segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Lucas 17:11-19

                       A cura de dez leprosos

  Continuando eles o caminho para Jerusalém,chegaram ao limite da Galileia com Samaria.E quando entraram numa aldeia dali,dez leprosos pararam a distância,gritando:"Jesus,Senhor,tenha misericórdia de nós!"
  Ele olhou para eles e disse:"Vão ao sacerdote e mostrem-lhe que estão curados!"Enquanto eles iam a lepra desapareceu!
  Um deles voltou a Jesus gritando:"Glória a Deus!Eu estou curado!"
  E lançou-se ao chão diante de Jesus,com o rosto em terra agradecendo-lhe o que ele havia feito.Esse homem era um samaritano.
  Jesus perguntou:"Não foram dez homens que Eu curei?Só este estrangeiro é que volta para dar Glória a Deus?"
  E Jessus disse ao homem:"Levante-se e vá embora a sua fé deixou você bom".

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Lucas 17:3-10

            Quantas vezes se deve perdoar
                           a um irmão

  Chamem atenção de seu irmão se ele pecar,e perdoe ele se ele estiver arrependido.Mesmo que ele ofenda você sete vezes por dia,se volta para pedir perdão todas as vezes,você deve perdoa-lhe".
  Um dia os apóstolos disseram ao Senhor:"Nós precisamos ter mais fé."como poderíamos conseguir isso?"
  Se vocês tivessem uma fé apenas do tamanho de um grão de mostarda,"respondeu Jesus,"ela seria suficientemente grande para arrancar aquela amoreira ali,e manda-la atirar-se ao mar!A ordem de vocês seria logo obedecida!Quando um criado volta de arar o campo ou de cuidar das ovelhas,não se senta logo para comer,mas prepara primeira a refeição do seu senhor e ele serve o jantar antes de comer o seu próprio.Nem assim ele recebe agradecimentos,porque está apenas fazendo o que deve fazer.Assim pois,se você obedecer a tudo o que foi mandado,não deve achar que merece elogios.Porque você apenas cumprira o seu dever!"

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Lucas 17:1-2

                                Os tropeços

  "Sempre haverá tentações para fazer pecar",disse Jesus um dia aos seus discípulos,"mas ai do homem por meio de quem a tentação vem,se ele fosse jogado no mar com uma enorme pedra amarrada ao pescoço,seria muito melhor para ele do que enfrentar o castigo preparado para aqueles que prejudicam a alma das criancinhas".

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Lucas 16:19-31

                       O rico e o mendigo

  "Era uma vez um homem rico",disse Jesus,"que se vestia muito bem e vivia  todos os dias em prazer e luxo.Um dia,Lázaro,um mendigo doente,caiu na porta dele.Enquanto estava ali querendo os restos da mesa do homem rico,os cachorros vieram lamber as suas feridas abertas.Finalmente o mendigo morreu,e foi levado pelos anjos para a presença de Abraão no lugar dos justos que morreram.O rico também morreu e foi sepultado,e sua alma foi para o inferno,ali sofrendo ele podia ver Lázaro lá com Abraão.
  "Pai Abraão!"Gritou ele,'tenha um pouco de compaixão!Mande Lázaro até aqui,ao menos pôr água no ponta do dedo e refrescar a minha língua,pois eu estou sofrendo nestas chamas'.
  Mas Abraão lhe disse:'Filho,lembre-se de que na sua vida você teve tudo quanto queria,e Lázaro não teve nada.Portanto,agora ele está aqui sendo consolado,e você sofrendo tormentos.Além disso,há um grande abismo separando-nos,e quem quiser ir daqui pra lá,é impedido,e ninguém pode chegar até nós.'
  Então o rico disse:Ó Pai Abraão,então por favor,mande Lázaro à casa do meu pai - pois eu tenho cinco irmãos - para avisar todos a respeito deste lugar de sofrimento,a fim de que eles não venham parar aqui quando morrerem'.
  Mas Abraão disse:'As Escrituras já avisaram muitas vezes.Os seus irmãos podem ler isso a qualquer hora que quiserem'.
  O rico respondeu:'Não,Pai Abraão,eles não se darão ao trabalho de ler.Mas se alguém for mandado dos mortos à eles,então abandonarão os seus pecados.'
  Porém Abraão disse:'Se eles não prestam atenção à Moisés e aos profetas,não ouvirão mesmo que alguém volte dos mortos.'

