quarta-feira, 31 de março de 2010

O Sermão Profético


A Destruição do Templo


Quando Jesus estava deixando a área do templo seus discípulos vieram e queriam levá-LO para dar uma volta pelas construções do próprio templo.

Porém, Ele lhes disse:"Todos estes edifícios serão derrubados,e não será deixado nenhuma pedra em cima da outra".


O Princípio das Dores


"Quando é que vai acontecer isso?"

Perguntaram-lhe os discípulos mais tarde,quando Ele se sentou nas encostas do Monte da Oliveiras."Que acontecimentos marcarão a sua volta,e o fim do mundo?"

Jesus lhes disse:"Não deixem que ninguém engane vocês.Porque muitos virão dizendo que são o Messias,porque querem desviar a muitas pessoas.Quando vocês ouvirem de guerras que começam,isto não é sinal da minha volta;elas devem vir,mas ainda não é o fim.

As nações e os reinos da terra se levantarão uns contra os outros;haverá fome e terremotos em muitos lugares.Mas tudo isto será apenas o princípio dos horrores futuros.

Então vocês serão torturados e mortos,e odiados no mundo todo porque são meus.E muitos de vocês cairão novamente no pecado,e trairão e odiarão uns aos outros.E aparecerão falsos profetas que desviarão a muitos.O pecado andará solto por toda a parte e esfriará o amor de muitos.Mas aquele que ficarem firmes até o fim serão salvos.

E A BOA NOVA DO REINO SERÁ PREGADA PELO MUNDO INTEIRO,PARA QUE TODAS AS NAÇÕES OUÇAM,E DEPOIS VIRÁ O FIM.

Portanto,quando vocês virem a coisa horrível (a respeito do qual falou o profeta Daniel),colocada num lugar santo, (que o leitor tome nota!),então aqueles que estiverem na Judeia devem fugir para as montanhas da Judeia.

Aqueles que estiverem no terraço superior não devem nem mesmo entrar em casa para arrumar bagagem antes de fugir.Aqueles que estiverem no campo,não devem voltar à casa para buscar a roupa.

Ai das mulheres grávidas e dos que tiverem filhos pequenos naqueles dias.Orem para que a fuga de vocês não seja no inverno,nem no sábado.

Porque haverá perseguição tal como o mundo nunca viu em sua história e nunca mais verá outra vez.

De fato,se aqueles dias não forem encurtados,a humanidade inteira se perderá.porém,eles são encurtados por causa do povo escolhido de Deus.

Então se alguém lhes disser:"O Messias chegou em tal e tal lugar.apareceu aqui,ali,ou naquela vila mais adiante,não acreditem nisso.Porque se levantarão falsos Cristos,e falsos profetas,que farão milagres maravilhosos,de tal maneira,que se fosse possível,até os escolhidos de Deus seriam enganados.Vejam que eu lhes avisei.

Portanto,se alguém lhes disser que o Messias voltou e está lá no deserto,não se dêem o trabalho de ir ver.Ou que Ele está escondido em certo lugar,não creiam nisso!Porque assim como o relâmpago brilha no céu de leste a oeste,assim será minha vinda,quando Eu,o Messias voltar.E onde o cadáver estiver ali os urubus se ajuntarão.

Imediatamente depois da perseguição daqueles dias,o sol se escurecerá,a lua ficará negra,as estrelas parecerão cair do céu,e as forças que sustentam a terra serão abaladas.

Depois,finalmente,aparecerá no céu um sinal da minha vinda,e haverá profunda lamentação ao redor de toda a terra.As nações do mundo Me verão chegar nas nuvens no céu,com poder e grande glória.Enviarei Meus anjos com o som se um poderoso toque de trombeta,e eles reunirão Meus escolhidos dos pontos mais distantes da terra e do céu.

Agora,aprendam uma lição da figueira.Quando o ramo dela está novo e as folhas começam a brotar,vocês sabem que o verão está chegando.Da mesma forma quando vocês puderem ver toda essas coisas começando a acontecer,podem saber que a minha volta está bem próxima.

Então finalmente esta era terminará.

O CÉU E A TERRA DESAPARECERÃO,PORÉM AS MINHAS PALAVRAS FICARÃO PARA SEMPRE.

Mas ninguém sabe a data e a hora em que o fim virá - nem mesmo os anjos.

Nem ainda,o Filho de Deus.Só o Pai sabe.

O MUNDO ESTARÁ DISTRAÍDO,EM BANQUETES ,FESTAS E CASAMENTOS - TAL COMO FOI NO TEMPO DE NOÉ,ANTES DA VINDA REPENTINA DO DILÚVIO,O POVO NÃO QUERIA ACREDITAR NO QUE ESTAVA PARA ACONTECER,ATÉ QUE O DILÚVIO REALMENTE VEIO E OS LEVOU A TODOS.ASSIM SERÁ NA MINHA VINDA.

Dois homens estarão trabalhando juntos no campo;um será levado e o outro será deixado.Duas mulheres estarão cuidando dos seus trabalhos caseiros,uma será levada e a outra será deixada.

Portanto,estejam preparados,porque vocês não sabem o dia em que o seu Senhor vem.

Tal como um homem pode evitar problemas com os ladrões,mantendo vigilância contra eles.Assim vocês também podem evitar dificuldades,estando sempre prontos para a minha volta inesperada.

Vocês é um servo do Senhor sábio e fiel?Então Eu lhe entregarei a tarefa de cuidar da minha casa,e dar de comer aos meus filhos dia a dia!Feliz de você se quando Eu voltar encontrá-lo fazendo fielmente o seu trabalho,Eu vou pôr servos assim fieis para cuidar de tudo o que possuo!

Mas se você for mau e disser consigo mesmo:"Meu Senhor não voltará tão cedo",e começar a maltratar os outros servos seus companheiros,metendo-se em festas e ficando embriagado.O seu Senhor chegará sem avisar e sem ser esperado e vai castigar duramente você e o mandará para a condenação dos fingidos;ali haverá choro e ranger de dentes.

Mateus 24:1-51

terça-feira, 30 de março de 2010

Os Israelitas Derrotados em Aí.Acã


Mas alguém havia cometido pecado entre os israelitas.Foi Acã,filho de Carmi,neto de Zabdi,e bisneto de Zera,da tribo de Judá.Pois Acã desobedeceu a ordem de destruir tudo,menos o que devia ser reservado para a obra do Senhor!Ele pegou para si mesmo uma parte de tais coisas.A indignação de Deus estendeu-se a todo o povo de Israel por causa disso.

Pouco depois da destruição de Jericó,Josué mandou alguns homens à cidade de Aí,perto de Bete-Àven,a leste de Betel,foram lá para espiar a cidade.

Quando voltaram prestaram esse relatório à Josué:"Viva!A cidade tem tão poucos defensores que basta mandar uns dois ou três mil homens para acabar com ela!Para que mandar o exército inteiro?!"

Assim foram enviados uns três mil homens para atacar a cidade de Aí - e eles foram completamente derrotados!Trinta e seis israelitas foram mortos durante o ataque,e os restantes foram perseguidos desde a porta da cidade até as pedreiras,e foram dominados!O povo de Israel ficou apavorado!Josué e os líderes como sinal de desespero,rasgaram as roupas,lançaram-se ao chão,rosto em terra,e jogaram poeira sobre as cabeças - isso diante da arca do Senhor,até o começo da noite.

Josué clamou à Deus:"Ó Senhor,por que o Senhor fez o seu povo passar o rio Jordão,se era para deixar os amorreus acabarem conosco?Por que não ficamos do outro lado do rio?Bem que podíamos ter ficado satisfeitos com o que já tínhamos conseguido!Ó Senhor!Que hei de fazer agora que Israel fugiu dos inimigos?Pois quando os cananeus e as outras nações desta região souberem o que aconteceu,vão cercar,atacar e apagar da terra o povo de Israel.E então que será da honra do seu grandioso nome?!"

