quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Lucas 10:17-20

                     O regresso dos setenta

  Quando os 70 discípulos voltaram,contaram- Lhe alegres:"Até os demônios nos obedecem quando dizemos o seu nome".
  "Sim",disse-lhes Ele:"Eu via Satanás caindo do céu como o clarão de um relâmpago!Eu lhes dei autoridade sobre as forças do inimigo,para andar entre serpentes e escorpiões,e para esmagá-los!
  Nada fará mal a vocês!Contudo,o importante não é que os demônios obedeçam a vocês,e sim que os seus nomes estejam registrados como cidadãos do céu".

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Lucas 10:13-16

              Aí das cidades impenitentes

  Que sofrimentos estão reservados às cidades de Corazim e Betsaida!Porque se os milagres que Eu fiz lá,tivessem sidos feitos nas cidades de Tiro e Sidon,muito antes o seu povo teria se arrependido,vestindo-se de pano de saco e jogando cinza na sua cabeça para mostrar sua tristeza.
  Sim,Tiro e Sidon,receberão menos castigo no Dia do Juízo do que estas cidades.E o povo de Cafarnaum,que direi a seu respeito?Será exaltado até o céu?
  Não,serás levado às profundezas do inferno".
  Então disse Ele aos discípulos:
  "Aqueles que acolherem vocês,estão acolhendo a Mim.Aqueles que rejeitam vocês,estão Me rejeitando.E aqueles que Me rejeitam estão rejeitando a Deus que Me enviou".

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Lucas 10:1-12

                   A missão dos setenta

  Depois disto o Senhor escolheu outros setenta discípulos,e os enviou na frente,de dois em dois,às cidades e aldeias que Ele pretendia visitar mais tarde.
  Estas foram as suas instruções a eles:
  "Roguem ao Senhor da colheita que envie mais trabalhadores para ajudarem vocês,porque a safra está muito abundante e os trabalhadores são poucos.
  Agora vão,e lembrem-se de que Eu estou mandando vocês como cordeiros entre lobos.Não levem dinheiro nenhum,nem sacolas,nem mesmo um par de calçados a mais.E não percam tempo pelo caminho.
  Sempre que entrarem em uma casa dêem-lhe a sua bênção.Havendo ali alguém que merecer a bênção,ela ficará;senão a bênção voltará a vocês.
  Quando entrarem numa aldeia,fiquem em uma casa só,comendo e bebendo o que os moradores oferecerem.Podem aceitar hospedagem,porque o trabalho é digno do seu salário!
  Se uma cidade os acolher,sigam estas duas normas:
  1)Comam qualquer alimento que puserem diante de vocês.
  2)Curem os enfermos e digam:O Reino de Deus agora está muito perto de vocês!
  Porém,se não forem recebidos numa cidade,saiam às ruas e digam:Nós estamos limpando dos nossos pés o pó desta cidade como anúncio público da condenação de vocês.Nunca esqueçam de como estiveram perto do Reino de Deus!Até Sodoma estará em melhor situação no Dia do Juízo do que tal cidade.

sábado, 27 de agosto de 2011

Lucas 9:57-62

   Jesus põe à prova os que queriam segui-lo

  Quando iam passando alguém disse à Jesus:"Eu O seguirei sempre,aonde quer que for".
  Mas Jesus respondeu:"Lembre-se Eu não tenho nenhum lugar onde encostar a cabeça.As raposas tem covas para morar,e os pássaros têm ninhos,porém,Eu o Messias,não tenho lar nenhum aqui na terra."
  Outra vez quando Ele convidou um homem para acompanhá-LO - e ser seu discípulo,o homem concordou,porém,queria esperar até a morte do pai.
  Jesus respondeu:"Deixe aqueles que não tem a vida eterna preocupar-se com coisas assim.Seu dever é vir e pregar a vinda do Reino de Deus ao mundo todo".
 Ainda outro disse:"Sim,Senhor eu irei,mas primeiro deixa-me pedir permissão aos da minha casa"
  Mas Jesus lhe disse:"Todo aquele que se deixa desviar do trabalho que Eu planejei para ele,não está apto para o Reino de Deus".
 

