sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Lucas 13:6-9

             A parábola da figueira estéril

  Então Ele fez esta comparação:"Um homem plantou uma figueira em seu pomar,veio muitas vezes para ver se achava algum fruto nela,porém nunca achava nada.Finalmente ele disse ao chacreiro que cortasse a árvore.Já esperei três anos e não apareceu um único figo!"Disse ele"Por que me incomodar mais com ela?"Pois está ocupando o lugar que podemos usar para outra coisa".
  "Dê-lhe mais uma oportunidade respondeu o chacreiro,deixe-a mais um ano e eu darei atenção especial à ela,colocando bastante adubo em redor.Se conseguirmos figos no próximo ano muito bem;se não,eu a cortarei'.

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Lucas 13:1-5

           A morte dos galileus e a queda da
                           Torre de Siloé

  Por essa época informaram à Jesus que Pilatos havia matado alguns judeus da Galileia quando eles estavam oferecendo sacrifícios  no Templo em Jerusalém.
  "Vocês pensam que eles eram pecadores piores do que os outros da Galileia?"Perguntou Ele."Foi por isso que eles sofreram?Não,não eram!E vocês percebem que também perecerão se não deixarem os seus maus caminhos e voltarem para Deus?
  E que acham dos 18 homens que morreram quando a Torre de Siloé caiu em cima deles?Eram eles os piores pecadores de Jerusalém?Não,não eram!E vocês também morrerão se não se arrependerem."
 

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Lucas 12:54-59

                       Os sinais dos tempos

  Então Ele voltou-se para a multidão e disse:"Quando vocês vêem as nuvens começando a formar-se no ocidente,dizem:'Vem um temporal'.E tem razão.
  Quando sopra o vento sul vocês dizem:'Hoje vai fazer calor'.E assim é.
  Fingidos!Vocês interpretam o céu tão bem,mas se recusam a ouvir os conselhos sobre a crise que virá,por que se recusma a ver por si mesmos o que é correto?
  Se você se encontrar com o seu acusador no caminho para o tribunal,procurem resolver a questão antes que chegue ao juíz,para que este não condene você à prisão.Porque se isto acontecer,você não ficará livre outra vez,enquanto o ultimo centavo não for totalmente pago".

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Lucas 12:49-53

         Jesus traz fogo e dissensão à terra

  Eu vim lançar fogo à terra,e gostaria que já tivesse terminado a minha missão.
  Há um terrível batismo diante de Mim,e como Eu Me sinto aflito até que tudo se realize!
  Vocês pensam que Eu vim trazer paz à terra?Não!Pelo contrário,contenda e divisão.De agora em diante famílias inteiras se dividirão,três a Meu favor e dois contra.Um pai decidirá de um modo a Meu respeito,o filho dele de outro,e a mãe e a filha discutirão;e a decisão de uma sogra,será contrariada por sua nora".

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Lucas 12:35-48

               A parábola do servo vigilante

  Estejam preparados - completamente vestidos e prontos - para quando o Senhor voltar da festa de casamento.
  Assim poderão abrir o portão e deixa-LO entrar no momento em que Ele chegar e bater.Terão grande alegria aqueles que estiverem prontos,esperando a volta dEle.Ele colocará todos à mesa,vestirá um uniforme de criado e os servirá.Ele pode vir as nove horas da noite.Porém qualquer hora que Ele vier,os seus servos que estiverem prontos,terão grande alegria!
  Todos estariam prontos para esperá-LO se soubessem a hora exata da sua volta - tal como estariam prontos quando um ladrão chegasse,se soubessem quando ele viria.Portanto,estejam prontos sempre;pois EU,O MESSIAS VIREI QUANDO MENOS FOR ESPERADO."
  Pedro perguntou:"O Senhor está falando só a nós ou à todo o mundo?"
  E o Senhor respondeu:"Estou falando a qualquer homem fiel e ajuizado,cujo patrão lhe dá a responsabilidade de alimentar os outros criados.Se o seu patrão voltar e verificar  que ele fez um bom trabalho,haverá uma recompensa - o seu patrão lhe dará uma promoção.
  Mas se o homem começar a pensar:
  'Meu Senhor não voltará tão cedo'e começar a bater nos homens e mulheres que ficou incumbido de proteger,e a gastar o tempo em reuniões,festas e bebedeira,o seu Senhor voltará sem aviso e o afastará de seu cargo de confiança,desprezando-o.Ele será castigado severamente,pois embora soubesse sua obrigação,recusou a cumpri-la.
  Mas todo aquele que não está sabendo que a sua conduta é má,só será castigado um pouco.Muito se exige daqueles a quem se dá muito,pois a sua responsabilidade é maior.
   