MAS O SENHOR DISSE À JOSUÉ:"VAMOS É INÚTIL FICAR CURVADO AÍ!ISRAEL PECOU POIS,DESOBEDECENDO ÀS MINHAS ORDENS,TOMOU COISAS PROIBIDAS QUE EU DISSE QUE NÃO TOMASSE!E QUEM FEZ ISSO,NÃO SÓ PEGOU AQUELAS COISAS,MAS TAMBÉM FOI FALSO E ESCONDEU O QUE ROUBOU NO MEIO DA BAGAGEM DELE.POR ISSO O POVO DE ISRAEL ESTÁ SENDO DERROTADO.POR ISSO OS GUERREIROS ISRAELITAS ESTÃO FUGINDO DOS INIMIGOS.A NAÇÃO DESOBEDIENTE ESTÁ CONDENADA!NÃO ESTAREI MAIS COM VOCÊS ENQUANTO NÃO ACABAREM COM ESSE PECADO!"

"PONHA-SE DE PÉ!DIGA AO POVO:

"CADA UM VAI TER DE SE CONSAGRAR,PREPARANDO-SE PARA AMANHÃ,POIS O SENHOR DEUS DE ISRAEL,REVELOU QUE UM DE VOCÊS PEGOU COISAS PROIBIDAS E QUE NÃO PODEREMOS VENCER OS INIMIGOS ENQUANTO ESSE PECADO NÃO FOR ENFRENTADO E RESOLVIDO.Portanto,amanhã cedo vocês virão,tribo por tribo,e o Senhor vai mostrar a tribo a qual pertence o culpado.Depois,a tribo indicada vai ser examinada,tomando cada um dos grupos de famílias.O Senhor mostrará a qual deles pertence o culpado.Esse grupo de famílias terá de comparecer,família por familia,e cada membro da família terá de vir um por um.E quem roubou aquilo que pertence ao Senhor será lançado no fogo - e ele e tudo o que é dele!Pois rompeu o contrato do Senhor com Israel,e trouxe desgraça sobre toda a nação."

Assim,no dia seguinte,bem cedo,Josué reuniu as tribos de Israel diante do Senhor.A tribo indicada foi a de Judá.

Depois reuniu os grupos de famílias dessa tribo,e o Senhor indicou o grupo de famílias chefiados por Zera.Então as famílias desse grupo foram postas diante do Senhor,e a família de Zabdi foi indicada.Essa família teve de comparecer,pessoa por pessoa e o culpado foi revelado.Era Acã,neto de Zabdi.

Josué disse à Acã:"Meu filho,louve e glorifique o Deus de Israel,e confesse tudo o que fez,não esconda nada."

Acã respondeu:"Pequei realmente contra o Senhor,o Deus de Israel.É que eu vi uma bela capa importada da Babilônia,umas peças de prata e uma barra da ouro,valendo uns cinquenta ciclos.Não resisti,peguei tudo quilo,e fiz um buraco no chão da minha tenda,coloquei a prata por baixo e por cima o ouro e a capa."

Com isso,Josué mandou uns homens procurarem aquelas coisas.Eles correram até a tenda e encontraram tudo escondido lá como Acã tinha dito - a prata por baixo e o restante por cima.Levaram os objetos à Josué,que estava reunido com o povo na presença do Senhor.Então,Josué e os israelitas pegaram Acã,a capa,a prata e o ouro,os filho,as filhas,os bois,os jumentos,as ovelhas,a tenda tudo o que ele tinha,e levaram ao Vale de Acor.

Josué disse à Acã:"Por que você trouxe desgraça ao nosso povo?Agora o Senhor Deus vai trazer desgraça à você!"

O povo de Israel apedrejou os condenados,queimou os corpos e tudo o mais.Depois levantou sobre os destroços um montão de pedras que continua lá.Por isso aquele lugar é chamado "Vale de Acor"até hoje.Assim apagou-se o furor da ira do Senhor.

Josué 7:1-26


segunda-feira, 29 de março de 2010

2 Coríntios 2


"Não"disse eu para mim mesmo,"não"o farei.Não os deixarei pesarosos com outra visita dolorosa.

Porque se eu os entristecer,quem é que me vai alegrar?Só vocês podem fazê-lo,e como o poderão,se eu lhes causar dor?

Foi por isso que eu lhes escrevi daquela maneira em minha ultima carta,a fim de que vocês endireitassem as coisas antes que eu fosse.Então quando eu for,então não serei entristecido,justamente por aqueles que devem dar-me a maior alegria.Eu tinha certeza de que a felicidade de vocês estava tão ligada a minha que vocês não se sentiriam felizes,a não ser que eu fosse com alegria.

Como detestei escrever aquela carta!

Ela quase despedaçou o meu coração,e digo-lhes francamente que chorei por causa dela.Eu não queria feri-los,mas tinha que mostrar-lhes o quão profundamente os amava e me preocupava com o que estava acontecendo com vocês.


O Penitente deve ser readmitido na igreja


Lembre-se de que o homem acerca do qual escrevi,aquele que causou todo aquele transtorno não me deu tanta tristeza quanto vocês - embora sem dúvida eu tenha minha parte nisso também.Não quero ser mais enérgico com ele do que devo.Ele já foi suficientemente castigado com a reprovação unânime de todos vocês.Agora é o momento de perdoá-lo e confortá-lo.Do contrário,ele poderá ficar tão amargurado e tão desanimado que não será capaz de reabilitar-se.Assim ,eu lhes peço que mostrem à ele agora que vocês verdadeiramente ainda o estimam muito.

E lhes escrevi daquele modo para poder verificar até que ponto vocês iriam em obediência a mim.Quando vocês perdoam, alguém.,eu também o faço.E tudo eu perdoo(até onde aquilo me atingiu também),perdoei-o pela autoridade de Cristo,e para o bem de vocês.

OUTRA RAZÃO PARA PERDOAR É NÃO DEIXARMOS SATANÁS,COM A SUA ASTÚCIA,OBTER VANTAGENS SOBRE NÓS;POIS BEM SABEMOS O QUE ELE ESTÁ PROCURANDO FAZER.


A intranquilidade de Paulo

não encontrando Tito


Ora,quando cheguei a cidade de Trôade,o Senhor me deu oportunidade enormes de pregar o evangelho.Contudo,Tito ,meu querido irmão,não estava lá para me encontrar e eu não pude descansar,procurando saber onde ele estaria e o que lhe teria acontecido.assim,despedi-me e fui direto para a Macedônia,numa tentativa de encontrá-lo.


A vitória de Cristo no ministério

apostólico



MAS,DEMOS GRAÇAS A DEUS!PORQUE CRISTO,POR MEIO DAQUILO QUE FEZ,TRIUNFOU SOBRE NÓS,DE MODO QUE AGORA,AONDE QUER QUE VAMOS,ELE NOS UTILIZA PARA FALARMOS AOS OUTROS A RESPEITO DO SENHOR E PARA ESPALHARMOS O EVANGELHO COMO UM PERFUME SUAVE.Para com Deus, há um cheiro refrescante e saudável em nossas vidas.É o perfume de Cristo dentro de nós,um aroma tanto para os salvos como pra os não salvos ao nosso redor.PARA AQUELES QUE NÃO ESTÃO SE SALVANDO PARECEMOS TER UM ODOR TEMÍVEL DE MORTE E CONDENAÇÃO,ENQUANTO PARA AQUELES QUE CONHECEM A CRISTO SOMOS UM PERFUME VIVIFICANTE.Mas que é competente para uma tarefa dessas?Só aqueles que,como nós mesmos ,são homens verdadeiros,enviados por Deus,falando com o poder de Cristo e com o olhar divino sobre nós .Porque não somos como aqueles mascates - e há muitos desses - cujo propósito em espalhar o evangelho e conseguir com isso um bom meio de vida.