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Lucas 16:18

                      Acerca do divórcio

  "Portanto,quem se divorciar de sua esposa e se casar com outra,comete adultério;e quem se casar com a mulher divorciada;também pratica adultério."

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Lucas 16:14-17

                  Jesus reprova os fariseus

  Os fariseus que amavam profundamente o seu dinheiro,naturalmente zombavam de tudo isso.
  Então Jesus disse:"VOCÊS FAZEM POSE DE DIGNIDADE E BONDADE EM PÚBLICO,MAS DEUS CONHECE OS SEUS MAUS CORAÇÕES.
  O FINGIMENTO FAZ VOCÊS RECEBEREM O RESPEITO DO POVO,PORÉM É UM PECADO MUITO GRANDE AOS OLHOS DE DEUS.Até quando João Batista começou a pregar,as Leis de Moisés e as mensagens dos profetas eram a orientação que vocês tinham.Mas João trouxe a Boa Nova de que o Reino de Deus chegaria logo.E agora multidões ansiosas estão forçando a entrada.
  PORÉM ISSO NÃO QUER DIZER QUE A LEI PERDEU A SUA FORÇA NEM MESMO NO MENOR PONTO.ELA É TÃO FIRME E FORTE COMO O CÉU E A TERRA.

sábado, 22 de outubro de 2011

Lucas 16:1-13

          A parábola do administrador infiel

  Depois Jesus contou esta história aos seus discípulos:"Um homem rico contratou um contador para administrar seus negócios,mas logo correram boatos de que o contador era completamente desonesto.Portanto o patrão o chamou e disse:'Que história é esta que eu estou ouvindo que você está me roubando?Ponha suas contas em ordem,porque você vai ser despedido'.
  O contador pensou consigo mesmo:' agora?Estou liquidado aqui;não tenho forças para a lavoura,sou orgulhoso demais para pedir esmolas.Já sei o que vou fazer!Desta forma eu terei uma porção de amigos para cuidarem de mim quando eu for embora!'
  Então ele convidou todos os que  deviam dinheiro ao patrão dele para virem discutir a situação.Perguntou ao primeiro deles:'Quanto você deve ao patrão?'
  "minha divida é de 3.400 litros de azeite'.Respondeu o homem,bem aqui está o contrato que você assinou',disse-lhe o contador."Rasgue-o e escreva outro com a metade disso!"
  E você quanto deve a ele?'Perguntou ao seguinte.'Mil sacos de trigo.'Foi a resposta.'Aqui disse o contador,'tome a sua nota e troque-s por uma de 800 sacos!"
  O homem rico teve de admirar o desonesto por ser tão esperto.É VERDADE QUE AS PESSOAS DESTE MUNDO SÃO MAIS ESPERTAS NOS SEUS NEGÓCIOS DESONESTOS DO QUE AQUELES QUE AMAM A DEUS.Eu porém, para vocês agirem assim,buscando fazer amigos por meio de trapaça?
  Isso vai garantir a entrada de vocês no lar eterno no céu?Não!PORQUE SE VOCÊS NÃO FOREM HONESTOS NAS COISAS PEQUENAS ,NÃO SERÃO NAS GRANDES.SE VOCÊS ENGANAM UM POUQUINHO SÓ,NÃO SERÃO HONESTOS NAS RESPONSABILIDADES MAIORES.e SE VOCÊS NÃO SÃO DIGNOS DE CONFIANÇA NAS RIQUEZAS DESTE MUNDO,QUEM CONFIARÁ OS VERDADEIROS TESOUROS DOS CÉUS À VOCÊS?E se vocês não são honestos com o dinheiro dos outros como poderão assumir a responsabilidade pelo seu próprio dinheiro?
  Ninguém pode servir a dois patrões,vocês odiarão a um e mostrarão lealdade ao outro,ou vice-versa - gostarão de um a desprezar o outro,não pode servir a Deus e ao dinheiro".
 