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Lucas 9:51-56

           Os samaritanos recebem Jesus

  Como se aproximava o tempo da sua volta para o céu,Jesus resolveu decididamente ir para Jerusalém.
  Um dia Ele enviou mensageiros adiante a fim de reservarem hospedagem numa aldeia samaritana.Porém foram mandados embora!O povo da aldeia não quis saber de nada com eles,porque se dirigiam a Jerusalém.
  Quando veio a noticia do que tinha acontecido,Tiago e João idsseram a Jesus:"Mestre podemos pedir que caia fogo do céu para queimar todos eles?"
  Mas Jesus voltou-se e chamou a atenção deles.E disse:"Vocês não percebem com o que se parece o coração de vocês.Porque o Filho do Homem não veio para destruir a vida dos homens,mas para salvá-la".E Eles foram adiante para uma outra aldeia.
 

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Lucas 9:49-50

      Jesus ensina a tolerância e a caridade

  Seu discípulo João veio a Ele e disse:"Mestre,nós vimos alguém utilizando o seu nome para expulsar demônios,e lhe proibimos de fazer isso.Afinal,ele não está no nosso grupo".
  Mas Jesus disse:"Vocês não deviam ter agido assim!Porque todo aquele que não está contra vocês,está por vocês".

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Lucas 9:46-48

                O maior no Reino dos céus

  Ora,surgiu entre eles uma discussão sobre qual seria o maior(no Reino que haveria de vir.).Mas Jesus sabia os pensamentos deles,e por isso pôs uma criancinha ao seu lado,dizendo-lhes:"Todo aquele que cuidar de uma criancinha como esta,está mostrando amizade por Mim!E quem mostra amizade por Mim,está mostrando amizade por Deus,que Me enviou.O seu cuidado pelos outros é a medida da grandeza de vocês".

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Lucas 9:44-45

             De novo prediz a sua morte

  Enquanto isso,como estavam admirados de todas as coisas maravilhosas que Ele estava fazendo.Jesus disse aos seus discípulos:"Ouçam-Me e lembrem-se do que vou dizer:Eu o Messias serei traído".Mas os discípulos não sabiam o que Ele queria dizer,porque suas mentes estavam fechadas,e tinham medo de perguntar-Lhe.

sábado, 20 de agosto de 2011

Lucas 9:37-43

                                                     A cura de um jovem possesso







No outro dia,quando desceram do monte,uma enorme multidão veio ao encontro dEle,e um homem gritou:"Mestre,este menino aqui é o meu único filho,e um demônio vive tomando conta dele,fazendo-o gritar.Ele tem convulsões de modo que espuma pela boca;o demônio está sempre dando pancadas nele e dificilmente o deixa em paz.Eu pedi aos seus discípulos que expulsassem o demônio,porém eles não puderam."


"Ó gente sem fé!"Disse Jesus (aos seus discípulos)."Até quando Eu devo suportar vocês?Tragam o menino aqui".


Quando o menino ia chegando,foi jogado pelo demônio no chão,numa violenta convulsão.Mas Jesus mandou-lhe que saísse,e curou o menino,entregando-o ao seu pai.


O espanto apoderou-se do povo quando viu essa amostra do poder de Deus.


sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Lucas 9:28-36

                        A transfiguração

  Oito dias depois Ele levou consigo.Pedro,Tiago e João a uma montanha,para orar.E quando Ele estava orando,seu rosto começou a brilhar,e suas roupas ficaram brilhantes de brancura e de luz.Então apareceram dois homens e começaram a falar com Ele - Moisés e Elias!Eram de uma aparência linda,gloriosa à vista,estavam falando da morte dEle em Jerusalém,que iria acontecer de acordo com os planos de Deus.
  Pedro e os outros estavam muito sonolentos e adormeceram.Mas acordaram e viram Jesus cercado de brilho e glória,e dois homens com Ele.Quando Moisés e Elias iam embora,Pedro todo confuso e não sabendo o que estava dizendo,falou:"Mestre,isto é maravilhoso,vamos armar três abrigos - um para o Senhor,outro para Moisés e outro para Elias!"
  Mas ao mesmo instante em que ele estava dizendo isto,uma nuvem brilhante surgiu por cima,e o medo tomou conta deles quando a nuvem os cobriu.E uma voz da nuvem disse:"Este é Meu Filho,o Meu Escolhido,a quem vocês devem ouvir".
  E quando a voz parou de falar,Jesus estava sozinho com os seus discípulos.
  Eles não contaram a ninguém o que tinham visto até muito tempo depois.