2 Coríntios 2:1-17

sábado, 27 de março de 2010

A Unidade da Fé


Eu lhes suplico - eu,prisioneiro aqui na cadeia por estar servindo ao Senhor - que vivam e comportem-se de maneira digna daqueles que foram escolhidos para receber bênçãos tão maravilhosas quanto estas.Sejam humildes e amáveis.Sejam pacientes uns com os outros,tendo tolerância pelas falhas uns dos outros por causa do amor ,entre vocês.Procurem sempre ser juntamente guiados pelo Espírito Santo,e assim vivam em paz uns com os outros.

Nós somos todos membros de um só corpo,temos o mesmo Espírito,e todos fomos chamados para o mesmo futuro glorioso.Para nós há um só Senhor,uma só fé,um só batismo,e todos nós temos o mesmo Deus e Pai,o qual está sobre todos nós e em todos nós,vivendo através de todos os nossos membros.

Entretanto Deus concedeu aptidões especiais a cada um de nós - qualquer coisa que Ele deseja que tiremos do seu rico depósito de dons.

O salmista fala a este respeito,pois diz que quando Cristo voltou triunfalmente ao céu,depois de sua ressurreição e vitória sobre Satanás,concedeu generosos dons aos homens.Notem,que diz,que Ele voltou ao céu;Isto significa que primeiramente Ele desceu das alturas do céu.,até bem em baixo às regiões mais inferiores da terra.


O Santo ministério

e serviço dos Santos


Aquele que desceu é o mesmo que subiu de volta,a fim de que pudesse encher consigo mesmo,em toda a parte todas as coisas,desde as mais humildes até as mais importantes.

Alguns de nós recebemos um talento especial como apóstolos;a outros Ele concedeu o dom de serem capazes de pregar bem;alguns tem habilidade especial de ganhar pessoas para Cristo,ajudando-as a Crer nEle como seu Salvador;outros,ainda,tem o dom de cuidar do povo de Deus,como um pastor faz com seu rebanho, e dirigi-lo e ensiná-lo nos caminhos de Deus.

Por que é que Ele nos dá esses talentos especiais para fazermos melhor determinadas coisas?É que o povo de Deus estará mais bem aparelhado para fazer uma obra melhor para Ele,edificando a igreja - o corpo de Cristo - e elevando-a a uma condição de vigor e maturidade;até que finalmente todos creiamos do mesmo modo quanto a nossa salvação e ao nosso Salvador o Filho de Deus,e todos nós tornemos amadurecidos no Senhor.SIM,CRESCEMOS A PONTO DE QUE CRISTO OCUPE COMPLETAMENTE TODO O NOSSO SER.

Então não seremos mais como crianças,sempre mudando a nossa ideia a respeito daquilo que cremos,porque alguém nos disse uma coisa diferente ou habilmente nos mentiu,e fez que a mentira soasse como verdade.Em vez disso,seguiremos com amor a verdade em todo o tempo - falando com verdade,tratando com verdade,vivendo em verdade - e assim nos tornaremos cada vez mais e de todas a s maneiras semelhantes a Cristo,que é o Cabeça do seu corpo,a igreja.Sob sua direção o corpo inteiro se ajusta perfeitamente,e cada um dos membros em sua maneira particular auxilia os outros membros de tal modo que todo o corpo saudável está em crescimento e cheio de amor.


A Santidade Cristã Oposta à Dissolução


Então,eu lhe digo isto,falando pelo Senhor:Não vivam mais como os não-salvos,pois eles estão cegos e confundidos.Seus corações fechados estão cheios de trevas;eles estão muito distantes da vida de Deus,porque fecharam a mente contra Ele,e não podem compreender seus caminhos.Não se preocupam mais com o que está certo ou errado,e se entregaram à práticas impuras.Eles não se detêm diante de nada,e são guiados pelas sua mentes malvadas e sua imoralidade desenfreada.

Esse,porém,não é caminho que Cristo ensinou `a vocês,se realmente vocês ouviram sua voz e aprenderam dEle as verdades relacionadas com Ele,então desfaçam-se dessa velha natureza má - o velho "eu" que era parceiro nos seus maus caminhos - completamente apodrecida,cheia de imoralidade e engano.

Agora a suas atitudes e os seus pensamentos,tudo deve estar constantemente mudando para melhor.Sim,você deve ser uma pessoa nova e diferente,santa e boa.Vista-se desta nova natureza.


Exortações à Santidade


DEIXE DE MENTIR UNS AOS OUTROS;FALEM A VERDADE,POIS SOMOS MEMBROS UNS DOS OUTROS E QUANDO MENTIMOS UNS AOS OUTROS ESTAMOS FAZENDO MAL A NÓS MESMOS.Quando estiverem irados,não pequem alimentando seu próprio rancor.NÃO DEIXEM QUE O SOL SE PONHA COM VOCÊS AINDA IRADOS - RESOLVAM ISSO LOGO;PORQUE QUANDO VOCÊS ESTÃO IRADOS OFERECEM UM FORTÍSSIMO PONTO DE APOIO AO DIABO.

Se alguém anda roubando deve parar com isso e começar a utilizar suas mãos para fazer trabalho honesto,a fim de poder dar a outros necessitados.

Evitem a boca suja.digam só o que é bom e útil àqueles com quem vocês estiverem falando,e o que resulte em bênçãos para eles.

Não façam o Espírito santo entristecer-se pelo modo como vocês vivem.Lembrem-se de que é Ele que garante que vocês estarão naquele dia quando a salvação do pecado se completar.

Deixem de ser mesquinhos,irritados e mal-humorados.As contendas,as palavras ásperas e a antipatia pelos outros não devem ter lugar na vida de vocês.

Em vez disso,sejam bondosos uns para com os outros,compassivos,perdoando-se mutuamente,tal como Deus os perdoou por vocês pertencerem a Cristo.

Efésios 4:1-32









quinta-feira, 25 de março de 2010

Os Deveres e os Direitos do Apóstolo Paulo


Eu sou um apóstolo,um mensageiro de Deus,e não é a um mero homem a quem eu tenho que prestar contas.Sou alguém que realmente viu Jesus,nosso Senhor,com os próprios olhos.E as vidas transformadas de vocês são o resultado do meu árduo trabalho para Deus.Se na opinião dos outros eu não sou apóstolo,certamente que o sou para vocês,pois vocês foram ganhos para Cristo por meu intermédio.Essa é a minha resposta para àqueles que questionam os meus direitos.

Ou será que eu não tenho direito algum?Será que não posso pretender o mesmo privilégio dos outros apóstolos,o de ser hospede na casa da vocês?Se eu tivesse uma esposa e ela fosse uma crente,eu não poderia levá-la nessas viagens,tal como fazem os outros discípulos e como fazem os irmãos do Senhor,e como Pedro faz?Será que só eu e Barnabé devemos continuar a trabalhar para nosso sustento,enquanto vocês mantêm esses outros?Qual o soldado no exército tem de pagar as próprias despesas?Vocês já ouviram falar de um lavrador que faça a sua colheita e não tenha o direito de comer parte dela?Qual o pastor que toma conta de um rebanho de ovelhas e vacas,e não têm permissão de tomar do seu leite?

Não estou simplesmente criando as opiniões dos homens quanto àquilo que está certo.Estou lhes dizendo o que a Lei de Deus diz,na Lei que Deus deu à Moisés,Ele diz que não se deve pôr mordaça num boi para impedir que ele coma,quando está trilhando o trigo.Vocês acham que Deus estava pensando só nos bois quando disse isso?Será que Ele não estava pensando em nós também?

Naturalmente que sim.Ele disse isso para mostrar-nos que os obreiros cristãos devem ser pagos por aqueles a quem ajudam.Aqueles que aram e debulham,devem esperar receber uma parte da colheita.

Nós temos plantado boa semente espiritual em suas almas.Será demais,pedir em retribuição,o simples alimento e o vestuário?Vocês dão isso aos outros que pregam a vocês,e é justo.Mas não deveríamos nós ter direito a eles?

No entanto,nunca usamos tal direito,mas atendemos as nossas próprias necessidades sem a ajuda de vocês.Nunca exigimos pagamento de qualquer espécie,se o fizéssemos,vocês pudessem ficar menos interessados na nossa mensagem da parte de Cristo para vocês.