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Lucas 15:11-32

                A parábola do filho pródigo

  Para explicar ainda melhor este assunto,contou-lhes a seguinte história:
  "Um homem tinha dois filhos.Quando o mais novo disse ao pai:'Eu quero agora a minha parte da herança,em lugar de esperar até que o Senhor morra!'O pai concordou em dividir a fortuna entre os filhos.
  Poucos dias depois,este filho mais novo juntou toda a parte dele,viajou para uma terra distante,e ali gastou todo o seu dinheiro com festas e prostitutas,quando o dinheiro dele acabou,uma grande fome espalho-se sobre a terra,e ele começou a passar necessidade.Foi então a um fazendeiro local pedir para trabalhar na fazenda,cuidando dos porcos.
  O rapaz andava com tanta fome que desejava encher seu estômago com os legumes que jogava aos porcos,mas ninguém deixou.
  Quando ele finalmente voltou ao seu juízo,disse consigo mesmo:'Lá em casa até os empregados tem comida de sobra,e aqui,eu estou morrendo de fome!Eu vou para casa,junto do meu pai e lhe direi:'Pai eu pequei tanto contra o céu e contra o senhor.E já não mereço ser chamado seu filho.Por favor quero ser seu empregado'.
  Então ele voltou para casa para junto de seu pai.E quando ainda estava a uma grande distância,o pai viu que ele vinha,e ficou cheio de compaixão e alegria!Correu,abraçou e beijou o filho.
  O rapaz disse:'Papai,eu pequei contra o céu e contra o senhor,e não mereço ser chamado seu filho'-
  Mas o pai disse aos escravos:'Depressa,tragam a roupa mais bonita e rica da casa para vestir nele,um anel de pedras preciosas e sapatos!Matem o melhor bezerro que temos.Precisamos fazer uma festa,para comemorar a nossa alegria.Por que este meu filho estava morto e voltou à vida.Estava perdido e foi achado'.Com isto começou a festa.
  Mas o filho mais velho estava nos campos trabalhando;quando ele voltava para casa,ouviu a música das danças,e perguntou a um dos criados o que estava acontecendo.
  'Seu irmão voltou',contou ele.'e o seu pai matou o melhor bezerro e preparou uma grande festa para comemorar a volta dele com saúde'.
  O filho mais velho ficou zangado e não queria entrar.O pai saiu e insistiu com ele.Porém ele respondeu:'Estes anos todos eu tenho trabalhado bastante para o senhor,e nunca me recusei nenhuma vez,a fazer nenhuma só coisa que o senhor me mandou,e em todo este tempo o senhor nunca me deu nem mesmo um cabrito para uma festa com meus amigos.
  Já quando volta este filho,depois de gastar o dinheiro do senhor com prostitutas ,o senhor comemora matando o melhor bezerro que temos na fazenda!'
  'Olhe meu filho querido',disse-lhe o pai,'eu e você somos muito amigo e tudo o que eu tenho é seu.Porém,é justo comemorarmos pois ele é o seu irmão;estava morto e voltou a viver!Estava perdido e foi achado!"'

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Lucas 15:8-10

            A parábola da dracma perdida

  Outra história:Uma mulher tem dez valiosas moedas de prata e perde uma delas.Ela não vai acender uma lâmpada e procurar em cada canto da casa?E depois não vai convidar as suas amigas e vizinhas para se alegrar com ela?
  Da mesma forma há alegria entre os anjos de Deus quando um pecador se arrepende.

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Lucas 15:3-7

                  A Parábola da ovelha perdida

  Então Jesus contou esta história:"Se você tivesse cem ovelhas e uma delas se perdesse no deserto,não deixaria as outras 99 para ir à procura da perdida até conseguir encontrar?Depois você a carregaria nos ombros para casa,todo alegre.Quando chegasse reuniria os seus amigos e vizinhos para alegrar-se com você porque a sua ovelha perdida foi achada.
  Ora,da mesma forma há muito mais alegria no céu por causa de um pecador perdido que volta para Deus,do que por outros 99 que não se perderam!"

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Lucas 15:1-2

                      Jesus recebe pecadores

  Muitas vezes vinham cobradores de impostos(gente desonesta)e outras pessoas de má fama ouvir os sermões de Jesus;com isto começaram diversas queixas dos lideres religiosos e dos estudiosos da lei judaica,porque Ele estava fazendo amizade com aquela gente baixa - e até comendo com eles!