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Lucas 9:23-27

  O discípulo de Jesus deve levar a sua cruz

  Então Ele disse a todos:"Aquele que quiser Me seguir,deve por de lado os seus próprios desejos e carregar sua cruz cada dia,para conservar-se junto de Mim!"
  Quem perder sua vida por minha causa,a salvará;mas quem quiser insistir em conservar sua vida,a perderá;e que vantagem há em ganhar o mundo inteiro quando isso importa em perder-se a si mesmo?
  Quando Eu,o Messias,vier na minha glória do Pai e dos seus anjos,Eu Me envergonharei de todos aqueles que agora se envergonham de Mim e das Minhas palavras.
  Porém esta é a pura verdade - alguns de vocês que se acham aqui agora não morrerão antes de verem o Reino de Deus!"

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Lucas 9:18-22

                   A confissão de Pedro
             Jesus prediz a própria morte

  Um dia,quando estava sozinho,orando,com os seus discípulos por perto,Jesus aproximou-se e perguntou-lhes:
  "Quem é que o povo está dizendo que Eu sou?"
  "João Batista",disseram-Lhe eles,"talvez Elias ou um dos profetas antigos que se levantou dentre os mortos".
  Então Ele perguntou-lhes:"Quem vocês pensam que Eu sou?"
  Pedro respondeu:O Cristo,o Filho de Deus!"
  Ele deu-lhes ordens rigorosas para não falarem disto a ninguém."Porque Eu devo sofrer muito",disse Ele,"ser rejeitado pelos lideres judaicos - os anciãos,os sacerdotes principais,e os mestres da lei - e ser morto,mas três dias depois Eu voltarei a viver novamente!"

sábado, 13 de agosto de 2011

Lucas 9:10-17

                    a primeira multiplicação
                          de pães e peixes

  Depois que os discípulos voltaram à Jesus,e contaram o que haviam feito,Ele saiu as escondidas para a cidade de Betsaída.Mas o povo descobriu para onde Ele estava indo,e foi atrás.Ele os recebeu bem,ensinando-lhes mais uma vez sobre o Reino de Deus e curando os que estavam doentes.
  No fim da tarde os doze discípulos vieram e Lhe sugeriram que mandasse o povo embora para as aldeias e propriedades dos arredores,a fim de arranjarem comida e abrigo para a noite."Pois não há nada para comer aqui neste lugar deserto",disseram eles.
  Mas Jesus respondeu:"Dêem vocês comida à eles!"
  "Como,se temos apenas cinco pães e dois peixes,entre todos nós?"Protestaram eles."Nem poderíamos comprar o bastante para toda esta multidão".É que havia ali uns 5.000 homens!
  "Digam-lhes apenas que se sentem no chão em grupos de uns cinquenta cada um",respondeu Jesus.E assim fizeram eles.
  Jesus tomou os cinco pães e os dois peixes,levantou o olhar para o céu e deu graças,depois partiu em pedaços para os discípulos darem à multidão.Todos comeram a vontade,e ainda foram recolhidos doze cestos cheio de sobras!
 
 

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Lucas 9:7-9

                   Herodes e João Batista

  Quando as informações dos milagres de Jesus chegaram ao governador Herodes,ele ficou perturbado e confuso,pois alguns estavam dizendo:"Este é João Batista que voltou a viver novamente",e outros:"É Elias ou algum outro profeta antigo que se levantou de entre os mortos".Estes boatos estavam circulando por toda a região.
  "Eu cortei a cabeça de João"dizia Herodes,"portanto,quem é esse homem de quem eu ouço histórias tão estranhas?"E ele procurava ver Jesus.

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Lucas 9:1-6

               As instruções para os doze

  Um dia Jesus reuniu seus doze discípulos e deu-lhes autoridade para expulsar todos os demônios e para curar todas as doenças.Depois Ele os enviou para falar à todo o mundo a respeito da vinda do Reino de Deus,e para curar os enfermos."Não levem com vocês,nenhum bordão",recomendou-lhes,"nem sapato,nem comida,nem dinheiro.Nem mesmo um casaco de sobra.Hospedem-se em apenas uma casa em cada aldeia.
  SE O POVO DE UMA CIDADE NÃO QUISER OUVIR VOCÊS QUANDO ENTRAREM,FAÇAM MEIA-VOLTA E VÃO EMBORA,DEMONSTRANDO A IRA DE DEUS CONTRA A CIDADE,SACUDINDO A POEIRA DOS PÉS,QUANDO SAÍREM DE LÁ".
  Então eles começaram a percorrer as aldeias,pregando a Boa Nova e curando os doentes.