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Lucas 12:22-34

          A ansiosa solicitude pela vida

  Então voltando-se para os seus discípulos Ele disse:"Não se preocupem por terem ou não bastante comida  para comer ou roupas para vestir.Porque a vida é muito mais do que apenas comida ou roupa.Olhem para os corvos - eles não plantam,não colhem,nem têm depósitos para guardar o alimento,e ainda assim passam bem - pois Deus cuida deles.E vocês valem muito mais para Deus do que qualquer ave!
  Além disso,qual é a vantagem de preocupar-se?Que bem faz?Isso aumentará,em um dia que seja,a vida de vocês?Claro que não!E se a preocupação não pode nem mesmo fazer coisas tão pequenas,qual é a vantagem de preocupar-se por coisas maiores?
  Olhem para os lirios!Eles não trabalham,nem tecem,e Salomão em toda a sua glória não se vestiu tão bem como eles.E se Deus dá esta roupagem para as flores que hoje estão aqui e amanhã desaparecerão,vocês não acham que proverá roupa para vocês,seus incrédulos?E não se preocupem com o que comer e o que beber,NÃO SE PREOCUPEM COM NADA,PORQUE DEUS PROVERÁ TUDO PARA VOCÊS.A humanidade cansa-se por causa da comida de cada dia,mas O PAI CELESTE CONHECE AS NECESSIDADE DE TODOS.ELE DÁ SEMPRE O QUE VOCÊS PRECISAM DIA A DIA,SE PREOCUPEM EM PRIMEIRO LUGAR EM SER FIÉIS AO REINO DE DEUS.
  Portanto,não tenha medo,pequeno rebanho,porque é uma grande felicidade para o Pai do céu dar o Reino à vocês.
  Vendam o que vocês têm e dêem aos que estão em necessidade.Isto aumentará os seus tesouros no céu,onde não há ladrão para roubar,nem traça para destruir.ONDE ESTIVER O SEU TESOURO,ALI ESTARÁ TAMBÉM O SEU CORAÇÃO E AINDA OS SEUS PENSAMENTOS.
 

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Lucas 12:13-21

                    Jesus reprova a avareza

  Então alguém gritou no meio da multidão:"Senhor!por favor diga ao meu irmão,que divida comigo a herança do meu pai".
  Mas Jesus respondeu:"Homem,quem Me pôs como juiz sobre vocês,para decidir coisas assim?Cuidado,não andem sempre querendo o que vocês não têm.
  Porque o valor da vida que alguém tem,não depende da quantidade de bens que possui."
  Então apresentou uma nova comparação:"Um homem rico tinha uma fazenda que deu boas colheitas.Com isso seus depósitos ficaram cheios - e ele não podia colocar tudo lá dentro.O homem pensou no seu problema.'Que devo fazer?'
  Finalmente exclamou!'Já sei - vou derrubar meus depósitos e construir outros maiores,assim terei espaço suficiente para guardar tudo.Depois eu vou descansar e dizer para mim mesmo:
  'Amigo,você guardou o suficiente para os anos futuros.Agora,sim,coma,beba e alegre-se".
  Mas Deus lhe disse:'Louco,você esta noite morrerá.E então,quem ficará com tudo isso?'
  Sim,todo homem é um louco quando fica rico só na terra,mas não no céu."
 

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Lucas 12:1-12

                   O fermento dos fariseus
                    Algumas admoestações

  Enquanto isso multidões cresciam até o ponto de milhares e milhares,estarem se atropelando e pisando uns nos outros.Então Jesus voltou-Se para os seus discípulos e os advertiu:"Mais do que qualquer outra coisa,tomem cuidado com esses fariseus e com a maneira como eles parecem ser bons,quando na verdade não são.Porém este fingimento não poderá ser escondido para sempre.
  Pois se tornará tão evidente como o fermento na massa.Tudo o que foi dito no escuro,será ouvido na claridade,e o que se cochichou dentro de casa,será anunciado dos telhados,para que todos ouçam!
  Queridos amigos,não tenham medo destes que querem matar vocês.Eles só podem matar o corpo e não tem poder sobre a alma.Porém Eu lhes direi a quem temer - temam a Deus que tem o poder de matar e depois jogar no inferno.
  Qual é o preço de cinco pardais?Uns dois centavos apenas!Mesmo assim,Deus não esquece nem um só deles,e sobre o número dos cabelos da cabeça de vocês!Nunca tenham medo,pois vocês valem muito mais para Ele do que um bando inteiro de pardais.
  Eu lhes garanto isso:EU O MESSIAS LHES DAREI HONRA PUBLICAMENTE NA PRESENÇA DOS ANJOS DE DEUS,SE VOCÊS PUBLICAMENTE ME RECONHECEREM AQUI NA TERRA COMO SEU AMIGO.PORÉM,EU NEGAREI NA PRESENÇA DOS ANJOS,AQUELES QUE ME NEGAREM AQUI ENTRE OS HOMENS.(ATÉ AQUELES QUE FALAM CONTRA MIM PODEM SER PERDOADOS,MAS OS QUE FALAM CONTRA O ESPÍRITO SANTO,NUNCA SERÃO PERDOADOS).
  E quando vocês forem levados a presença destes governantes judaicos e destas autoridades da sinagogas;não se preocupem com o que dizer em sua defesa.Porquanto o Espírito Santo lhes dará,as palavras certas no momento exato em que vocês estiverem lá!"
 