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Lucas 14:34-35

                 Os discípulos,sal da terra

  Para que serve o sal que perde o sabor?Sal sem sabor não presta para nada,nem para adubo.Não tem valor nenhum e deve ser jogado fora.Prestem atenção,prestem atenção para vocês poderem entender as minhas palavras."

sábado, 15 de outubro de 2011

Lucas 14:25-33

        O serviço de Cristo exige abnegação

  Grandes multidões estavam seguindo Jesus.Então Ele fez um discurso assim:
  "Todo aquele que quer ser Meu seguidor,deve amar-Me bem mais do que a seu pai,sua mãe,esposa,filhos,irmãos ou irmãs - sim,mais do que a própria vida;caso contrário não pode ser Meu discípulo se não carregar a sua própria cruz e seguir-Me.
  (Mas é preciso pensar muito antes de resolver).Pois quem começaria a construção de um edifício sem primeiro fazer os cálculos e depois verificar se tem dinheiro suficiente para pagar as contas?De outra forma só poderia completar os alicerces antes de se acabarem os recursos.E então como todos se ririam dele!
  "Estão vendo aquele sujeito ali?"diriam em tom de caçoada:"Começou uma construção e ficou sem dinheiro antes de terminar!"
  E qual é o rei que algum dia pensou em ir à guerra sem primeiro sentar-se com os seus conselheiros e consultar se o exército de 10.000 tem força suficiente para derrotar os 20.000 homens que vem marchando contra ele?
  Se acharem que não,enquanto as tropas inimigas ainda vêm longe,ele mandará uma comissão para combinar as condições de paz.Assim ninguém pode ser Meu discípulo se primeiro não resolver abrir mão de todas as outras coisas por Mim."


 

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Lucas 14:15-24

                 A parábola da grande ceia

  Ouvindo isto,um homem que estava a mesa com Jesus exclamou:"Que privilégio seria entrar no Reino de Deus!"
  Jesus respondeu contando esta história:
  "Um homem preparou uma grande festa e enviou muitos convites.Quando tudo estava pronto,seu empregado foi avisar os convidados que estava na hora da festa.Mas todos eles começaram a dar desculpas.Um disse que tinha acabado de comprar um campo e que tinha que ir ver a sua propriedade.Outro disse que tinha comprado cinco juntas de bois,e queria experimentar todos eles.Outro disse que acabara de casar-se,e por esse motivo não podia ir.
  O empregado voltou e informou ao seu senhor o que eles haviam dito.O homem ficou zangado e mandou depressa que fosse às praças e ruas da cidade e convidasse os mendigos,os aleijados,os cegos e os coxos.Mas mesmo assim ainda havia lugar!
  'Esta bem';disse ele,então vá lá fora nas estradas e caminhos,e todos que encontrar convide e obrigue a vir,para que a casa fique cheia.Pois nenhum daqueles que eu convidei primeiro provará do que eu tinha preparado para eles".
 

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Lucas 14:7-14

                     Os primeiros lugares

  Quando Ele viu que todos os convidados estavam procurando tomar os lugares mais próximo a cabeceira da mesa,deu-lhes esse conselho:"Se você for convidado para uma festa de casamento,não procure sempre o melhor lugar,pois se aparecer alguém mais importante do que você,o dono da casa poderá dizer:'Deixe este homem ficar aqui em seu lugar', você será envergonhado,terá de mudar lá para o fim da mesa!
  Ao invés disto,faça assim:Fique em um lugar pouco importante,e quando o seu hospedeiro o enxergar,virá dizer-lhe:'Amigo,temos um lugar melhor do que este!'Assim você será honrado diante de todos os outros convidados!Porque todo aquele que procura ser importante será humilhado,e aquele que se humilha,será engrandecido".Então Ele voltou-se para o dono da casa:"Quando você oferecer um jantar",disse,"não convide os amigos,os irmãos,os parentes,os vizinhos ricos,que poderão convidar você depois.Ao invés disso,convide os pobres,os aleijados,os coxos e os cegos.
  Então na ressurreição dos que amam a Deus,Ele recompensará você por haver convidado aqueles que não podem convidar ninguém".

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Lucas 14:1-6

                   A cura de um hidrópico

  Um sábado quando Ele se achava na casa de um membro do Conselho judaico,os fariseus estavam observando Jesus,para ver se Ele ia curar um homem que sofria de hidropsia(barriga d'água).
  Jesus disse aos fariseus e especialistas da Lei que se achavam em volta:"Será que está dentro da Lei curar um homem num dia de sábado ou não?"
  E quando eles se recusaram a responder,Jesus tomou o doente pela mão,curou-o e mandou embora.
  Depois voltou-se para eles:"Qual de vocês não trabalho no sábado?"Perguntou:"Se cair uma vaca num buraco,você não vai tirá-la imediatamente?"
  Novamente eles não tiveram resposta para dar.

