quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Atos dos Apóstolos


Prólogo


Querido amigo que ama a Deus;na minha primeira carta eu contei a você a vida e os ensinos de Jesus,e como Ele voltou para o céu depois de dar aos seus apóstolos novas instruções por meio do Espirito Santo.Durante os 40 dias depois da sua crucificação ele havia aparecido aos apóstolos diversas vezes em forma humana e provado para eles que era realmente Ele que estava ali. Nessas ocasiões Ele falou a respeito do Reino de Deus .

Um desses encontros Ele disse que não deixassem Jerusalém até que o Espirito Santo viesse sobre eles em comprimento da promessa do Pai , um assunto que já tinham discutido antes.

"João batizou vocês com água " , lembrou Ele , "mas vocês serão batizados com o Espirito Santo dentro de bem poucos dias".


A ascenção de Jesus


Em outra ocasião , quando Jesus apareceu a eles , perguntaram :"O Senhor vai libertar Israel de Roma agora e nos restaurar como uma nação independente ?"

"O Pai é quem determina essas datas " , respondeu Ele , "e elas não são para vocês saberem . Mas quando o Espirito Santo descer sobre vocês , então receberão poder para testemunhar com grande efeito ao povo de Jerusalém , de toda a Judéia , Samaria , e até os confins da terra , a respeito da minha morte e Ressurreição".

Não foi muito depois disso que Ele subiu ao céu e desapareceu numa nuvem , estando todos olhando para Ele.Enquanto estavam forçando a vista para olhar novamente o céu , de repente dois homens vestidos de branco apareceram ali entre eles . E disseram :"homens da Galiléia , porque vocês ficam aqui olhando para cima ? Jesus foi embora para o céu , e algum dia ,tal como foi , Ele voltará !".


A escolha de Matias


Eles estavam no Monte das Oliveiras quando isto aconteceu , de modo que caminharam o trecho de um quilometro de volta a Jerusalém .

E foram fazer uma reunião de oração num cômodo do andar superior da casa onde estavam .Esta é a lista dos que se achavam presentes à reunião:

Pedro ,

João ,

Tiago ,

André ,

Felipe ,

Tomé ,

Bartolomeu ,

Tiago (filho de Alfeu),

Simão (também chamado "O nacionalista"),

Judas (filho de Tiago) ,

e os irmãos de Jesus .

Diversas mulheres inclusive a mãe de Jesus , também estavam lá . Esta reunião de oração continuou por vários dias.Durante este tempo , num dia em que mais ou menos 120 pessoas estavam presentes , Pedro levantou , dizendo o seguinte:

"Irmãos , era necessário que se cumprissem as Escrituras a respeito de Judas , que traiu Jesus , guiando a multidão a encontro dEle , pois isto foi profetizado a muito tempo pelo Espirito Santos , falando por meio do rei Davi.Judas era um de nós , escolhido para ser apóstolo tal como nós fomos.Com dinheiro que ele recebeu pela traição , foi comprado um campo.O próprio Judas na sua queda rebentou-se todo e suas entranhas se esparramaram . A noticia da morte dele espalhou-se rápidamente no meio do povo de Jerusalém , e puzeram no lugar o nome " O Campo de Sangue" .A profecia do rei Davis sobre isto aparece no livro dos Salmos , onde ele diz : "que a sua casa fique deserta sem ninguém morando nela" e ainda : "que o trabalho dele seja entregue para um outro fazer " .

Portanto nós devemos escolher agora um outro para ocupar o lugar de Judas e unir-se a nós como testemunha da ressurreição de Jesus . Escolhamos alguém que tenha estado constantemente conosco desde o nosso primeiro encontro com o Senhor - desde o tempo em que foi baizado por João , até o dia em que foi levado de nós para o céu".

A Assembléia mencionou dois homens : José justo (também chamado de Barsabás) e Matias. Então todos eles oraram para que fosse escolhido o homem certo. " Ó Senhor " , disseram , "o Senhor conhece todos os corações ; mostre-nos qual destes homens escolher como apostolo para substituir o traidor Judas , que se foi para o lugar dele ".

Depois fizeram um sorteio , então Matias foi escolhido e tornou-se apóstolo como os outros onze.

Atos 1:1-26










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu, o Senhor, o chamei em retidão; segurarei firme a sua mão. Eu o guardarei e farei de você um mediador para o povo e uma luz para os genti...