Vocês não sabem o que Deus disse aos que trabalhavam no seu templo que,dos alimentos levados ali como ofertas à Ele,tirassem uma parte para suas próprias necessidades?E os que trabalham no altar divino recebam uma parte do alimento que é levado ali por aqueles que o oferecem ao Senhor.Do mesmo modo,O Senhor deu ordens para que,aqueles que pregam o evangelho,sejam sustentados por aqueles que o aceitam.Contudo,eu nunca lhes pedi,nem ao menos um centavo.E não lhes escrevo isso para insinuar que gostaria de começar a ser pago agora.

De fato,eu preferiria morrer de fome a perder a satisfação que encontro em pregar à vocês sem cobrar nada.Porque justamente,pregar o evangelho não é nenhum mistério especial para mim - eu não poderia deixar de pregá-lo mesmo que o quisesse.Eu seria completamente infeliz.

Ai de mim se não o fizer!

Se eu estivesse oferecendo voluntariamente os meus serviços de minha própria e espontânea vontade,então o Senhor me daria uma recompensa especial:Essa porém,não é a situação,pois Deus me escolheu e me impôs esse dever sagrado,e assim não tenho escolha.Nesse caso,qual meu pagamento?É a alegria especial que obtenho ao pregar as Boas Novas sem despesas para ninguém,e nunca exigindo os meus direitos.

E isso tem uma real vantagem:Eu não obrigado a obedecer a quem quer que seja só porque me paga salário;entretanto,alegre e livremente me tornei servo de todos,a fim de poder ganhá-los para Cristo.Quando eu estou com os judeus,pareço-me um deles,para que eles escutem o evangelho e eu possa ganhá-los para Cristo.Quando eu estou com os gentios que seguem as cerimonias e costumes judaicos,não discuto com eles,embora não concorde,porque desejo ajudá-los.

Quando estou com os pagãos,concordo com eles tanto quanto possível,com a exceção naturalmente de que,como cristão eu devo fazer sempre o que é correto.E,assim,concordando com eles,posso ganhar sua confiança e ajudá-los também.

Quando estou com aqueles cuja consciência facilmente os inquieta,não ajo como se eu soubesse tudo e não digo que eles são tolos;o resultado é que assim eles estão dispostos a me deixar ajudá-los.

Sim,qualquer que seja o tipo de pessoa,eu procuro achar um terreno comum com ela,para que permita falar-lhe de Cristo e permita a Cristo salvá-la.Faço isso para levar o evangelho à eles e também pela bênção que eu próprio recebo,quando os vejo ir à Cristo.

Numa corrida todos correm,porém só uma pessoa recebe o primeiro prêmio.Portanto,disputem a sua corrida para ganhar.Para vencer a competição vocês precisam renunciar a muitas coisas que os impediriam de fazer o melhor que podem.Um atleta faz todo esse sacrifício para ganhar uma faixa azul ou uma taça de prata,porém,nós o fazemos por uma recompensa celestial que nunca perecerá.PORTANTO,EU CORRO DIRETO PARA O ALVO,COM ESSE PROPÓSITO EM CADA PASSO.

EU LUTO PARA GANHAR.NÃO ESTOU APENAS ESMURRANDO UMA SOMBRA OU CORRENDO DE BRINCADEIRA.

Eu castigo o meu corpo como um atleta faz,tratando-o com dureza,treinando-o para fazer o que ele deve,e não aquilo que ele deseja.De outro modo,eu temo que,depois de ter inscrito os outros para a corrida,eu mesmo seja considerado incapaz,e me mandem ficar de lado.

1 Coríntios 9:1-27



quarta-feira, 24 de março de 2010

O Interesse de Paulo pelos Colossenses


Eu gostaria que vocês pudessem saber quanto tenho lutado em oração por vocês e pela igreja de Laodicéia,e por muitos outros amigos meus que nunca me conheceram pessoalmente.Eis o que eu tenho pedido à Deus para vocês:Que vocês sejam encorajados e unidos por fortes laços de amor,e que tenham a preciosa experiência de conhecerem a Cristo com real convicção e clara compreensão.Porque o plano secreto de Deus,agora,finalmente revelado,é o próprio Cristo.NEle estão escondidos todos os tesouros poderosos e inexplorados da sabedoria e do conhecimento.

Estou dizendo isto porque tenho receio de que alguém possa enganar vocês com uma conversa suave.Porque embora eu esteja longe,meu coração está com vocês,feliz porque vocês estão progredindo tão bem,e feliz por causa da fé firme que vocês tem em Cristo.


O Desejo de Paulo pelo Progresso

espíritual dos Colossenses


E agora,assim como vocês confiaram em Cristo como Salvador.Confiem também nEle para os problemas de cada dia;vivam em união vital com Ele.Deixem que as raizes de vocês se aprofundem nEle e extraiam dEle a nutrição.Cuidem de continuar a crescer no Senhor,e tornem-se fortes e vigorosos na verdade.E que a vida de vocês transborde de alegria e gratidão por tudo quanto Ele tem feito.


Advertência Contra Falsos Ensinos

A Divindade de Cristo e a Sua Obra

Redentora


NÃO PERMITAM QUE OUTROS LHE S ESTRAGUEM A FÉ E A ALEGRIA COM SUAS FILOSOFIAS,SUAS SOLUÇÕES ERRADAS E SUPERFICIAIS,BASEADAS E IDÉIAS E PENSAMENTOS HUMANOS,EM LUGAR DAQUILO QUE CRISTO DISSE.

Porque em cristo existe tudo de Deus em um corpo humano:PORQUANTO QUANDO VOCÊS TÊM CRISTO TÊM TUDO E VOCÊS TÊM A PLENITUDE DE DEUS POR MEIO DA SUA UNIÃO COM CRISTO.ELE É O MAIS ALTO SOBERANO.COM AUTORIDADE SOBRE QUALQUER OUTRO PODER.

Quando vocês foram à Cristo,Ele os libertou dos seus maus desejos,não por meio de uma operação física de circuncisão mas de uma operação espirítual:O batismo das suas almasNo batismo vocês vêem como sua velha natureza pecaminosa morreu com Ele e foi enterrada com Ele;Então vocês ressurgirão da morte com Ele para uma nova vida,porque confiaram na palavra do poderoso Deus que levantou Cristo dentre os mortos.

Vocês estavam mortos e seus pecados e seus desejos pecaminosos ainda não tinham sido afastados.Então Ele deu-lhes participação na própria vida de Cristo,porque lhes perdoou todos os pecados,e apagou as acusações confirmadas que havia contra vocês,a lista dos seus mandamentos a que vocês não tinham obedecido.Tomando esta lista de pecados Ele a destruiu,pregando-a na cruz de Cristo.

DESTE MODO DEUS TIROU O PODER DE SATANÁS DE ACUSAR VOCÊS DE PECADO E EXIBIU PUBLICAMENTE AO MUNDO INTEIRO O TRIUNFO DE CRISTO NA CRUZ,ONDE FORAM TIRADOS TODOS OS PECADOS DE VOCÊS.


O Cerimônialismo,Sombra

De cousas Futuras


Portanto que ninguém censure vocês por aquilo que comem ou bebem,ou por não comemorarem as festas e feriados judáicos,ou as cerimônias da lua nova,ou os sábados.Estes eram preceitos apenas temporários,que terminaram quando Cristo veio.Eram apenas sombras da realidade - do próprio Cristo.

QUE NINGUÉM AFIRME QUE VOCÊS ESTÃO PERDIDOS PORQUE SE RECUSAM A ADORAR ANJOS,COMO DIZEM ELES QUE VOCÊS DEVEM.DIZEM QUE TIVERAM UMA VISÃO E POR ISSO SABEM QUE VOCÊS TÊM QUE FAZER ISSO.ESSES HOMENS VAIDOSOS TÊM UMA IMAGINAÇÃO MUITO ESPERTA.MAS ELES NÃO ESTÃO LIGADOS A CRISTO,A CABEÇA À QUAL TODOS NÓS QUE SOMOS O SEU CORPO,ESTAMOS UNIDOS;PORQUE SOMOS UNIDOS POR SEUS FORTES LIGAMENTOS E SÓ CRESCEMOS A MEDIDA QUE RECEBEMOS DELE NUTRIÇÃO E FORÇA.


