sábado, 16 de julho de 2011

Lucas 6:17-36

              Jesus cura muitos enfermos

  Quando desceram das encostas da montanha,eles se acharam numa região plana e ampla,rodeados por muitos dos seus seguidores e pelo povo,que tinham vindo da Judeia toda,de Jerusalém e de lugares tão ao norte como as costas de Tiro e Sidon,para ouvi-lo ou para serem curados.Ele expulsou muitos demônios.
  Todo mundo estava tentando tocar nEle,por que quando conseguiam,saia dEle poder curativo,e eles saravam.

                     As bem-aventuranças

  Então Ele voltou-se para os seus discípulos e disse:"Felizes são os pobres,pois de vocês é o Reino de Deus!Felizes são os que agora sentem fome,porque vão ter fartura!Felizes os que choram,porque haverão de rir de alegria!Felizes são vocês,se forem odiados e os expulsarem e insultarem,e insultarem seu nome por minha causa!Quando isso acontecer,alegrem-se!Sim,pulem de alegria!Porque haverá uma grande recompensa esperando vocês no céu,juntamente com os profetas antigos, que foram tratados assim também!

                                 Os aís

  Porém,oh,que sofrimentos estão a espera dos ricos!Pois eles tem sua única felicidade aqui na terra.Tem fartura e riqueza agora, porém mais adiante virá um tempo de horrível fome para eles.O seu riso despreocupado de agora significa aflição depois.E que tristeza espera aqueles que são aplaudidos pelas multidões - pois os falsos profetas sempre foram aplaudidos!

                          Da vingança

  Ainda mais:Amem os seus inimigos.Façam o bem àqueles que odeiam vocês.Orem pela felicidade daqueles que maldizem vocês;peçam a bênção de Deus sobre aqueles que prejudicam vocês.
  Se alguém bater-lhe numa face,deixe-o bater na outra também!Se alguém exigir o seu casaco,dê-lhe juntamente a camisa.Dê o que você tem a quem pedir a você;e quando lhe tomarem as coisas não se aflija para recebê-las de volta.Trate os outros como quer que os outros tratem você.

                    Do amor ao próximo

  Vocês pensam que merecem elogios só porque amam aqueles por quem são amados?Até os ímpios!E se fizerem o bem somente aqueles que fazem bem à vocês isso é tão extraordinário assim?Até os pecadores fazem isso!E se vocês emprestarem dinheiro somente a quem pode pagar de volta,que tem isso de bom?Até os piores pecadores fazem assim entre si!
  Amem seus inimigos façam-lhes o bem!Emprestem à eles!Não se preocupem de o fato de que eles não pagarão de volta.Assim a recompensa que virá do céu para vocês será muito grande,e verdadeiramente vocês estão agindo como filhos de Deus:Porque Ele é bondoso com o mal-agradecidos e com aqueles que são muito maus.
  Procurem demonstrar tanta compaixão,como seu Pai faz.

           O juízo temerário é proibido

  Nunca critique nem condene - senão tudo virá de volta sobre você.Demonstrem perdão com os outros assim eles farão o mesmo com vocês.Porque se vocês derem,receberão!Suas dádivas voltarão à vocês em medida cheia,e transbordante,apertada,sacudida para dar lugar a mais um pouco,até derramar.A medida que vocês usarem para dar, - grande ou pequena - será usada para medir o que lhes derem de volta".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deus reina sobre as nações;Deus esta assentado em seu Santo Trono. ( Salmos 47:8)