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Lucas 11:53-54

          O plano para tirar a vida de Jesus

  Os fariseus e os estudiosos da lei ficaram furiosos,daquela hora em diante,eles fizeram uma porção de perguntas em discussão violenta com Ele.Tentavam assim apanhá-LO,dizendo alguma coisa que desse motivo para Ele ser preso.

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Lucas 11:45-52

                 Aí dos intérpretes da lei

  "Mestre!"Disse um estudioso da leis religiosas que se achava ali,"minha classe também foi atingida com o que o Senhor acaba de dizer."
  "Sim",disse Jesus,"os mesmos horrores  estão reservados à vocês,que esmagam os homens debaixo de exigências religiosas impossíveis - exigências que vocês mesmos nem pensariam em obedecer.Aí de vocês!Porque são exatamente como seus antepassados que antigamente mataram os profetas.Assassinos,vocês acham que aquilo que os seus pais fizeram estava certo e até vocês deveriam ter feito a mesma coisa.
  Isto é o que Deus diz a esse respeito:
  Eu lhes enviarei profetas e apóstolos,e vocês matarão a uns,e vão fazer os outros fugir".
  E vocês,desta geração serão considerados responsáveis pelos assassinato dos servos de Deus desde a fundação do mundo - Desde a morte de Abel até a morte de Zacarias,que morreu entre o altar e o santuário.Sim,isto será sem falta posto na conta de vocês.
  Aí de vocês que vivem estudando religião e escondem do povo a verdade.Vocês mesmos não aceitam e impedem os outros de terem uma oportunidade de crer".
 

 

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Lucas 11:37-44

                 Jesus censura os fariseus

  Enquanto Ele estava falando,um dos fariseus pediu que fosse à sua casa para uma refeição.Quando Jesus chegou,tomou lugar para comer,sem realizar a cerimonia de lavar-Se,segundo o costume judaico,o dono da casa estranhou muito isso.
  Então o Senhor Jesus disse:""Vocês fariseus,lavam o exterior,porém por dentro ainda continuam sujos - cheios de ganância e maldade!Que tolos!Deus não fez o interior e também o exterior?A pureza é melhor demonstrada pela generosidade!
  Porém,aí de vocês fariseus!Pois embora sejam cuidadosos em dar o dízimo até da menor parte do seu ganho,esquecem completamente a justiça,e o amor de Deus.Vocês deveriam dar o dízimo,sim,mas não deixar de fazer estas outras coisas.
  Aí de vocês,fariseus!Como vocês gostam dos lugares de honra nas sinagogas e dos cumprimentos respeitosos de todo mundo quando vão passando pelas praças!Sim,uma terrível condenação está reservada para vocês,porque são como sepulturas escondidas.Os homens passam por vocês sem saberem da podridão por onde estão passando".

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Lucas 11:33-36

                   A parábola da candeia

  Ninguém acende uma lâmpada e depois a esconde!Pelo contrário,procura colocar num lugar visível para fornecer luz a todos que entrarem.O seu olho ilumina o seu interior.O olho puro ilumina a sua alma.Um olho maldoso encobre a luz e faz você ficar na escuridão.Portanto tome cuidado para que a claridade dentro de você não fique cheia de sombras.Se você estiver repleto de luz interior,sem cantos escuros,então o exterior também estará iluminado,como se um holofote estivesse localizado em cima de você".