A Obediência a Tais Práticas

Não Vence o Pecado


Já que vocês,por assim dizer,morreram com Cristo,e isto os libertou de seguirem as idéias do mundo sobre a maneira de ser salvo - fazendo o bem e obedecendo a diversos preceitos - porque de alguma forma ainda continuam seguindo justamente isso,ainda presos a preceitos tais como não comer,não provar ou nem mesmo tocar determinados alimentos?

Tais preceitos são meros ensinamentos humanos,pois o alimento foi feito para ser comido e consumido>Estes preceitos podem parecer bons,pois prescrições desse tipo exigem uma devoção séria e são humilhantes e duras para o corpo,porém não tem efeito algum quando se trata de subjugar os maus pensamentos e desejos de uma pessoa.Ela só se torna orgulhosa com tais prescrições.

Colossenses 2:1-23








terça-feira, 23 de março de 2010

Os Deveres dos Pastores para com Várias Classes de Pessoas


Nunca fale asperamente a um homem mais velho,mas discuta com ele respeitosamente,tal como se ele fosse seu próprio pai.Fale aos mais jovens como a irmãos muito amados,trate as mulheres mais velhas como mães,e as moças como suas irmãs,tendo só pensamentos puros sobre elas.

A igreja deve cuidar com carinho das mulheres cujos maridos morreram se elas não tiverem ninguém mais para ajudá-las.Mas se tiverem filhos ou netos,são estes que devem tomar a responsabilidade,pois a bondade deve começar em casa,com o sustento dos pais necessitados.Isto é uma coisa que agrada muito a Deus.

A igreja deve cuidar das viúvas pobres e sozinhas no mundo,se elas estiverem confiando em Deus a espera do seu auxilio,e dedicando muito tempo à oração;mas não,se gastarem o tempo andando ao redor mexericando,procurando apenas prazeres e assim arruinando suas próprias almas.Esta deve ser a sua norma na igreja,a fim de que os cristãos conheçam e façam aquilo que é correto.

MAS QUALQUER UM QUE NÃO CUIDE DOS SEUS PRÓPRIOS PARENTES QUANDO ELES NECESSITAM DE AJUDA,ESPECIALMENTE AQUELES QUE VIVEM NA SUA PRÓPRIA FAMÍLIA,NÃO TEM DIREITO DE DIZER QUE É CRISTÃO.TAL PESSOA É PIOR QUE UM PAGÃO.

A viúva que deseja tornar-se uma das obreiras especiais da igreja deve ter pelo menos sessenta anos e ter sido casada apenas uma vez.Deve gozar da estima de todos por causa do bem que praticou.

Criou bem os filhos?Tem sido amável com os estranhos e com os outros cristãos?Tem ajudado os doentes e aflitos?Está sempre´pronta a demonstrar bondade?

As viúvas mais moças não devem participar deste grupo especial porque é comum depois de algum tempo,elas desrespeitarem seu voto à Cristo e se casarem novamente.E assim elas cairão em condenação,porque quebraram sua primeira promessa.Além disso,costumam ser preguiçosas e gastar o tempo mexericando de casa em casa,intrometendo-se na vida dos outros.Portanto,eu acho que é melhor essas viúvas mais jovens casarem-se novamente e terem filhos e cuidarem dos seus próprios lares.Assim ninguém poderá dizer nada contra elas.

Porque eu tenho receio de que algumas delas já tenham se desviado da igreja e tenham sido tresmalhadas´por Satanás.

Quero lembrar-lhes mais uma vez de que os parentes de uma viúva devem cuidar delas,e não deixar isto para a igreja fazer.A igreja não pode gastar o seu dinheiro cuidando de viúvas que não são completamente sozinhas e que não tenham nenhum outro lugar em que possam dirigir-se.


Acerca dos Presbíteros.Vários conselhos


Os pastores devem fazer bem o seu trabalho devem ser bem pagos e altamente estimados,de maneira especial aqueles que trabalham arduamente,tanto pregando como ensinando.Porque as Escrituras dizem - "Nunca amarre a boca de um boi quando ele está pisando o grão - deixe-o comer enquanto anda!"Em outro lugar:"Aqueles que trabalham merecem pagamento!"

Não ouças queixas contra o pastor,a não ser que haja duas ou três testemunhas para acusá-lo.Se ele realmente pecou,então deve ser repreendido diante da igreja toda,a fim de que ninguém mais siga o seu exemplo.

Com toda a solenidade eu lhe ordeno,na presença de Deus e do Senhor Jesus Cristo,e dos santos anjos ,que você faça isto,quer o pastor seja seu amigo particular,quer não.Todos devem ser tratados e modo exatamente igual.

Nunca tenha pressa em escolher um pastor,pois de outro modo você poderá não perceber os pecados dele então parecerá que você os aprova.E você mesmo não deixe de se afastar de todo o pecado.

(A propósito,isto não significa que você deve deixar completamente de beber vinho.Você deve tomar um pouco de vez em quando como remédio para o seu estômago,pois adoece freqüentemente).

Lembre-se,de que alguns homens até mesmo pastores,levam uma vida pecaminosa e todo mundo sabe disso.Em tais casos você poderá fazer alguma coisa.Em outros porém,somente no dia do juízo resolverá a terrível verdade.Do mesmo modo,Todo mundo sabe quanto bem alguns pastores fazem,mas as vezes as obras deles não são conhecidas até muito tempo depois.

I Timóteo 5:1-25

segunda-feira, 22 de março de 2010

Jesus e a Tradição dos Anciãos


O Que Contamina os Homens


Então chegaram de Jerusalém alguns fariseus e outros lideres dos judeus para fazer umas perguntas à Jesus.

"Por que os seus discípulos desobedecem as antigas tradições judaicas?"Perguntaram."Pois eles não fazem caso da nossa cerimonia de lavar as mãos antes de comer".E Ele respondeu;"E por que as tradições de vocês desobedecem os mandamentos diretos de Deus?Por exemplo,a lei de Deus é:Honre o seu pai e a sua mãe;qualquer um que maltrata os seus pais deve morrer".Mas vocês dizem:

Mesmo que os seus pais estejam passando necessidade,você pode dar o dinheiro do sustento dele para a igreja,em lugar de dar à eles".E ASSIM,POR MEIO DA SUA REGRA CRIADA PELOS HOMENS,VOCÊS ANULAM A ORDEM DIRETA DE DEUS PARA QUE HONREM E CUIDEM DE SEUS PAIS.

Seus fingidos!Bem que Isaías profetizou de vocês:"ESTE POVO DIZ QUE ME HONRA,MAS SEUS CORAÇÕES ESTÃO MUITO LONGE DE MIM.A SUA ADORAÇÃO NÃO VALE NADA,PORQUE ENSINAM AS SUAS LEIS FEITAS PELOS HOMENS EM LUGAR DAS LEIS QUE VÊM DE DEUS.

Então,Jesus clamou para o povo e disse:"Ouçam o que eu digo e procurem entender!Você não se torna impuro por comer alimentos impuros no cerimonial!

É O QUE VOCÊ DIZ E PENSA QUE O TORNA IMPURO.

Então,os discípulos vieram e lhe disseram:"O Senhor ofendeu os fariseus com aquela observação."

Jesus respondeu:"TODA PLANTA QUE NÃO FOI PLANTADA POR MEU PAI,SERÁ ARRANCADA;PORTANTO NÃO FAÇAM CASO DELES.SÃO GUIAS CEGOS,GUIANDO CEGOS,E TODOS CAIRÃO NUMA VALA."

