sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Descendentes de Rúben


O filho mais velho de Israel era Rúben,mas já que ele havia feito uma ação muito feia contra o pai,deitando-se com uma das esposas de seu pai,o direito que ele tinha por ser o filho mais velho foi dado à José,seu irmão por parte de pai.Por isso o registro da familia não traz o nome de Rúben como filho mais velho.

Embora José tenha recebido o direito de filho mais velho,mesmo assim Judá foi uma tribo poderosa e muito importante em Israel,e de Judá veio um príncipe.

Os fiçhos de Rúben,primeiro filho de Israel,foram:

Enoque,Palu,Ezrom e Carmi.

Os descendenyes de Joel foram:seu filho Semaías,seu neto Gogue,e seu bisneto Simei.

O filho de Simei foi Mica;seu neto Reaías,e seu bisneto Baal.

O filho de Baal foi Beera.Ele foi chefe da tribo de Rúben e foi levado preso por Tiglate-Pilneser,rei da Assíria.

Seus parentes forem chefes de grupos de famílias e foram incluídos no registro oficial:

Jeiel,Zacarias,

Bela(filho de Azaz,neto de Sema,e bisneto de Joel).

Esses homens da tribo de Rúben,moraram em Aroer,em lugares que ficavam tão longe como o monte Nebo e Baal-Meom.

Joel foi criador de gado, elevava os animais par pastarem até a entrada do deserto,em direção do Oriente,e até ao rio Eufrates,porque havia muito gado na terra de Gileade.

Durante o reinado do rei Saul os homens de Rúben derrotaram os hagarenos na guerra e se mudaram para as tendas deles que ficavam na banda do Oriente de Gileade.


Descendentes de Gade


Em frente deles,na terra de Basã,moraram os filhos de Gade,e eles se espalharam até Salca.

Joel era o mais importante,e depois dele vinha Safã,bem como Janai e Safate.Os parentes dele,os chefes de sete familias,foram Micael,Mesulão,Seba,Jorai,Jacã,Zia e Éber.

Os filhos de Buz,na orden de pai para filho, foram:

Jado,Jesisai,Micael,Gileade,Jaroa,Huri,Abiail.

Aí,filho de Abdiel e neto de Guni,foi o chefe da familia dele.A familia morou em Gileade e em redor,(na terra de Basã),e em toda a região de pastos de Sarom.Todos estavam incluídos nos registros oficiais no tempo de Jotão,rei de Judá,e nos dias de Jeroboão,rei de Israel.


As Histórias das Tribos Transjordânicas


Havia 44.760 homens armados,preparados para a gyerra e valentes no exército de Rúben,Gade e da meia tribo de Manassés.Eles fizeram guerra contra os hagarenos,os de Jetur,de Nafis e de Nodade.PEDIRAM À DEUS PARA AJUDÁ-LOS,E ELE OS AJUDOU,PORQUE CONFIARAM EM DEUS.Assim os hagarenos e todos os que estavam do lado dele foram derrotados e deles foram tirados 50.000

camelos,250.000 ovelhas,2.000 jumentos,e 100.000 pessoas que foram presas.Também morreu na guerra um grande numero de inimigos,pois Deus estava lutando contra eles.Assim os membros da tribo de Rúben moraram nas terras dos hagarenos até o tempo em que foram levados como escravos.

A meis tribo de Manassés espalçhou-se por toda a terra desde Basã até Baal-Hermom,Senir e monte Hermom.Havia muita gente.

Os chefes das famílias eram os seguintes:

Efer,Isi,Eliel,Azriel,

Jeremias,Hodavias e Jadiel.

Cada um desses homens era muito respeitado como grande guerreiro e chefe.

Porém eles não foram como seus pais,que eram homens temente à Deus.Ao contrário,adoravam os ídolos dos povos que Deus tinha destruído.Por isso Deus fez que Pul,rei da Assíria(também conhecido como Tiglate-Pilneser III) entrasse na terra e levasse como escravos os homens de Rúben,Gade,e a meia tribo de Manassés.Eles foram levados para Hala,Habor,Hara,e para o rio Gozã,onde ficaram até ao dia de hoje.

1 Crônicas 5:1-26



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deus reina sobre as nações;Deus esta assentado em seu Santo Trono. ( Salmos 47:8)