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Lucas 11:29-32

                          O sinal de Jonas

  Juntando-se à multidão,Ele pregou o seguinte sermão:"Esses são tempos maus,de gente má.Insistem em pedir um acontecimento extraordinário nos céus(para provar que Eu sou o Messias),porém a única prova que Eu lhes darei é um milagre igual aquele de Jonas,cujas experiências provaram ao povo de Nínive que Deus o havia enviado.Minha vida provará que Deus Me enviou a este povo.
  E no Dia do Juízo a Rainha de Sabá,vai levantar-se e apontar o dedo para esta geração,condenando-a,porque ela fez uma longa e cansativa viajem para ouvir a sabedoria de Salomão;mas aqui está Um que é muito mais importante que Salomão(e poucos lhe prestam atenção).
  Os homens de Nínive,também se levantarão,para condenar esta nação.porque eles se arrependeram com a pregação de Jonas,e aqui está alguém muito mais importante do que Jonas(porém esta nação não quer ouvir).
 

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Lucas 11:27-28

              A exclamação de uma mulher

  Enquanto Ele estava falando,certa mulher da multidão gritou:"Bendita seja a sua mãe - o ventre que O deu à luz e os seios que O amamentaram".Ele respondeu:"Sim,mas ainda mais abençoados são todos aqueles que ouvem a palavra de Deus e a põem em prática".

 

sábado, 10 de setembro de 2011

Lucas 11:24-26

                     A estratégia de Satanás

  Quando um demônio é expulso de um homem vai para os desertos,procurando descanso ali;porém,não achando,volta para a pessoa que ele deixou,e descobre que a sua antiga morada está toda varrida e limpa.Então vai e procura outros sete demônios piores do que o primeiro,e todos entram no homem.Assim o homem fica numa situação sete vezes pior que a antiga".

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Lucas 11:14-23

       A cura de um endemoninhado mudo.
    A blasfêmia dos fariseus,Jesus se defende

  Uma vez quando Jesus um demônio de um homem mudo,ele voltou a falar.A multidão ficou admirada.
  Mas alguns disseram:"Não admira que Ele possa expulsar os demônios.Ele consegue esse poder de Satanás,o rei dos demônios!"Os outros pediam que acontecesse alguma coisa no céu para provar que Jesus era o Messias.
  Mas Jesus sabia os pensamentos de cada um deles e disse:"Qualquer reino dividido internamente está condenado;assim o lar cheio de discussões e contendas.Portanto,se o que vocês dizem é verdade,que Satanás está guerreando consigo mesmo,dando-me poder para expulsar demônios,como pode sobreviver o reino dele?E se Eu estou autorizado por Satanás,o que acontece com os seguidores de vocês,que também expulsão demônios!Vocês acham que isto prova que eles estão possessos de Satanás?Perguntem a eles se vocês estão certos!Porém se Eu estou expulsando demônios por meio do poder que vem de Deus,isto prova que o Reino de Deus chegou no meio de vocês.
  Pois quando Satanás,forte e bem amarrado,guarda a casa dele,há segurança,até que alguém mais forte e mais bem armado o ataque e derrote,tirando as suas armas e carregando os seus bens.
  Aquele que não é por Mim é contra Mim;se não estiver Me ajudando está atrapalhando a minha causa.
 

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Lucas 11:9-13

                        Jesus incita a orar

  Assim é com a oração - continuem pedindo que vocês receberão,continuem procurando,que vocês acharão;bata bastante que a porta se abrirá.Todo aquele que pede recebe;todos os que procuram encontram;e a porta se abre a todo aquele que bate.
  Pergunto a vocês que são pais;se o filho pedir pão,você dará uma pedra?Se ele pedir peixe,você lhe dará uma cobra?Se ele pedir um ovo,você lhe dará um escorpião?(Claro que não!)
  E se gente pecadora como vocês dá aos seus filhos o que eles precisam,não percebem que o Pai Celeste fará pelo menos o mesmo,e dará o Espírito Santo àqueles que O pediram?"

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Lucas 11:5-8

         A parábola de um amigo importuno

  Depois ensinando mais a respeito da oração,Ele usou esta ilustração:
  "Suponhamos que a meia-noite você fosse à casa de um amigo,pedindo três pães emprestado.Você gritaria:'um amigo meu acaba de chegar para visitar-me e eu não tenho nada de comer para dar à ele.'
  Ele responde então do quarto:'Por favor não me peça para eu levantar.A porta já está trancada para passar a noite,e todos nós estamos na cama.Desta vez infelizmente não posso socorrer você'.
  Porém,Eu digo isto - embora ele não o faça por ser seu amigo,se você continuar a bater bastante na porta,ele se levantará e dará tudo quanto você quiser só por causa da sua insistência."