Então Pedro pediu à Jesus que explicasse o que Ele queria dizer que não é a comida proibida no cerimonial que contamina a gente.

"Vocês não entendem?Perguntou-lhes Jesus."Vocês não vêem que qualquer coisa que se come vai para o estômago e vai para fora outra vez?

PORÉM,AS PALAVRAS MÁS QUE SAEM DUM CORAÇÃO MAU,E CONTAMINA O HOMEM QUE FALA ESSAS PALAVRAS.´PORQUE DO CORAÇÃO SAEM OS MAUS PENSAMENTOS,O ASSASSÍNIO,O ADULTÉRIO,A FORNICAÇÃO,O ROUBO,A MENTIRA E A CALÚNIA.SÃO ESTAS COISAS QUE CONTAMINAM.MAS NÃO HÁ CONDENAÇÃO ESPIRITUAL EM COMER,SEM PRIMEIRO CUMPRIR A CERIMONIA DE LAVAR AS MÃOS!"


A Mulher Cananeia


Jesus deixou aquela parte do pais e caminhou oitenta quilômetros até Tiro e Sidon.

Uma mulher de Canã que estava morando ali,veio a Ele,implorando:

"Tenha pena de mim ó Senhor,Filho do Rei Davi!Porque minha filha tem um demônio nela,e constantemente a atormenta."

Mas Jesus não lhe deu resposta nenhuma - nem mesmo uma palavra!Então seus discípulos insistiam que Ele a mandasse embora."Mande que vá andando"diziam eles"porque ela está irritando a gente com todas as suas queixas."

Então Ele disse à mulher:"Eu fui enviado para socorrer os judeus,e não os outros."

Porém ela chegou-se e adorou a Jesus,suplicando novamente:"Senhor socorra-me!"

Não parece direito tirar o pão das crianças para jogá-los aos cachorros"disse Ele.

"Sim,é mesmo!Respondeu ela,"porém até os cachorros debaixo da mesa podem comer as migalhas que caem".

"Mulher"disse-lhe Jesus"Sua fé é grande e o seu pedido está atendido".E a filha dela foi curada naquele momento.


Jesus Volta para o Mar da Galiléia

e cura muitos enfermos


Então Jesus voltou para o Mar da Galiléia,subiu para uma montanha e sentou-se ali,E uma enorme multidão trouxe-lhe os seus coxos,cegos,aleijados,aqueles que não podiam falar,e muitos outros,e os colocou diante de Jesus,e Ele os curou a todos.Que espectáculo era aquilo!Aqueles que antes não tinham sido capazes de dizer uma palavra,estavam falando com facilidade,os defeituosos estavam perfeitos,os paralíticos andavam e saltavam,e aqueles que tinham sido cegos enxergavam!as multidões se admiravam e louvavam o Deus de Israel.


A Segunda Multiplicação

de Pães e Peixes


Então Jesus chamou os seus discípulos para perto dEle e disse:"Eu tenho pena desta gente - eles estão aqui comigo há três dias,e já não têm nada para comer;Eu não quero mandar ninguém embora com fome,senão vão desmaiar no caminho."

Os discípulos responderam:"E onde conseguiríamos o suficiente aqui no deserto para toda esta gente comer?"

Jesus perguntou-lhes:"Quanto de comida vocês têm?"Eles reponderam:"sete pães e alguns peixinhos!"

Então Jesus mandou todo o povo sentar no chão.Tomou os sete pães e os sete peixes,deu graças a Deus por eles,e os dividiu em pedaços,e os entregou aos discípulos para apresentarem à multidão.

E cada um comeu até fartar-se - 4.000 homens,além de mulheres e crianças!Depois,disso,quando as sobras foram recolhidas,havia sete cestos cheios de comida!

Então Jesus mandou o povo para casa,entrou no barco e foi para Magadã.

Mateus 15:1-39






sexta-feira, 19 de março de 2010

O Testemunho Falso e a Injúria


"Não espalhe noticias falsas.

"Não concorde com o mau dando um testemunho falso.

"Quando prestar depoimento numa demanda judicial,não torça o direito para favorecer a maioria."Não seja parcial nem para proteger o pobre.

"Se você encontrar um boi ou jumento do seu inimigo,veja lá!Leve de volta o animal extraviado."Se vir o jumento de quem não lhe quer bem,caído com a carga no lombo,não passe de largo!Vá ajudar o homem a erguer o animal.


Deveres dos juízes


"Não falsifique o julgamento para prejudicar a causa do pobre.

"Fuja da acusação falsa.

"Não mate o inocente,nem o homem correto.Saiba que Eu não desculpo os que vivem para o mal.

"Não aceite presente como suborno.

Porque o presente cega até mesmo os mais espertos,e corrompe as palavras dos honestos.

"Volto a dizer:Não explore o estrangeiro.Sim,israelitas!vocês sabem o que sente um estrangeiro.Pois vocês foram estrangeiros no Egito!


O Ano de Descanso


"Faça plantações em suas terras,e colha o que elas produzirem.

"Mas de sete em sete anos,deixe a terra descansar um ano.O sétimo ano é o descanso da terra.Não faça plantações nem colheita nesse ano.É para que os pobres de Israel achem o que comer.Os animais comerão o que sobrar no campo.

"Essa Lei é para todas as plantações,incluindo as de uvas e as de oliveiras.


O Sábado


"Repito aqui a Lei do descanso semanal.Faça tudo o que tiver que fazer,nos primeiros seis dias,mas descanse no sétimo,é para o seu boi e o seu jumento descansarem.Também é para o filho da sua criada e o imigrante se reanimarem.

"Israelitas!Ponham atenção em tudo o que eu disse.

"E vejam lá!Não falem,nem lembrem o nome de outros deuses"

"Façam festa em honra a Mim três vezes por ano.

"Primeiro,a festa dos pães sem fermentar - chamados "asmos".Durante uma semana comam pães sem fermentar,como já mandei.Essa festa tem de ser feita no primeiro mês do ano - o mês de Abibe - porque foi nesse mês que vocês saíram do Egito.E ninguém deverá vir à festa sem ofertas para Mim.A segunda festa é a da colheita dos primeiros frutos - chamados "Primícias".Depois do plantio,assim que forem colher os primeiros frutos,façam essa festa.

"A terceira festa é a da colheita geral,mais para o fim do ano."Por ocasião dessas três festas anuais,todo o homem terá de se apresentar diante do Senhor.

"Algumas observações:Ninguém deve me oferecer o sangue dos sacrifícios junto com o pão fermentado.Não deverá ficar gordura nenhuma da Minha festa durante a noite,até o dia seguinte.

Cada um deverá trazer à casa do Senhor os primeiros frutos das suas terras.E que ninguém cozinhe o cabrito no leite da própria mãe dele.


Deus Promete a Posse da Terra


"Eu mando um anjo forte na frente do meu povo,para o guardar e o levar ao lugar que preparei para ele."Tomem cuidado diante dele!Escutem o que disser!Não desobedeçam a Ele,pois não perdoará os pecados que cometeram contra Ele.O anjo de que falo tem meu nome!Mas se tiverem o cuidado de obedecer o que Ele disser e fazer o que Ele mandar,então sim!SEREI INIMIGO DOS SEUS INIMIGOS.ESTAREI CONTRA OS QUE ESTIVEREM CONTRA VOCÊS.

"O MEU ANJO VAI NA FRENTE DE VOCÊS Ele os vai levar aos amorreus,aos heteus,aos farezeus,aos cananeus,aos heveus e aos jebuseus.e vou destruir todos estes povos!

Não adorem,nem respeitem os falsos deuses deles.Não façam o que eles fazem.Ao contrário!Destruam totalmente aqueles ídolos!Despedacem as colunas deles!

