quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Atos 19:1-20

                                 Paulo em Éfeso

  Enquanto Apolo estava em Corínto,Paulo viajava pela Turquia e chegou a Éfeso onde encontrou diversos discípulos."Vocês receberam o Espírito Santo quando creram?",perguntou-lhes Paulo.
  "Não"responderam,"nós nem sabemos o que você quer dizer.Que é o Espírito Santo?"
  "Neste caso,que crenças vocês confessaram no seu batismo?"perguntou - "Aquilo que João Batista ensinou"lhes disseram eles.
  Então Paulo mostrou que o batismo de João era a demonstração do desejo de voltar-se do pecado para Deus,e que aqueles que recebiam o batismo dele deviam prosseguir em crer em Jesus,aquele que João disse que viria depois.
   Logo que eles ouviram isto foram batizados no nome do Senhor Jesus,e depois quando Paulo colocou as mãos sobre as cabeças deles,o Espírito santo veio sobre eles,e falaram em outras línguas e profetizaram.Os homens com quem aconteceu isto eram uns doze ao todo.

                       Paulo na escola de Tirano

  Então Paulo foi à sinagoga e pregou corajosamente todas as semanas durante três meses,dizendo em quem ele tinha fé,e convencendo a muitos a crer em Jesus.
  Porém alguns rejeitaram a mensagem dele e falaram publicamente contra Cristo;por causa disto ele saiu de lá,recusando-se a pregar novamente para eles.Depois retirou os crentes e começou uma reunião separada na sala de conferências de Tirano,pregando lá diariamente.Isto continuou pelos dois anos seguintes,de modo que todo o mundo na província Turca da Ásia - tanto judeus como gregos - ouviu a mensagem do Senhor.E Deus fazia milagres extraordinários pelas mãos de Paulo.De modo que até quando os lenços ou peças da roupa que ele usava eram levados,para os doentes eles ficavam curados,e os demônios que estavam neles saiam.
  Um grupo de judeus viajantes que iam de lugar em lugar expulsando demônios,resolveu fazer uma experiência usando o nome do Senhor Jesus.A frase mágica que eles decidiram utilizar ,nos que eram possessos de espíritos malignos era esta:
  "Eu ordeno,por Jesus a quem Paulo prega,que saia!"Quem estava fazendo fazendo isto eram os sete filhos de Cevá,um sacerdote judaico.Mas quando eles tentaram isto com um homem possesso de demônio,o demônio respondeu:"Eu conheço Jesus e conheço Paulo,mas quem são vocês?"E o homem com o espírito mau saltou em cima de dois deles e os espancou,de modo que fugiram da casa dele nus e muito feridos.
  A história do que tinha acontecido espalhou-se rapidamente por toda a Éfeso,tanto entre os judeus como entre os gregos;e um grande medo desceu sobre a cidade,e o nome do Senhor Jesus era grandemente reverenciado.Então muito dos que creram confessavam em público as cousas más que tinham feito antes.
  Muitos dos crentes que tinham praticado magia negra,confessaram as suas obras.Trouxeram os seus livros de bruxaria e os queimaram numa fogueira pública.(Alguém calculou o valor dos livros em 50.000 denários).Isto demonstra como a região toda foi muito abalada pela Palavra do Senhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deus reina sobre as nações;Deus esta assentado em seu Santo Trono. ( Salmos 47:8)