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Lucas 13:31-35

          A mensagem de Jesus a Herodes
              O lamento sobre Jerusalém

  Poucos minutos depois alguns fariseus disseram:"Vão dizer àquela que Eu continuo expulsando demônios e operando milagres de cura,hoje e amanhã,e no terceiro dia cumprirei meu trabalho.Sim,hoje e amanhã e depois de amanhã,pois não ficará bem para um profeta de Deus ser morto,a não ser em Jerusalém!
  Ó Jerusalém,Jerusalém!Que mata os profetas.A cidade que apedreja aqueles que são enviados para socorrê-la.Quantas vezes Eu quis ajuntar os seus filhos como uma galinha que protege a sua ninhada debaixo das suas asas,mas não Me quiseram deixar.E agora - a sua casa ficará deserta.E vocês nunca mais Me verão até que digam:"Benvindo aquele que vem em Nome do Senhor".

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Lucas 13:22-30

                             A porta estreita

  Jesus andava de cidade em cidade,e de aldeia em aldei,ensinando enquanto caminhava,sempre avançando em direção a Jerusalém.
  Alguém Lhe perguntou:"Só poucos serão salvos?"
  E Ele respondeu:"A porta para o céu é estreita.Façamforça para entrar,porque a verdade é que muitos tentarão,mas quando o chefe da casa já tiver trancado a porta,será tarde demais.Então,se vocês ficarem do lado de fora batendo e pedindo,'Senhor abra-nos a porta'.Ele responderá:'Eu não conheço vocês!'
  'Mas nós comemos com o Senhor,o Senhor ensinou em nossas ruas'dirão vocês.
  E Ele responderá:'Eu digo que não conheço vocês.Não podem entrar aqui,porque praticam o mal vão embora!'
  E haverá choro e ranger de dentes quando vocês estiverem do lado de fora e puderem ver Abraão,Isaque,Jacó e todos os profetas dentro do Reino de Deus - pois virá gente do mundo inteiro para tomar seus lugares ali.E VEJAM ISTO,QUE ALGUNS QUE SÃO DESPREZADOS AGORA,SERÃO DEPOIS GRANDEMENTE HONRADOS;E ALGUNS QUE SÃO TIDOS EM ALTA CONTA AGORA,SERÃO OS DE MENOS IMPORTÂNCIA."

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Lucas 13:20-21

                   A parábola do fermento

  "É como o fermento que uma mulher mistura na massa e que trabalha sem que ninguém veja,até ficar bem crescida e leve".

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Lucas 13:18-19

           A parábola do grão de mostarda

  Nisto Ele começou novamente a ensinar-lhe a respeito do Reino de Deus:
  "Com que se parece o Reino?"Perguntou:"Com que coisa Eu posso comparar?Ele é como uma pequena semente de mostarda plantada numa horta;logo se transforma num arbusto alto,e as aves moram em seus ramos."

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Lucas 13:10-17

                  A cura de uma enferma

  Um sábado quando Ele estava ensinando na sinagoga,viu uma mulher muito aleijada que andava curvada há dezoito anos e era incapaz de endireitar-se.
  Chamando-a para perto,Jesus disse:
  "Mulher você está curada de sua doença!"Ele a tocou,e imediatamente ela pode endireitar-se.E como louvava e agradecia a Deus!
  Porém,o dirigente da sinagoga ficou muito zangado com aquilo,pois Jesus havia curado no dia de sábado."Há seis dias na semana para trabalhar",gritou ele para a multidão."Esses são os dias para vir e buscar a cura,e não no sábado!"
  Mas o Senhor respondeu:"Seu fingido!Você também trabalha no sábado!
  Você no sábado não desamarra o gado das manjedouras para ir beber água?E está errado que Eu,só porque é dia de sábado,liberte esta mulher judia de 18 anos que ficou presa a Satanás?"
  Isto envergonhou os seus inimigos.E todo o povo se alegrava com as coisas maravilhosas que Jesus fazia.

Deus reina sobre as nações;Deus esta assentado em seu Santo Trono. ( Salmos 47:8)