SIRVAM AO SENHOR.O DEUS DE VOCÊS.ENTÃO O SENHOR ABENÇOARÁ O SEU PÃO E A SUA ÁGUA,E SUA SAÚDE.TIRARÁ DO MEIO DE VOCÊS AS DOENÇAS.NA SUA TERRA NÃO EXISTIRÁ MULHER INCAPAZ DE CONCEBER OU DE DAR À LUZ A FILHOS.NINGUÉM MORRERÁ ANTES DO TEMPO - PORQUE EU DAREI VIDA LONGA E COMPLETA A TODOS VOCÊS.

"MANDAREI NA SUA FRENTE O MEDO DE MIM.DESTE MODO,EM QUALQUER NAÇÃO ONDE VOCÊS ENTRAREM,O POVO FICARÁ EM CONFUSÃO.FAREI COM QUE TODOS OS SEUS INIMIGOS VOLTEM AS COSTAS PARA VOCÊS E FUJAM.TAMBÉM MANDAREI VESPAS NA FRENTE DE VOCÊS.Elas expulsarão para longe de Israel os haveus,os cananeus e os heteus."Vou expulsar esses povos todos em um só ano.Não!Se fizer isso a terra virará um deserto e os animais ferozes se multiplicarão contra vocês - pois Israel é um povo muito pequeno."Vou mandar embora aqueles povos aos poucos.Enquanto isso,vocês ficarão numerosos e poderão tomar posse efetiva do território que já dei à vocês como herança."Eu mesmo vou traçar os limites do seu pais.Os limites serão estes:do Mar Vermelho até o Mar dos Filisteus,e do deserto até o rio Eufrates.

"Vou entregar em suas mãos os moradores daquelas terras,vocês expulsarão todos eles do território.

"Não façam nenhuma aliança com esses povos,nem com os falsos deuses deles!"Não deixem que eles morem no território de Israel,para que não levem vocês a pecarem contra Mim.

"Se prestarem culto aos ídolos deles.isto será uma armadilha para vocês."

Êxodo 23:133

quinta-feira, 18 de março de 2010

Exemplos da História de Israel


Nunca devemos esquecer amados irmãos,aquilo que aconteceu ao nosso povo no deserto,há muito tempo.

Deus o guiou enviando uma nuvem que seguia à frente deles.Assim,Ele os levou a todos em segurança através das águas do Mar Vermelho.Isto poderia ser chamado seu "batismo" - batizados tanto no Mar como na nuvem! - Como seguidores de Moisés - sua submissão à ele como seu líder.E,por um milagre,Deus lhes enviou alimento para comerem e água para beberem lá no deserto;eles beberam a água que Cristo lhes deu.

Ele estava lá com eles,c0mo uma poderosa rocha de refrigério espiritual.Entretanto,depois de tudo isso,a maior parte deles não obedeceu a Deus,e Ele os destruiu no deserto.

Com esta lição somos advertidos de que não devemos desejar coisas más,como eles fizeram,nem adorar ídolos como eles adoraram(as escrituras nos dizem que "o povo se sentou para comer e bebere depois se levantou para dançar"em adoração ao bezerro de ouro.)

Outra lição para nós foi o que sucedeu quando alguns deles pecaram com as esposas de outros homens.E 23.000 caíram mortos num só dia.E não ponham à prova a paciência do Senhor - eles o fizeram,e morreram de picadas de cobras.

NÃO MURMUREM CONTRA DEUS E SUA MANEIRA DE TRATAR VOCÊS,tal como fizeram alguns deles;porque foi por isso que Deus mandou o seu Anjo para destruí-los.

Todas estas coisas sucederam à eles,como exemplos,como lições objetivas para nós,a fim de advertir-nos da prática das mesmas coisas;foram escritas para que pudéssemos ler a respeito delas e delas aprender nestes últimos dias enquanto o mundo se aproxima do fim.

PORTANTO TENHAM CUIDADO,SE VOCÊ ESTÁ PENSANDO "EU NUNCA FARIA UMA COISA DESSAS",QUE ISTO LHE SIRVA DE ADVERTÊNCIA.PORQUE VOCÊ TAMBÉM PODE CAIR EM PECADO.

Lembre-se porém disso, - os maus desejos que penetram na vida de vocês,não tem nada de novo nem de diferente.Muitos outros enfrentaram exatamente os mesmos problemas antes de vocês.E NENHUMA TENTAÇÃO É IRRESISTÍVEL.

VOCÊS PODEM CONFIAR QUE DEUS IMPEDIRÁ,QUE A TENTAÇÃO SE TORNE TÃO FORTE QUE NÃO A POSSAM ENFRENTAR,VISTO QUE,ELE ASSIM PROMETEU E CUMPRIRÁ O QUE DIZ.Ele lhes mostrará como fugir do poder da tentação,para que vocês possam aguentá-la com paciência.


O Cristão Deve Fugir da Idolatria


Portanto,queridos amigos,evite cuidadosamente prestar adoração à ídolos de qualquer espécie.

Vocês são inteligentes.Averigúem e vejam por si mesmos se não é verdade o que agora vou dizer,quando pedimos a bênção do Senhor sobre o que bebemos do cálice de vinho à mesa do Senhor,isto significa que todos quanto beberem dele estão participando juntos da bênção do sangue de Cristo;não é?E quando partimos os pedaços de pão para comermos juntos ali,isto mostra que estamos participando conjuntamente dos benefícios do seu corpo.Não importa quantos sejamos,todos nós comemos do mesmo pão,mostrando assim que todos nós fazemos parte do corpo único de Cristo.

E,entre o povo judaico,todos os que comem do sacrifício estão unidos por esse ato.

Que é que estou procurando dizer?

Estou acaso dizendo que os ídolos,a quem os pagãos levam sacrifício,têm vida realmente ou são deuses de verdade,e que esses sacrifícios tem algum valor?

Não,absolutamente.O que eu estou querendo dizer é que,aqueles que oferecem sacrifícios a esses ídolos,estão unidos ao sacrifício aos demônios,e não à Deus,certamente.Não desejo que nenhum de vocês seja participante com os demônios ao comer,junto com os pagãos,da mesma comida que foi oferecida à ídolos.

Vocês não podem beber do cálice `a mesa do Senhor e também à mesa de Satanás,não podem comer pão tanto à mesa do Senhor como à mesa de Satanás.

Como é?Vocês estão tentando ao Senhor a irar-se contra vocês?Vocês são mais fortes do que Ele?


Os Limites da Liberdade Cristã


Não há duvida que vocês são livres para comer alimentos oferecidos aos ídolos,se assim o quiserem,não é contra a Lei de Deus comer tal carne;porém isto não significa que vocês devem comer.Pode ser perfeitamente legal,mas pode não ser a melhor coisa,nem tampouco ser proveitoso.Não pensem só em si mesmos.Procurem pensar no seu semelhante também e no que é melhor para ele.

Eis o que vocês devem fazer:Levem qualquer carne que precisem e que seja vendida no mercado.Não perguntem se foi oferecida aos ídolos ou não,para que a resposta não lhes fira a consciência.

Porque a terra e todas as coisas boas que nela estão pertencem ao Senhor e existem para vocês desfrutarem delas.

Se alguém que não é cristão convida-los para jantar,vão.Aceitem o convite,se assim o desejarem.Comam tudo quanto estiver sobre a mesa,porém não perguntem nada a respeito.Dessa maneira vocês não saberão se aquilo foi utilizado em sacrifício aos ídolos ou não,nem se arriscarão a ter a consciência pesada por haver comido.Entretanto,se alguém avisar-lhes que essa carne foi oferecida a ídolos,então não a comam,por causa do homem que lhes disse isso e da consciência dele.Neste caso o sentimento dele com respeito a isso é que é importante,não o de vocês.

Mas,poderá você perguntar:Por que devo eu ser dirigido e limitado por aquilo que outrem pensa?Se eu posso agradecer a Deus esse alimento e saboreá-lo,por que permitir que alguém estrague tudo,só porque pensa que estou errado?Bem,vou lhes dizer a razão.É que vocês devem fazer tudo para a glória de Deus,até mesmo ao comer e ao beber.Portanto,não seja pedra de tropeço para ninguém,quer sejam eles judeus,gentios ou cristãos.Esse é o plano que eu também sigo.Procuro agradar a todos em tudo quanto faço,não fazendo aquilo de que gosto,mas o que é melhor para eles,a fim de que possam ser salvos.