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Lucas 8:49-56

              A ressurreição da filha de Jairo

  Enquanto Ele ainda estava falando com a mulher,chegou um mensageiro da casa de Jairo com a noticia de que a menina estava morta."Ela já se foi",disse ele ao pai dela,"não adianta incomodar o Mestre agora".
  Porém,quando Jesus soube o que havia acontecido,disse ao pai:"Não tenha medo,apenas confie em Mim,ela ficará boa".
  Quando eles chegaram a casa,Jesus não deixou ninguém entrar no quarto,a não ser Pedro,Tiago e João,com o pai e a mãe da menina.A casa estava cheia de gente chorando,porém,Ele disse:"Parem de chorar ela não está morta;está apenas dormindo!"Isto fez com que zombassem e rissem,porque todos sabiam que ela estava morta.
  Então Jesus a tomou pela mão e  chamou:"Levante-se menina!"Naquele momento a vida dela voltou e logo ficou em pé!Dêem alguma coisa para ela comer!"Disse Ele,os pais dela ficaram cheios de felicidade,mas Jesus insistiu que eles não contassem a ninguém os pormenores do que tinha acontecido.
 

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Lucas 8:43-48

            A cura de uma mulher enferma

  Enquanto eles iam,uma mulher que queria ser curada veio por trás e tocou nEle,porque sofria de uma hemorragia havia doze anos,e não se havia curado(embora tivesse gasto com médicos tudo o que tinha).Porém,no instante em que ela tocou no manto dEle,a hemorragia parou.
  "Quem tocou em Mim?"Perguntou Jesus.
  Todos negaram,e Pedro disse:"Mestre são tantos os que se ajuntam em torno do Senhor..."
  Mas Jesus lhe disse:"Não,foi alguém que de propósito tocou em Mim,porque Eu senti que saiu algum poder de Mim."
  Quando a mulher percebeu que Jesus já sabia,começou a tremer e caiu de joelhos diante dEle,contando-lhe tudo,dizendo que foi curada na hora.
  "Filha"disse-lhe Ele,"a sua fé curou você vá em paz".

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Lucas 8:40-42

                      O pedido de Jairo

  No outro lado do lago,o povo recebeu Jesus de braços abertos,pois O estavam esperando.
  Então um homem chamado Jairo,dirigente de uma sinagoga judaica,veio e caiu aos pés de Jesus,pedindo-lhe que fosse à sua casa com ele,porque estava a morte a sua única filha,uma menina de doze anos,Jesus foi com ele abrindo caminho através do povo.

sábado, 6 de agosto de 2011

Lucas 8:35-39

            Os gerasenos rejeitam a Jesus

  Logo uma multidão saiu para ver com os próprios olhos o que havia acontecido,e viram o homem que tinha estado possesso de demônio sentado calmamente aos pés de Jesus,e vestido e em seu juízo!
  A multidão toda ficou muito assustada.
  Então aqueles que haviam visto isto acontecer,contavam como o homem possesso de demônio tinha sido libertado.
  E todo mundo pediu que Jesus fosse embora e os deixasse em paz(pois uma onda de grande espanto tinha tomado conta deles).Portanto,Ele voltou ao barco e partiu,atravessando para o outro lado do lago.
  O homem que tinha estado possesso de demônio pediu para ir também,mas Jesus não deixou.
  "Volte para a sua família",disse-lhe Ele,e conte-lhes que coisa maravilhosa Deus fez com você".
  Então ele foi pela cidade inteira contando a todos tudo o que Jesus havia feito à ele.