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Lucas 11:1-4

                       A oração dominical

  Numa ocasião em que Jesus estava fora,orando,um de seus discípulos veio quando Ele terminou e disse-lhe:"Senhor,ensine-nos a orar,como João ensinou os seus seguidores".
  Essa foi a oração que Ele ensinou:
  "Pai,que o seu nome seja reverenciado pela sua santidade;envie logo o seu Reino,Deus dê-nos o nosso alimento dia a dia,e perdoe os nossos pecados - porque nós já perdoamos aqueles que pecaram contra nós.E não permita que sejamos tentados".

sábado, 3 de setembro de 2011

Lucas 10:38-42

                              Marta e Maria

  Quando Jesus e seus discípulos continuavam para Jerusalém,chegaram a uma aldeia onde uma mulher chamada Marta deu-lhes hospedagem em seu lar.Maria,irmã dela,sentou-se no chão ouvindo Jesus falar.
  Porém Marta tinha genio diferente e se preocupava com o grande jantar que estava preparando.
  Então ela veio a Jesus e disse:"Senhor,não lhe parece injusto que minha irmã fique só sentada aqui,enquanto eu faço o trabalho todo?Diga-lhe que venha me ajudar".
  Mas o Senhor lhe disse:"Marta,Marta você se encontra tão preocupada com todos esses serviços caseiros!Há realmente apenas  uma coisa necessária com que devemos nos preocupar.E Maria descobriu o que é,e ninguém poderá tirar isso dela!"

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Lucas 10:25-37

                       O bom samaritano

  Um dia um especialista nas leis de Moisés veio para pôr a prova os ensinamentos de Jesus,fazendo-Lhe esta pergunta:
  "Mestre!Que precisa fazer um homem para ir para o céu?"
  Jesus respondeu:"Que diz a lei de Moisés a este respeito?"
  Ele respondeu:"Diz que você deve amar ao Senhor seu Deus de todo o seu coração,de toda a sua alma e de toda a sua força,e de toda a sua mente.E deve amar ao seu semelhante como ama a você mesmo".
  "Certo!"Disse-lhes Jesus."faça isto e você viverá!"
  Mas o homem queria justificar(sua falta de amor por alguns tipos de pessoas),e por isto perguntou:"Que semelhantes?"
  Jesus respondeu com uma história:
  "Certo judeu que fazia uma viajem de Jerusalém para Jericó foi atacado por bandidos.Eles tiraram a sua roupa e o seu dinheiro,bateram nele e o deixaram caído meio morto ao lado da estrada.
  Por acaso passou por ali um sacerdote judaico;quando ele viu o homem caído ali,atravessou para o outro lado da estrada e passou de longe.Certo judeu,ajudante do templo,fez a mesma coisa e também deixou o homem caído ali.
  Porém,veio um desprezado samaritano,e quando o viu,sentiu grande pena da vítima.Ajoelhando-se ao lado dele,o samaritano passou-lhe remédio nas feridas  e fez curativos.Depois colocou o homem em seu jumento e foi andando ao lado dele até chegarem a uma hospedaria,onde cuidou dele durante a noite.No dia seguinte,entregou ao dono da hospedaria duas moedas e lhe pediu que cuidasse do homem."Se a conta dele for além disso',disse ele eu pagarei a diferença na próxima vez que passar por aqui'.
  Ora,qual destes três você diria que foi o semelhante da vítima dos bandidos?"
  O homem respondeu:"Aquele que mostrou alguma compaixão".
  Então disse Jesus:"Sim,agora vá e faça o mesmo".

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Lucas 10:21-24

                     Jesus,o Salvador dos humildes

  Nisto Ele falou cheio de alegria do Espírito Santo e disse:"Eu o louvo ó Pai,Senhor do céu e da terra,por ter escondido estas coisas dos intelectuais e dos sábios mundanos,revelando tudo àqueles que são como criancinhas.Sim,Eu lhe agradeço,Pai,porque esta foi a maneira como o Senhor o quis.Eu Sou o representante do Meu Pai para tudo;e ninguém conhece realmente o Filho;a não ser o Pai;e ninguém conhece realmente o Pai;a não ser o Filho,a não ser aqueles que o Filho escolhe para receber esta revelação".
  Então,voltando-se para os doze discípulos,Ele disse em particular:"Felizes são aqueles que podem ver o que vocês estão vendo.Muitos profetas e reis do passado desejaram muito ver e ouvir o que vocês tem visto e ouvido!"

Deus reina sobre as nações;Deus esta assentado em seu Santo Trono. ( Salmos 47:8)