I Coríntios 10:1-33

quarta-feira, 17 de março de 2010

O Perigo da Negligência


Portanto,devemos prestar muita atenção às verdades que temos ouvido,senão podemos nos desviar delas.

Porque,se é certo que as mensagens vindas dos anjos têm se mostrado verdadeiras,e o povo tem sido sempre castigado por lhes desobedecer,que é que nos leva a pensar que podemos escapar,se formos indiferentes à essa grande salvação,anunciada pelo próprio Senhor Jesus,e que foi transmitida por aqueles que O ouviram falar?

Deus tem sempre mostrado que estas mensagens são verdadeiras,por meio dos sinais,maravilhas e diferentes milagres,e concedendo certas aptidões especiais da parte do Espírito Santo àqueles que crêem,sim,Deus distribuiu estes dons a cada um de nós.


Jesus Coroado de Glória

Sumo Sacerdote Idôneo e Compassivo


E o mundo futuro a respeito do qual estamos falando não será dirigido por anjos.Não,porque o Livro de Salmos,Davi diz à Deus:"Que é o mero homem,para que o Senhor se preocupe tanto com ele?E quem é este O Filho do Homem para que O honre tão magnificamente?"

"Porque embora O tivesse feito,durante pouco tempo,mais baixo que os anjos,agora O coroou de glória e de honra.E O pôs como responsável absoluto por tudo quanto existe.Não fica nada fora do seu domínio."

Ainda não vimos tudo isto acontecer,mas vemos,sim,a Jesus - que por um momento esteve mais baixo do que os anjos,coroado agora por Deus,com glória e honra,porque Ele sofreu a morte por nós.Ora,devido a grande bondade de Deus,Jesus provou a morte por todos no mundo inteiro.E era justo e conveniente que Deus,que fez todas as coisas para sua própria glória,permitisse que Jesus sofresse,porque ao fazê-Lo Ele estava levando para o céu grandes multidões do povo de Deus;porquanto esse sofrimento dEle fez de Jesus um líder perfeito,e capaz de conduzi-las para sua salvação.

NÓS QUE FOMOS SANTIFICADOS POR JESUS,TEMOS AGORA O MESMO PAI QUE ELE.É por isso que Jesus não se envergonha de nos chamar de irmãos.Porque Ele diz no Livro dos Salmos:"Falarei aos meus irmãos a respeito de Deus meu Pai e juntos cantaremos seus louvores".Noutra ocasião Ele disse:"Porei minha confiança em Deus,juntamente com os meus irmãos".E ainda numa outra vez - "Vejam aqui estou Eu,e os filhos que Deus Me deu".

Visto que,nós os filhos de Deus,somos seres humanos - feitos de carne e sangue - Ele se tornou carne e sangue também pelo nascimento em forma humana;pois somente como ser humano Ele poderia morrer,e morrendo esmagar o poder do diabo,que tinha o poder da morte.Só dessa maneira é que Ele pode libertar aqueles,que pelo medo da morte,têm passado a vida toda escravos de um permanente temor.

Todos nós sabemos que Ele não veio como um anjo,mas sim como um ser humano,aliás como judeu.E era necessário que Jesus fosse como nós,os seus irmãos.a fim de que Ele pudesse ser.diante de Deus,o nosso Sumo Sacerdote,misericordioso e fiel,um Sacerdote que fosse tanto misericordioso para conosco como fiel para Deus,ao lidar com os pecados do povo.Pois visto que Ele próprio agora passou pelo sofrimento e pela tentação,quando sofremos e somos tentados,Ele sabe como é isso,e assim é maravilhosamente capaz de nos ajudar.

Hebreus 2:1-18


terça-feira, 16 de março de 2010

Paulo Explica Sua Demora em ir à Corinto


"Não" disse eu para mim mesmo,"não o farei".Não os deixarei pesarosos com outra visita dolorosa.

Porque se eu os entristecer,quem é que vai me alegrar?Só vocês podem fazê-lo,e como poderão,se eu lhes causar dor?

Foi por isto que lhes escrevi daquela maneira naquela minha ultima carta,a fim de que vocês endireitassem as coisas antes que eu fosse.Então quando eu for, não serei entristecido justamente por aqueles que devem me dar a maior alegria.Eu tinha certeza de que a felicidade de vocês estava tão ligada a minha que vocês não se sentiriam felizes,a não ser que eu fosse com alegria.

E como detestei escrever aquela carta!

Ela quase despedaçou o meu coração,e digo-lhes francamente que chorei por causa dela.Eu não queria feri-los,mas tinha que mostrar-lhes quão profundamente os amava e me preocupava com o que estava acontecendo com vocês.


O Penitente Deve Ser Redimido na Igreja


Lembrem-se de que o homem acerca do qual escrevi,aquele que causou todo aquele transtorno,não me deu tanta tristeza quanto todos vocês - embora sem dúvida eu tenha parte nisso também.Não quero ser mais enérgico com ele do que devo.Ele já foi suficientemente castigado com a reprovação unânime de todos vocês.Agora é o momento de perdoa-lo e confortá-lo.Do contrário,ele ´poderá ficar tão amargurado e desanimado que não será capaz de reabilitar-se.Assim,eu lhes peço que mostrem à ele agora que vocês verdadeiramente ainda o estimam muito.

E lhes escrevi daquele modo para poder verificar até que ponto vocês iriam em obediência a mim.Quando vocês perdoam alguém,eu também o faço.E tudo quanto eu perdoei (até onde aquilo me atingiu também0),perdoei-o pela autoridade de Cristo,e para o bem de vocês.

OUTRA RAZÃO PARA PERDOAR É NÃO DEIXARMOS SATANÁS,COM SUA ASTÚCIA,OBTER VANTAGENS SOBRE NÓS;POIS BEM SABEMOS O QUE ELE ESTÁ PROCURANDO FAZER.


A Intranquilidade de Paulo

não encontrando Tito


Ora,quando cheguei a cidade de Trôade,o Senhor me deu oportunidades enormes de pregar o evangelho.Contudo,Tito,meu querido irmão,não estava lá para me encontrar,e eu não pude descansar,procurando saber onde ele estaria e o que lhe teria acontecido.Assim despedi-me e fui direto para a Macedônia,numa tentativa de encontrá-lo.


A Vitória de Cristo no Ministério

Apostólico


MAS DEMOS GRAÇAS À DEUS!PORQUE CRISTO,POR MEIO DAQUILO QUE FEZ,TRIUNFOU SOBRE NÓS,DE MODO QUE AGORA,AONDE QUER QUE VAMOS,ELE NOS UTILIZA PARA FALARMOS AOS OUTROS A RESPEITO DO SENHOR,E PARA ESPALHARMOS O EVANGELHO COMO UM PERFUME SUAVE.Para Deus,há um cheiro refrescante e saudável em nossas vidas.É o perfume de Cristo dentro de nós,UM AROMA TANTO PARA OS SALVOS COMO OS NÃO SALVOS AO NOSSO REDOR,PARA AQUELES QUE NÃO ESTÃO SE SALVANDO,PARECEMOS TER UM ODOR TEMÍVEL DE MORTE E CONDENAÇÃO,ENQUANTO PARA AQUELES QUE CONHECEM A CRISTO SOMOS UM PERFUME VIVIFICANTE.Mas quem é competente para uma tarefa dessas?,só aqueles que,como nós mesmos,são homens verdadeiros enviados por Deus,falando com o poder de Cristo,e com o olhar divino sobre nós.

PORQUE NÃO SOMOS COMO AQUELES MASCATES - CUJO PROPÓSITO EM ESPALHAR O EVANGELHO É CONSEGUIR COM ISSO UM BOM MEIO DE VIDA.


Deus reina sobre as nações;Deus esta assentado em seu Santo Trono. ( Salmos 47:8)