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Lucas 8:26-34

       A cura do endemoninhado geraseno

  Nisso chegaram ao outro lado do lago,em frente da Galileia.Quando Ele estava saindo do barco,um homem da cidade da Gadara,veio-lhe ao encontro;estava possesso de demônio havia muito tempo;sem casa e sem roupa,vivia no cemitério,entre os túmulos.Logo que viu Jesus deu um grito agudo e caiu no chão,diante dEle gritando:"Que quer comigo,Jesus Filho do Deus Altíssimo?Por favor,eu suplico não me atormente!"
  Pois Jesus já estava mandando ao demônio que saísse dele.Este havia dominado ao homem,de tal modo que mesmo quando preso por meio de correntes,logo arrebentava tudo e corria para o deserto,inteiramente debaixo do poder do demônio."Qual é o seu nome?"Perguntou Jesus ao demônio."Legião",responderam eles - porque o homem estava cheio deles!Continuaram pedindo-LHE que não os mandasse para o abismo terrível.
  Ali perto havia uma grande quantidade de porcos comendo  na encosta da montanha,e os demônios rogavam-LHE que os deixasse entrar nos porcos.Jesus disse que eles podiam.Então deixaram o homem e entraram nos porcos,que imediatamente se jogaram por um despenhadeiro lá em baixo,no lago onde todos se afogaram.Os guardas dos porcos fugiram para a cidade próxima,espalhando a noticia,enquanto corriam pelo campo.

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Lucas 8:22-25

            Jesus acalma uma tempestade

  Um dia,por aquela época,quando Jesus e os discípulos estavam num barco,Ele quis que atravessassem para o outro lado do lago.Durante a travessia deitou-se para dormir,e enquanto estava dormindo,o vento começou a aumentar.
  Levantou-se uma grande tempestade,que estava enchendo o barco e eles corriam sério perigo.
  Os discípulos foram depressa,e O despertaram:"Mestre,Mestre,estamos naufragando!"Gritavam eles.
  Então Ele falou à tempestade:"Acalme-se",e o vento e as ondas acalmaram ficando tudo tranquilo!
  Aí Ele perguntou-lhes:"Onde está a fé que vocês têm?"
  Eles ficaram cheios de espanto e diziam uns aos outros:"Quem é este homem que até os ventos e as ondas lhe obedecem?"

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Lucas 8:19-21

                          A família de Jesus

  Certa vez,quando a mãe e os irmãos de Jesus vieram vê-LO,não podiam entrar na casa onde Ele estava ensinando,por causa do povo.Quando Jesus soube que eles estavam do lado de fora e queriam vê-LO,observou:"Minha mãe e meus irmãos são todos aqueles que ouvem a mensagem de Deus e lhe obedecem".

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Lucas 8:16-18

                    A parábola da candeia

  (Em outra ocasião Ele perguntou):
  "Quem alguma vez já ouviu alguém acender uma lâmpada e logo cobri-la para que não brilhe?Não,as lâmpadas são colocadas em lugar alto onde possam ser vistas.Isto mostra a verdade de que algum dia tudo(do coração humano)será trazido à luz e posto as claras para todos.
  Portanto,tomem cuidado na maneira como ouvem;a qualquer que tiver,lhe será dado mais:qualquer que não tiver,até o que ele pensa que tem,será tirado dele".
 

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Lucas 8:-9-15

                A explicação da parábola

  Seus discípulos perguntaram o que significava a história.
  E Jesus respondeu:"Deus lhes deixou saber o significado destas histórias,porque elas contam muita coisa do seu Reino.Porém,este povo ouve as palavras e não entende,tal como os antigos profetas haviam dito.
  Este é o significado da história.A semente é a mensagem de Deus aos homens.
  O caminho duro onde caíram algumas sementes representa o coração duro daqueles que ouvem as palavras de Deus,mas o Diabo logo vem e rouba as palavras,impedindo as pessoas de crerem e serem salvas.A terra cheia de pedras representa aqueles que têm prazer em ouvir os sermões,mas de alguma forma a mensagem realmente nunca chega a eles,não deita raiz nem cresce.Sabem que a mensagem é verdadeira,e crêem um pouco durante algum tempo;mas quando sobrevêem os ventos fortes da perseguição,perdem o interesse.A semente entre os espinhos representa aqueles que ouvem e crêem nas palavras de Deus,mas que têm depois a fé sufocada pela preocupação pelas riquezas,responsabilidades e prazer da vida.Assim eles nunca são capazes de ajudar a nenhum outro a crer na Boa Nova.
  Mas a terra boa representa as pessoas bondosas e honestas.Estas ouvem as palavras de Deus e lhes são fiéis,contando constantemente aos outros,que também logo crêem".

Deus reina sobre as nações;Deus esta assentado em seu Santo Trono. ( Salmos 47:8)