sábado, 4 de fevereiro de 2012

Isaias 58:1-14

                Observância devida do jejum

  Grite bem alto!Tão alto quanto uma trombeta!Anuncie ao meu povo Israel,todos os seus pecados!Para eles que fingem ser tão religiosos!Eles vêm diariamente ao Templo e se mostram muito alegres em ouvir a leitura da minha Lei - como se observassem ela - como se não desprezassem os mandamentos do seu Deus.Eles me fazem perguntas de como cumprir a Lei e tem prazer em participar dos atos religiosos no Templo.
  Eles reclamam:"Nós jejuamos e o Senhor nem notou.Fizemos tanta penitência e o Senhor nem deu importância".Eu vou lhes explicar o por que:"É que mesmo no dia de jejum,vocês pensam em ganhar mais e mais dinheiro,é porque vocês maltratam e exploram os empregados.
  Que adianta fazer jejum,se vocês continuam a brigar e fazer violência?
  Com um jejum desses Eu nunca responderia as orações que vocês Me fazem.
  Será que o que Eu quero é apenas isso,fazer penitência,andar curvado como bambu ao vento,vestir-se de pano de saco e sentar-se sobre cinzas?Vocês acham que isso é o jejum que agrada ao Senhor?
  Não!O jejum que Eu quero é o seguinte:"Parem de explorar os seus empregados,não maltratem os seus servos,perdoem as dívidas dos que não podem pagar,e não obriguem outros a trabalhar como escravos.Além disso,Eu quero que vocês repartam a comida com os famintos,ofereçam abrigo a quem não têm casa,dêem roupas aos que estão nus,e não se escondam de quem precisa de ajuda.Se vocês fizerem isso.Deus lhes dará uma luz mais brilhante que o sol.Ele vai curar vocês todos num instante!A sua piedade vai servir como proteção para os seus passos,e atrás de vocês a glória do Senhor os protegerá.Então quando vocês gritarem,o Senhor responderá,quando vocês pedirem ajuda,Ele dirá:"Eu estou ao seu lado",isso acontecerá se vocês deixarem de escravizar seus servos,se pararem de fazer ameaças e espalhar mentiras!
  Dêem comida aos famintos!Ajudem e consolem os desesperados!Então a sua luz aparecerá brilhante,nas trevas;e a escuridão se tornará clara como o meio-dia.O Senhor guiará vocês para sempre.Mesmo em situações difíceis.Ele dará força e alegria,vocês serão como um jardim bem regado,como uma fonte onde a água não para de correr.Os seus filhos vão reconstruir as cidades destruídas há muito tempo.Vocês serão conhecidos como "O Povo que Reconstroi os Muros e suas Cidades."
  Se vocês guardarem o Meu Dia de descanso,sem correr atrás de lucros e divertimentos no meu dia santo,se vocês tiverem verdadeiro prazer no meu descanso e disserem:"Este é o Santo Dia do Senhor!"Se vocês honrarem ao Senhor em tudo o que fizerem,não procurando fazer a sua própria vontade,nem falando o que não presta,então o Senhor será a sua alegria!Eu mesmo os ajudarei a vencer todas as dificuldades,e ter vitória e glória na terra.Vocês receberão todas as bênçãos que Eu prometi a Jacó,seu pai.Eu mesmo o Senhor estou fazendo essas promessas!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deus reina sobre as nações;Deus esta assentado em seu Santo Trono. ( Salmos 47:8)