seu nome para expulsar demônios,e lhe proibimos de fazer isso.Afinal,ele não está no nosso grupo".

Mas Jesus disse:"Vocês não deviam ter agido assim!porque todo aquele que não está contra vocês,está por vocês".


O Samaritanos Não Recebem Jesus


Como se aproximava o tempo da sua volta para o céu Jesus resolveu decididamente ir para Jerusalém.

Um dia Ele enviou mensageiros adiante a fim de reservarem hospedagem numa aldeia samaritana.porém foram mandad0s embora!O povo da aldeia não quis saber de nada com eles,porque se dirigiam à Jerusalém.

Quando veio a noticia do que tinha acontecido,Tiago e João disseram à Jesus:"Mestre,podemos pedir que caia fogo do céu para queimar todos eles?"

Mas Jesus voltou-Se e chamou a atenção deles e disse:"Vocês não percebem com que se parece o coração de vocês.Porque o Filho do Homem não veio para destruir a vida dos homens,mas para salvá-la."E eles foram adiante,para uma outra aldeia.


Jesus Põem à Prova os que Queriam Segui-lo


Quando iam passando,alguém disse à Jesus:"Eu o seguirei sempre,onde quer que for".

Mas Jesus respondeu:"Lembre-se Eu não possuo nenhum lugar para encostar a cabeça.As raposas têm covas para morar,e os pássaros têm ninhos,porém Eu o Messias,não tenho lar nenhum aqui na terra".

Outra vez,quando Ele convidou um homem para acompanhá-Lo e ser seu discípulo,o homem concordou - porém queria esperar até à morte do pai.

Jesus respondeu:"Deixa aqueles que não têm a vida eterna preocupar-se com coisas assim.O seu dever é vir e pregar a Vinda do Reino de Deus ao mundo todo".

Ainda outro disse:"Sim,Senhor,eu irei,mas deixa-me primeiro pedir permissão aos da minha casa".

Mas Jesus lhe disse:"Todo aquele que se deixa desviar do trabalho que Eu planejo para ele,não está apto para o Reino de Deus."

Lucas 9:1-62










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deus reina sobre as nações;Deus esta assentado em seu Santo Trono. ( Salmos 47:8)